domingo, 24 de agosto de 2008

PÃO DE ÁGUA DE MISTURA - NO-KNEAD BREAD

Depois do sucesso do Pão de água, fiz este de mistura. Pão de mistura é o nome vulgar para um pão de massa de trigo e centeio. Usei a receita do Pão de água substituindo metade da farinha de trigo por centeio.
O procedimento que agora faço é ainda mais simples do que no Pão de água. Quem ainda não fez este pão está na hora de experimentar, e não é preciso MFP, aliás, se for assado na MFP não ficará com o mesmo miolo e côdea.

A crosta fina e estaladiça e o miolo aberto, fresco, macio. É um pão muito bom.
Pode ser fatiado e congelado que depois de descongelado não perde a textura.


O tempo de levedar pode assustar: 12-18h, mas cada fatia vale esse tempo. E para além disso é relaxante, ficar sem fazer nada em casa durante 12h a ver a massa crescer, lol. É óbvio que estou a descansar porque o tempo que leva a amassar é 1-2min. e depois a massa fica esquecida num canto da cozinha.
O pão fica como se fosse cozido num forno de lenha. Fica delicioso.

Fiz assim...

PÃO DE ÁGUA DE MISTURA - NO-KNEAD BREAD


INGREDIENTES
1½ chávenas / 215g de farinha de trigo T65
1½ chávenas / 215g de farinha de centeio
1½ chávenas / 345g de água
¼ colher (chá) / 1g de fermento seco (só 1g!) / 5g de fermento padeiro fresco
1¼ colher (chá) / 10g de sal


PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar as farinhas, o sal e o fermento seco e misturar. Adicionar a água e mexer à mão ou com uma colher apenas para envolver, 30segundos-1min.. Com um rapa limpa-se, com movimentos verticais de cima para baixo, a tigela, juntando a massa.
Cobre-se com um pano para que fique arejado, e deixa-se em repouso 12-18h.

2h antes de assar, mexe-se a massa, na tigela, com uma colher de pão, ou rapa, para envolver bem e deixa-se repousar tapada, essas 2h.

Aquece-se o forno no máximo e coloca-se dentro um pirex com tampa, ou uma panela de ferro ou de barro/loiça.
Retira-se com cuidado a panela e coloca-se a massa dentro, sem grandes amassos. Põe-se a tampa e deixa-se cozer 30min., retira-se a tampa e deixa-se cozer mais 15-30min..
Retira-se do forno com cuidado e deixa-se arrefecer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Nunca faço uma receita só, duplico as quantidades e asso 2 pães;
- Uso um pirex redondo com tampa e um oval também com tampa, ambos Marinex.

8 comentários:

  1. Já tinha visto esta receita (a simples) e achei fenomenal... mas nunca experimentei.

    Este post fez-me (re)lembrar este pão e o seu está genial!!

    ResponderEliminar
  2. Que lindo pão!!!

    Já tinha visto o vídeo e o outro pão e fiquei invejosa. É que tem mesmo aspecto de pão cozido no forno de lenha!
    Só não fiz porque achei que demorava muito tempo e eu sou muito impaciente... Além disso não estava a imaginar que recipiente ia usar para colocar no forno com tampa, mas agora nem essa nota faltou :-)
    Agora só estou a ver um problema: Como medir 1 grama, se a escala da minha balança é de 25 gramas? ihih

    Enviei-lhe um mail ontem, não sei se viu? Se quiser posso enviar-lhe a mistura de bolo de chocolate para experimentar fazer o bolo-pudim...

    ResponderEliminar
  3. Belo pão... mas é tanto tempo de espera por um pão. Entretanto vão-se fazendo outro na MFP. Ontem fiz o pão doce e nem sei como explicar como é bom ;)

    ResponderEliminar
  4. Manuela, 1g de fermento seco é sensivelmente 1 colher das de café rasa ou 1/4 de colher de chá. Si, vi o mail, mas não queria ser oportunista e pedir para experimentar. Já andei a ver na net para comprar e experimentar, depois se não conseguir eu peço-lhe. Obrigado

    Ameixa, ainda bem que gostaste do pão doce, eu fiz ontem outra vez em bolinhas pequenas para lanche, fiz 18 pães usando 1 receita e 1/2.

    ResponderEliminar
  5. Olá Renato!

    Como sempre, mais do que ficar babando pelas suas receitas eu prefiro passar à acção!!! : ))

    Já tinha visto o vídeo do NY Times há meses e meses atrás mas só ontem surgiu a disponibilidade necessária para fazer esta receita. De qualquer forma, não quis começar sem antes vir aqui conferir as suas sugestões!

    Não costumo ter más experiências. Normalmente vou me apercebendo de como as coisas vão e corrijo assim que me parece necessário. E sempre funcionou. Desta vez, com esta receita, me pareceu que havia uma "química alimentar" que eu não domino e que, por isso, eu deveria respeitar - logo, não interferi em nada (Deus sabe o que me custou!!! :))

    Nas 2 horas que antecedem a cozedura, dei os passos necessários mas a massa parecia muito pegajosa (com água a mais, portanto). Ainda assim, resolvi esperar para ver o que acontecia. Qdo fui pôr a cozer, continuava pelo que adicionei mais farinha e deixei novo repouso. Melhorou bastante e ganhou "ponto de pão". Voltou a levedar e cresceu BASTANTE.

    Resolvi cozer na minha querida e adorada panela de ferro e, claro, que qdo fiz a "trasvega" para a panela quente, o pão murchou. E para não me alongar em mais detalhes, assim ficou até ao fim.

    Por acaso, o "mago dos pães" saberá me dizer o que fiz de errado??? Pelos vistos, pelo menos por hoje, vou mesmo ter que me resignar e ficar babando pela foto do seu blog!!! : ))

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. muito obrigada pela sua dedicação ao seu blog!!!! muito me tem ajudado a melhorar na cozinha e ter sempre novidades simples e com bons resultados!
    Este pão é fabuloso e cá em casa já não querem mais nenhum ;)
    Gostaria já agora de lhe perguntar se é possível substituir o centeio por milho.
    obrigada
    Teresa Albuquerque

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!