quarta-feira, 20 de agosto de 2008

LASANHA DE SOJA COM MILHO E MANJERICÃO

É a lasanha vegetariana que mais agrada aqui em casa. Soja, milho e manjericão. De vez em quando está no forno e depois no prato. Desta vez quem ditou a sua elaboração foi um belo molho de manjericão que por aqui tinha aparecido.

Também gostamos da combinação de soja, requeijão (ou ricota), espinafres e pinhões, mas esta deixamos para rechear cannelonis.

A soja é nutritiva, sem gorduras e colesterol, rica em proteínas, fibras, blá, blá, blá....

De vez em quando fazemos lasanha, cannelonis, esparguete à bolonhesa, empadão, jardineira... com soja, sem dizer aos convidados o que estão a comer. Só no fim da refeição, e de receber os elogios, é desvendado que afinal não era carne mas sim... soja. Não sei se é por educação ou por estarem de barriga cheia, que todos dizem: "Que bom, parecia mesmo carne!".

Esta lasanha pode ser feita com carne em vez de soja, ou com metade de cada, aliás a preparação do ragu (molho, neste caso com soja, tomate e temperos) de soja é a mesma que para a carne (esta demora mais tempo a cozinhar). E é a mesma para a carne à bolonhesa. Pode ser feito em grande quantidade (tipo 1-1,5kg de carne de vaca ou 0.5kg de soja) e congelado o que não for preciso. Outro dia é só cozer uma massa, levar ao microondas a carne/soja picada, polvilhar com queijo (muito importante) e faz-se um prato num instante.

Dantes não gostava de fazer lasanha por causa de ter de cozer as massas. Era uma panela/tacho grande e só podia colocar 1-2 folhas de cada vez para não colarem e depois tinha de as deixar escorrer num pano húmido para não agarrarem. Era uma grande trabalheira. Agora com as massas sem precisar de pré-cozedura é um instante, é só deixar o molho béchamel um pouco menos consistente para que a massa coza no forno. Et voilá!

Fiz assim...

LASANHA DE SOJA COM MILHO E MANJERICÃO


INGREDIENTES
Para o ragu:
250g de soja em granulado fino
azeite q.b.
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 malagueta
sal q.b.
3dl de vinho branco
3dl de água quente
1 colher (chá) de pimentão doce em pó
1 colher (sopa) de concentrado de tomate
3 tomates médios maduros
ramo de manjericão

Molho béchamel:
100g de manteiga
50g de farinha de trigo
1l de leite quente
noz moscada
sal
pimenta

massa lasanha que não precise de cozedura
milho doce cozido
queijo ralado (mozzarela, parmesão, gouda, emmental ou outro)


PREPARAÇÃO
Demolhar a soja em água, numa tigela/bacia grande, pois a soja seca absorve muita água, conforme as inidcações da embalagem.
Escorrer a soja.
Num tacho levar o azeite ao lume e acrescentar a cebola e os alhos picados. Deixar alourar. Juntar o louro e a malagueta e depois a soja. Mexer. Juntar o vinho, a água, o sal, o pimentão e o concentrado de tomate.
Entretanto, tritura-se com a varinha mágica os tomates maduros e acrescentam-se à soja. Pica-se o manjericão (os caules picam-se bem finos) e acrescenta-se.
Deixa-se cozinhar 15min.. Retira-se a malagueta e a folha de louro e reserva-se.

Prepara-se o molho béchamel, levando num tacho ao lume a manteiga para derreter. Junta-se a farinha de uma vez e mexe-se com a colher de pau até absorver a gordura. Vai-se juntando o leite aos poucos, mexendo sempre para dissolver a farinha. Se engrumar, há sempre a varinha mágica (daí ela ser mágica).

Para a montagem, coloca-se num pirex (o meu tem 23x28cm) um pouco de molho béchamel, depois as massas, depois o ragu de soja, milho, queijo ralado, mais molho béchamel, massa, ragu, milho queijo... termina-se com molho béchamel salpicado com queijo ralado.
Leva-se ao forno quente até borbulhar alguns minutos.

Deixa-se arrefecer um pouco.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Costumo demolhar a soja do jantar para o almoço, mas na embalagem diz que é suficiente 30min.. Costumo mudar a água da soja 1 vez, antes de deitar;
- A lasanha ficha mais consistente se se deixar descansar algum tempo depois de ir ao forno. É um prato que pode ser feito na noite anterior ou a meio da manhã, fica a descansar e depois leva-se novamente ao forno.

5 comentários:

  1. Olá!
    Realmente essa lasanha tem óptimo aspecto, também já utilizei várias vezes a soja granulada.
    Mas a minha questão é mesmo a seguinte.. onde é que se pode comprar um ramo assim de manjericão??Já procurei tantas vezes, e nada =/

    ResponderEliminar
  2. está linda essa lasanha.
    sabes que também já tenho "enganado" os cá de casa e por vezes as visitas com soja?
    desde que seja bem temperada e bem cozinhada ninguém se apercebe de nada.

    ResponderEliminar
  3. De repente voltei à faculdade. As minhas refeições fantásticas com soja. Aqui em casa ninguém se deixa enganar porque estão a ver quando a cozinho :( E é tãooo bommm ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu comprei massa de lasnha do lidl para experimentar fazer uma.Era a unica que havia la mas eu ainda nao consegui perceber se necessita de pre cozedura.
    Conhece essa marca ?Era capaz de me dizer algumas que nao necessitam de pre cozedura?
    Obrigada Mariana R.

    ResponderEliminar
  5. Olá, também costumo usar a do Lidl, por acaso agora não tenho aqui para ver a embalagem, mas costumo usar diretamente. Mas mesmo assim se tiver dúvida ou gostar mesmo da massa bem cozida, num tabuleiro coloque água a ferver com um fio de óleo, distribua as placas e deixe hidratar 10-15min. enquanto prepara o resto. Não ficam cozidas mas ajuda.
    Uso também muito as do Pingo Doce, da marca deles mesmo, já não precisam de pré-cozedura.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!