sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TARTE DE PÊSSEGO COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

Adoro pies.
Em português o termo tarte tanto significa tart como pie.
Não fazemos diferença entre as tradicionais tartes, com uma base de massa e um recheio visual doce ou salgado - tart, e as inglesas (e depois americanas) que são fechadas por cima, com massa igual à de baixo - pie.

Gosto das pies por 3 motivos: o facto do recheio estar escondido é uma surpresa; são mais fáceis de fazer porque não há a preocupação da disposição atraente das frutas ou outros, a massa cobre e já está; e para além disso o sabor. Pelo facto de ser tapada, o aroma das frutas fica mais preservado.

Esta sugestão da dupla pêssego e cardamomo estava na gaveta há muito, tinha visto uma receita no site Bon Appétit (e fiquei com bom apetite) e também no Epicurious, vi receita diferente no Tachos de Ensaios que foi testada nas Receitas da Filipa. Segui a receita destes dois últimos blogs.


Esta tarte pode ser feita com pêssegos frescos ou de calda, com casca (como nos dois primeiros blogs) ou sem ela.

O cardamomo faz uma boa dupla com o pêssego e torna esta sobremesa num requinte gourmet.
Para final de refeição sugiro que se acompanhe uma fatia desta tarte com uma bola de gelado de baunilha.

Fiz assim...

TARTE DE PÊSSEGOS COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

INGREDIENTES
Para a massa:
450g de farinha
5 colheres (sopa) de açúcar
pitada de sal
85g de manteiga gelada
50g de margarina gelada
200ml de natas

Para o recheio:
200g de açúcar
100g de farinha
sumo de ½ limão
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de sementes moídas de cardamomo
500g de pêssegos (3-4 ou 1 lata grande)
30g de manteiga cortada em pedacinhos
1 gema para pincelar
mistura de açúcar e canela para polvilhar


PREPARAÇÃO
Misturar, numa tigela, a farinha, o açúcar e o sal. Adicionar as gorduras e amassar com o batedor de massas areadas ou com as pontas dos dedos, até ficar com uma consistência de crumble (areada).
Adicionar as natas, amassar à mão, até ter se obter uma massa homogénea, fazer uma bola e envolver em película aderente. Reservar no frigorífico durante 1 hora.

Se usar pêssegos frescos:
Fazer um golpe em cruz na pele dos pêssegos e escaldá-los em água a ferver durante 1min., escorrer e mergulhar de imediato em água gelada. Retirar a pele dos pêssegos, cortá-los ao meio e retirar os respectivos caroços.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa tigela misturar o açúcar, a farinha, o sumo de limão, a canela e o cardamomo.
Cortar os pêssegos em meias luas e colocá-los na mistura de açúcar e envolver delicadamente. Deixar repousar 10-15min. até se formar suco.
Dividir a massa em 2 partes: uma um pouco maior. Estender a massa maior, com o rolo, na pedra enfarinhada. Enfarinhar por cima a massa enrolá-la no rolo e desenrolar na forma para forrar a tarteira de fundo amovível ultrapassando um pouco as bordas.
Rechear. Dispor os pedacinhos de manteiga.
Estender a outra porção de massa e colocar por cima da tarte, de forma idêntica à anterior. Unir as bordas das duas massas com um feitio, para que fiquem bem unidas.
Pincelar com a gema, decorar com as sobras da massa, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, e fazer alguns cortes para deixar escapar o vapor (ou colocar uma chaminé ao centro).

Levar ao forno durante +/- 45min., ou até ficar dourada. Se a tarte tostar muito depressa cobrir com papel de alumínio.
Deixar arrefecer e desenformar. Servir fria.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei pêssegos em calda, se usar pêssegos frescos, no recheio, aumente um pouco a quantidade de açúcar e reduza a de farinha pois os de calda libertam mais suco.

3 comentários:

  1. Eu nunca fiz pie... E têm um aspecto delicioso. Faz lembrar o filme "American pie" eh eh Espero que o destino dessa tenha sido outro ;)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Uma belíssima torta!
    Eu amo os dois jeitos: pies e tartes, hehehehe...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Pois... traduzir 'pie' para a língua de Camões é que é pior. É provavelmente a única palavra em inglês que coloca problemas de tradução, quando o contrário é tantas vezes frequente. Mas também quem tem toda a 'saudade' precisa lá de 'pie' para alguma coisa! ;)

    Tem um aspecto delicioso e o cardamomo faz toda a diferença.

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!