segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DOCE DE TOMATE

Outono, época de recolher os últimos frutos de verão e conservá-los o melhor possível para o inverno. As compotas e conservas são, para mim, fascinantes. Enfrasca-se o aroma, o sabor, a cor, para mais tarde desfrutar-mos deles.

Quanto melhor for a qualidade dos tomates, melhor será o doce. Tomate maduros, com certeza, do tipo coração de boi, ou cacho, os melhores que conseguir ou tiver.

É importante esterilizar bem os frascos e tampas para que os doces se preservem durante muito tempo sem desenvolver colónias de fungos indesejados. Cuidado com as tampas de plástico que podem derreter com o calor excessivo, por exemplo, se for usada a panela de pressão e as tampas ficarem coladas à panela.

Fiz assim...

DOCE DE TOMATE


INGREDIENTES
1,5kg de tomates maduros
600g de açúcar
1 pau de canela
1dl de vinho do porto

PREPARAÇÃO
Pelar os tomates, cortá-los em cubos e colocar junto com o açúcar, a canela e o vinho do porto numa panela ao lume. Assim, que levantar fervura, diminuir o lume e deixar ferver.
Quando a calda se apresentar grossa triturar com a varinha mágica e se for preciso deixar mais algum tempo.

Vazar assim que estiver pronto para frascos esterilizados (no microondas ou panela de pressão), encher bem, mesmo ultrapassando um pouco o nível do enchimento e tapar. Virar os frascos ao contrário para que não entre ar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O doce de tomate pode ser aromatizado com limão, deixando ferver um pouco meio limão juntamente com os tomates, ou com uma especiaria, cravinho, cardamomo...

16 comentários:

  1. Adoro!
    Ainda não me dediquei a este tipo de doces porque tenho, ainda, uma avó que me faz...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não sou o q se pode chamar de fã de compotas /doces, mas o de tomate o de abobora e de chila são dos poucos que eu gosto....

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. continuo à espera dos pães de carne!!

    Ainda n vieste à V?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O doce de tomate é o meu segundo preferido, primeiro está o de abóbora :)
    Este está com uma cor muito bonita!

    beijos

    ResponderEliminar
  5. È o doce da minha perdição!

    Invelizmente o tomate em abundância não me "bateu à porta" este ano.

    Bj

    P.S. A colher ficou linda na foto :-)

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia doce de tomate! gostei da novidade

    bjos, glau

    ResponderEliminar
  7. Clô, eu usei tomates caseiros, daqueles que vão ficando para último nos tomateiros, maduros e pequenos, mas muito aromáticos. Se forem de compra é preferível serem da feira, nos hipermercados são muito plásticos.

    ResponderEliminar
  8. Doce de Tomate faz parte dos preferidos....ficou mesmo mesmo bonito...beijinho

    ResponderEliminar
  9. Se há coisas de que gosto no Inverno, são as tardes à lareira, chazinho e compotas. Vou fazer a tua receita. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ora cá está um blog com tomates... em compota :)
    Já provei mas não fiquei fã... achei pouco doce!

    ResponderEliminar
  11. hum deve ser bom esse docinho ne adoro tomate..

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Foi a primeira vez que visitei o seu blog e achei-o muito interessante, vou adicioná-lo ao meu. Convido-a a visitar também o meu e talvez encontre alguma coisa que também goste.
    Bjs de Manta de retalhos

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto muito de doce de tomate, mas tenho a mania de adicionar sempre alguma maçã. Habituei-me a ver a minha mãe fazer assim e repito-lhe os passos, acho que corta um pouco na acidez.

    E tem razão, os tomates dos hipermercados comparados com os caseiros sabem a plástico. Este ano tive muitos e ofereci a algumas amigas e todas comentaram isso, pois já há anos que não provavam um tomate como deve ser (lol)

    ResponderEliminar
  14. Antes de ver esta receita fiz o meu próprio doce de tomate.

    Para 1,200kg de tomate juntei 5 maçãs, 1kg de açucar, 1 pau de canela e 3 cravinhos.

    Sabor - ótimo; textura - nem por isso... muito líquido.

    Tem alguma sugestão? Será que a pectina ajuda?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Lembro-me da minha avó fazer doce de tomate só com o tomate e fica bem espesso. Será da maçã?

    ResponderEliminar
  16. Ema - Nunca misturei o tomate com a maçã, mas à partida também vejo porque não daria certo.
    Se o doce for fervido mais tempo não ganhará o ponto correcto?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!