sexta-feira, 29 de agosto de 2008

BATATAS FRITAS CASEIRAS DE FRIGIDEIRA OU BATATAS À MRS. ANNA

Quando li esta receita - Batatas à Mrs. Anna - no blog Mesa para 4, lembrei-me das batatas fritas que a minha mãe me fazia para uma refeição em horário diferente da de casa. Cortava as batatas, nada de pré-fritas, ligeiramente mais grossas e fritava-as em pouco óleo numa frigideira.

Ficavam umas batatas crocantes, com aspecto rústico. Depois, a minha mãe, até estrelava um ovo em cima delas, ficava divinal. As batatas passavam a fazer parte do ovo estrelado, fantástico.

A receita das Batatas da Mrs. Anna têm algo de original para mim, para além de serem também mais grossas, e fritas numa frigideira, não o são só em óleo, são-no também em água.
Ficam cozidas no interior e fritas por fora, são óptimas. É uma sugestão muito boa para pequenas porções de batatas, 2-3 pessoas, poupando-se muito óleo na fritura e ganhando no sabor. Acompanharam a carne de Porco com Mirtilos vermelhos ou Arandos da receita anterior.


Fiz assim...

INGREDIENTES
batatas cortadas em palitos grossos
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de azeite
sal
pimenta


PREPARAÇÃO
Numa frigideira anti-aderente colocar a água, o azeite e temperar de sal e pimenta. Juntar as batatas e espalhá-las no fundo da frigideira.
Deixar cozinhar em lume brando, com a frigideira tapada, virando as batatas quando já louras de um dos lados.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não adicionar mais água ou gordura mesmo que se pense que seja necessário;
- Colocar as batatas no fundo da frigideira evitando sobreposição;
- Virar as batatas apenas quando necessário, pois como elas vão cozendo no vapor, ficam moles e partem-se mais facilmente.

8 comentários:

  1. Eu adoro estas batatas....
    principalmente qd a minha mãe faz "roupa velha".

    "roupa velha" - sobras de peixe cozido, batatas legumes e peixe. São colocados na frigideira a fritar... e depois com um ovo por cima!!
    Mt bom.....

    ResponderEliminar
  2. a minha mãe também costumava fazer destas batatas.
    acho que foi graças a elas que o meu pneu insuflou... LOL!

    ResponderEliminar
  3. Que batatas tão bonitas...e essa do ovo estrelado não me tinha ocorrido...refeição completa...Muito Obrigada...um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues estão abertas.

    www.maonamassablogue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muito bem... ficam com óptimo aspecto ;)

    ResponderEliminar
  6. Também já testei a receita e gostei muito. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. HUmm, estas batatas devem ficar mesmo uma delícia!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. São realmente deliciosas principalmente se fritas com cebola em rodelas e lascas de bacalhau é sofisticado para uma refeição rapida.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!