domingo, 26 de outubro de 2008

PÃO DE AVEIA E LINHAÇA

A última vez que fiz este pão assei no forno, mas segue também a foto da mesma massa assada na MFP.
De sabor adocicado, é assim a aveia, e de textura crocante, é assim a linhaça.

Para molhar num prato, à refeição, ou simplesmente para comer ao lanche ou pequeno-almoço, com uma geleia ou marmelada.

Fiz assim...

PÃO DE AVEIA E LINHAÇA


INGREDIENTES
350ml de água morna
1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
150g de flocos de aveia reduzidos a farinha / farinha de aveia
100g de sementes de linhaça escuras/claras trituradas
350g de farinha de trigo T65
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de sal

flocos de aveia ou de trigo e sementes de linhaça para enfeitar
azeite para pincelar

(Pão assado na MFP)

PREPARAÇÃO
Na MFP colocar os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa "Sandes". No final do 2.º amassar, pincelar a massa com azeite e salpicar com os flocos e as sementes, fazendo alguma pressão.
Retirar o pão e deixar arrefecer numa grelha.

À mão, fazer um vulcão com a farinha, a aveia, a linhaça, o açúcar e o sal. No meio colocar a água onde já foi dissolvido o fermento, e o azeite. Amassar, deixar levedar tapado durante 1,5h. Dividir a massa, tender pães, enfeitar pincelando com azeite e salpicando com os flocos e as sementes, deixar levedar mais 1/2-1h. Cozer no forno a 180ºC.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Triturar as semente de linhaça com os flocos de aveia. Separadas não se conseguem triturar com facilidade;
- Prefiro usar flocos triturados em vez da farinha de aveia, pois o pão fica com uma textura mais grosseira;
- Pode-se substituir os flocos de aveia por flocos de trigo, centeio, farelo de trigo...

20 comentários:

  1. Que belo pão!Deve ser excelente.Já anotei.

    ResponderEliminar
  2. Os teus pães são sempre perfeitos...adorei...beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei os seus pães e não é um bicho de sete cabeças.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já ia uma fatia desse pão com um bocadito de manteiga :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito bonito :)

    Já fiz um pão de aveia e gostei, mas acho-o sempre muito pesado... Mas é assim mesmo, não é? Estou habituada a pãezinhos altos e fofinhos...

    ResponderEliminar
  6. Manuela, este não ficou pesado, mas não fica com aqueles poros abertos do pão branco. Experimente a sua receita (ou esta) usando os flocos de aveia triturados em vez da farinha de aveia.

    ResponderEliminar
  7. Conheci teu blog hoje e estou entusiasmada, tem muita receita maravilhosa e as de MDF são especiais, como tenho esta máquina, mas não inovava muito, agora sim. Fiz ontem um de iogurte e na semana passada um de aveia, mel e gergelim preto(creio que aí em Portugal seja sésano), ficou muito bom, este seu também adorei. Você está de parabéns, seu blog é ótimo. Voltarei sempre. E já vou te adicionar na minha lista para acompanhar suas aventuras na cozinha. Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Mais um pãozinho delicioso, não sei onde arranjar a linhaça, ;)

    ResponderEliminar
  9. Nana - se uns conseguem, todos conseguimos.

    Téia - muito obrigado pela visita, espero que encontre alguma coisa ao seu gosto.

    Nani - comprei no Continente, aí há Modelo, no corredor dos proidutos biológicos e naturais, mas em ervanárias também se vende.

    ResponderEliminar
  10. Vim hoje parar a este blog e desconfio bem que caí nas graças dos Deuses. Tens aqui coisas magníficas. Eu vivo em Macau e por isso faço o meu próprio pão, porque o pão que se vende por aqui nao presta. Desconfio que vou ter o melhor pão aqui das redondezas, com as tuas dicas. ;)

    Em troca deixo-te uma dica também: como as farinhas aqui não são grande coisa o pão não fica a saber a pão, por isso junto-lhe meia batata doce cozida e esmagada. Experimenta, fica delicioso ;)

    ResponderEliminar
  11. Hum que delícia!
    Eu até pouco tempo não me agradava aveia, mas depois de experimentar em receitas, estou amando!
    Esse pão está convidativo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Oi Renato!
    Só um pedido de desculpas, pois para a minha última receita, errei no cálculo do fermento fresco. Por favor corrija se anotou: 30 gramas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá, recebi ontem a minha MFP e o 1º pão não correu muito bem...ficou cru e não sei porquê...
    Aconselharam-me vir espreitar o teu site ;) e estou a adorar...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Já experimentei. Esse pão é um dos melhores que eu fiz. É mesmo muito bom :) beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Olá! adorei encontar tanta variedade de receitas!! :)
    escolhi esta receita para fazer o meu 1º pão "a sério" e ficou uma maravilha:
    http://receitasqueeugosto.blogspot.com/2010/03/pao-de-aveia-e-linhaca.html

    mas tenho uma pergunta.. o açúcar é mesmo necessário aqui??

    ResponderEliminar
  16. Olá
    A primeira vez q fiz esse pão ele nao cresceu muito mas ficou gostoso e todos comeram...acabou rapidinho.
    Na segunda vez que fiz que foi igual a primeira ...ele nao cresceu...snif...o que será q aconteceu....!?
    Dúvida...tem que sovar bem? Ou nao precisa sovar nada?
    Gostaria de uma dica por favor
    Beijos
    Lina

    ResponderEliminar
  17. Lina, a pergunta que faço sempre é se tem a certeza das quantidades dos ingredientes que usou. Se foram bem pesados.
    Depois se o fermento que usou está na validade e se é fermento biológico seco (gosto da marca fermipan mas não gosto da vahiné) ou fresco, não do químico royal.

    ResponderEliminar
  18. Olá
    As medidas estao corretas, o fermento tambem, creio que eu nao esperei todo o tempo estar marcado para levedar, mas me tire uma duvida, devo sovar bem, ou nao??
    outra coisa eu posso deixar uma noite inteira levedando e assar cedo.
    Eu fiz a mão mesmo.
    Obrigao
    Abraços

    LIna

    ResponderEliminar
  19. Olá
    As medidas estao corretas, o fermento tambem, creio que eu nao esperei todo o tempo estar marcado para levedar, mas me tire uma duvida, devo sovar bem, ou nao??
    outra coisa eu posso deixar uma noite inteira levedando e assar cedo.
    Eu fiz a mão mesmo.
    Obrigao
    Abraços

    LIna

    ResponderEliminar
  20. Lina, não é preciso amassar muito, apenas o suficiente para que todos os ingredientes se misturem.
    Não dá para deixar levedar a noite toda, a potência do fermento vai diminuindo e ele vai abater.
    Com a máquina de fazer pão daria para colocar os ingredientes, programar e de manhã o pão está pronto ao pequeno-almoço ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!