domingo, 3 de agosto de 2008

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE

Gosto de omeletes. As minhas preferidas são as de batata e as de cebola. Claro que não posso esquecer a inigualável omelete de chouriço, comida no pão. O chouriço frito sem gordura numa frigideira anti-aderente, solta a gordura, fica crocante e os ovos ficam muito aromáticos.

Costumo fazer omelete de batata quando sobra batatas cozidas de outra refeição.
As sugestões de hoje são:
- Omelete de batata e cebola, com algum feijão verde e cenoura - sobras de uma salada fria;
- Omelete de esparguete e chouriço - sobras de esparguete de acompanhamento.

Qualquer ingrediente fica bem numa omelete, das sofisticadas com camarão às rústicas de cebola ou de aproveitamento de frango de churrasco (desfiado - faço o Frango à Brás), de peixe cozido ou legumes.

Para refeição principal, ligeira, lanche ou piquenique.

Fiz assim...

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE


INGREDIENTES
Omeletes para 3 pessoas:
4 ovos
1 cebola grande cortada às rodelas
4 batatas cozidas
outros legumes: cenoura, feijão verde, ervilhas...
salsa picada
sal

4 ovos
1 tigela de esparguete cozido
1 chouriço pequeno ou linguiça picante
salsa picada (opção)
sal


PREPARAÇÃO
Para a omelete de cebola, juntar um fio de azeite numa frigideira e fritar em lume brando/baixo a cebola até esta ficar amelecida. Juntar as batatas cortadas em cubos ou rodelas, e outros legumes. Deixar fritar levemente todos os legumes. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.

Para a omelete de chouriço, fritar numa frigideira anti-aderente, sem óleo, as rodelas finas de chouriço. Assim que soltar a gordura (pode ser necessário remover alguma em excesso) juntar o esparguete e envolver na gordura. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se juntar 1 colher (chá) de fermento royal às omeletes mas eu prefiro sem.

3 comentários:

  1. De batata e cebola já tinha ouvido falar, mas com esparguete é a primeira vez. Genial :) E fica com um aspecto muito engraçado no interior.

    ResponderEliminar
  2. As de batata costumo comer, as de espargute já tinha visto mas nunca fiz...ficou com um aspecto deleicioso, adoro e adorei essas omeletes...bj

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também nunca comi uma de esparguete.. Sou fã das de batata e cebola e bacon. E gostei dests! parabéns!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!