quarta-feira, 2 de Julho de 2008

BOLO DE BANANA COM FARINHA ESPELTA

Bolo de banana com farinha espelta e crosta de amêndoa semelhante a massapão (frangipane).

A banana não deixa que o bolo fique seco, a amêndoa dá-lhe um toque especial gourmet e a farinha espelta, bem, a farinha espelta é a raínha deste bolo. De aspecto grosseiro, áspero, integral, mas de sabor fantástico.

A farinha de trigo espelta é farinha de uma espécie diferente de trigo (Triticum spelta), também designado trigo vermelho.Foi um trigo e uma farinha muito usada na época medieval, tendo sobrevivido na Europa central. Foi introduzido nos EUA, mas actualmente subsistem apenas algumas produções. Possui pouco glúten pelo que algumas pessoas intolerantes ao glúten conseguem digeri-la, havendo outras que mesmo assim são-lhe intolerantes.

Vi a receita no Trem Bom e anotei para a fazer, valeu a pena.

Fiz assim...

BOLO DE BANANA COM FARINHA ESPELTA


INGREDIENTES
Para o bolo
100g de passas
75ml de rum escuro
125g de manteiga
150g de açúcar
2 ovos
3 bananas maduras amassadas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
175g de farinha de espelta
2 colheres (chá) de fermento de bolo
½ colher (chá) de bicarbonato de soda
½ colher (chá) de sal (não colocar se a manteiga já tiver sal)

Frangipane
125g de amêndoas moídas
70g de manteiga amolecida
100g de açúcar
2 ovos

PREPARAÇÃO
Levar ao lume as passas e o rum até ferver. Assim que ferver retirar do lume e deixar descansar até o rum ser absorvidos pelas passas.
Pré-aquecer o forno a 200ºC e untar um tabuleiro (22x30cm) e forrar com papel vegetal

Numa taça colocar a manteiga e levar ao microondas para derreter. Juntar o açúcar e bater. Juntar os ovos uma a um e bater. Acrescentar as bananas amassadas, a baunilha e as passas. Envolver tudo.
Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e mexer tudo.
Colocar no tabuleiro e levar ao forno durante 35min..
Retirar do forno e desenformar para um tabuleiro raso deixando arrefecer em quanto se prepara o frangipane.

Num copo largo e alto juntar as amêndoas, a manteiga, o açúcar e os ovos e bater tudo com a varinha mágica até formar uma pasta homogénea.
Espalhar esta pasta no bolo e levar ao grill forno até dourar.
Retirar e dourar um pouco mais, se necessário, com o maçarico.

Deixar arrefecer e cortar em quadrados.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez de rum pode ser usado 50ml de whisky e 25ml de vinho do porto;
- Fechado em caixa plástica, este bolo permanece igual durante mais de 1 semana;
- Para melhorar a aparência poderá acrescentar-se amêndoas em lascas por cima do frangipane antes de o levar ao forno;
- A farinha espelta encontra-se à venda nos hipermercados (corredor dos produtos biológicos e dietéticos) bem como em lojas de dieta.

16 comentários:

ameixa seca disse...

Onde podemos encontrar essa farinha? Eu uso muito a farinha integral mas desconhecia essa. O bolo tem um aspecto delicioso. A cobertura é fantástica ;)

pipoka disse...

Eu adoro espelta e sempre que posso compro pão que tenha essa farinha e massas (esparguete, fusilli, etc). Além de ser hipocalórica, é uma farinha muito saborosa. No entanto, nunca encontrei à venda a farinha, será que me podes elucidar?

bjs

risonha disse...

mas onde é que tu descobres estas farinhas?
eu nunca vejo nada disto...
o bolo está apetitoso!

Pão, Bolos e Cia. disse...

Comprei a farinha em saco de 0.5kg no continente, no corredor dos produtos dietéticos, custa 2 euros e qualquer coisa.
Experimentem que fica realmente delicioso. Sei que também há massas com essa farinha, como a pipoka referiu, mas nunca comprei.
A cobertura é realmente delicios. Quando se morde apenas a cobertura é um autentico doce de amêndoa algarvio, de massapão.

pimentanaweb disse...

Posso comer só o bolo, sem massapão??

Mais uma coisa com ingredientes esquisitos, essa tal farinha "esbelta", que só tu consegues descobrir e faze-los ter bom aspecto...

Beijinhos

thfcoimbra disse...

Que blog delicioso e que está sempre a ser actualizado :D

Filipe Oliveira disse...

Olá Paulo,
Bem isto hoje cá em casa foi uma autêntica correria. Posso dizer que o bolo saíu uma maravilha.
(vê-se mesmo que ela acabou a dieta)
Agora vou eu repetir a receita do sorbet de morango.
Até já.

Anónimo disse...

SERA QUE A ESPELTA E BEM TOLERADA POR UM MENINO QUE E ALERGICO AO TRIGO,MILHO,CENTEIO,CEVADA,ARROZ...EXCEPTO A AVEIA,TUDO O QUE COME E FEITO EM CASA NAO HA NADA NO MERCADO FEITO SO COM AVEIA,POR ISSO SE ELE PUDESSE COMER ESPELTA,JA TINHA MASSA, ERA UMA ALEGRIA!SERA QUE HA ALGUM LABORATORIO QUE FACA A ANALISE A ESPELTA?TAMBEM GOSTAVA DE SABER RECEITAS PAO,BOLOS,ETC...FEITOS SO COM AVEIA.AGRADECIA AJUDA VISTO O MEU FILHO SO TEM 6 ANOS E NAO PODE COMER MUITA COISA,OBRIGADA

Pão, Bolos e Cia. disse...

OLÁ, o que sei é que o trigo espelta tem pouco glúten comparado com o trigo normal. Hé quem seja intolerante ao glúten e que consiga comer o trigo espelta, mas no caso de intolerância total ao glúten a espelta também não dará.
Sugiro-lhe o blog da leila, delishville sem glúten, pois ela também é intolerante ao glúten, bem como o site Rio sem glúten que também tem diversa informação e algumas receitas de pão.

Se puder ajudar mais diga.

Anónimo disse...

ola!o meu filho nao e alergico ao glutem,pois o unico cereal que ele pode comer e a aveia e a aveia tem glutem.ele faz alergia a todos os cereais,trigo,milho,arroz,centeio,cevada,e aos frutos secos.o que sei pelos medicos nao e por causa do glutem...muito obrigada por ter respondido!...se souberem receitas onde so se utilize aveia agradecia imenso.pao,bolachas,bolos...ALEXANDRA mae do VASQUINHO

AndreaDomingas disse...

Sabe que eu ainda não tinha visto este post? Para você vê como ando ocupada. Já anotei tudinho e vou fazer esta maravilha amanhã, pois tenho exatamente três bananas maduras esperando uma receita gostosa! :)

AndreaDomingas disse...

Eu de novo!
Fiz o bolo e ficou maravilhoso! Fiz sem a cobertura por causa do calorão que anda fazendo por aqui. Estamos sem apetite para bolos ricos... Uma receita para sempre! Na próxima vez experimento com a cobertura.
Ah, aqui encontro farinha de espelta "verde", integral e refinada. Usei a última.
Bjs

Pão, Bolos e Cia. disse...

Andréa - ainda bem que saiu bem e que gostaram. Se adoraram sem a cobertura nem vais acreditar quando a fizeres, parece que não é nada, mas faz bem a diferença. è um bolo que gosto muito também. para a semana la vai ele para um aniversário.
Por aqui a farinha espelta é existe numa variedade, que deve ser a refinada, como a que usaste.
:)

Anónimo disse...

Que pena que só pude ler esse post agora. Mas gostaria de deixar uma mensagem de qualquer maneira. Como moro na Alemanha, a espelta ou Dinkel é de uso diário e maravilhosa. Pães, bolos, bolachas e até massa de pizza só utilizo a espelta. Mas ao anonimo gostaria de enviar uma dica que deverá ser questionada junto ao médico de seu filho. Já ouviste falar em trigo sarraceno? Em muitos casos a farinha desse grão pode substituir a aveia. Envio o link para que possas conferir. http://www.alimentacaosaudavel.org/trigo-sarraceno.html

josy disse...

Ola, gosto muito do seu blog. Alguem pode me informar onde (qual loja/ mercado) em Sao Paulo eu posso encontrar a farinha de espelta? Muuuito grata.

Pão, Bolos e Cia. disse...

Josy, não consigo ajudar. Por aqui eu encontro em lojas de produtos naturais, de dieta ou no corredor de produtos biológicos no supermercado.