terça-feira, 30 de junho de 2009

PÃO NAAN NA FRIGIDEIRA - ARTISAN BREAD

O pão Naan é um pão indiano. Pertence ao grupo dos pães achatados, flatbreads.
Originalmente é assado na vertical, ou quase, contra a parede de argila de um forno rudimentar - Tandoor. Pela posição em que é cozida a massa, esta tende a escorregar ligeiramente pela acção da gravidade, adquirindo o Naan uma forma de gota.
Acompanha, nos locais de origem, sopas e pratos como o Tandoori Chicken, servindo mesmo de garfo para levar a comida à boca.

Há muitas versões de Naan nos países do médio oriente.
Este pão pode ser muito fino e estaladiço ou ter a espessura de uma Focaccia ficando mais massudo. As variações de espessura condicionam a textura e a côdea.
Os ingredientes podem também variar, desde os feitos apenas com água, aos que incluem leite e iogurte. Também os aromas podem ser diversos, do simples alho, às ervas secas ou frescas, passando pelas sementes, como as de papoila sésamo ou de cebola. Depois de assado pode ser servido simples ou untado com manteiga ou ghee, uma espécie de manteiga clarificada.

Certo é que aqui em casa é bem prático e rápido de aparecer à mesa. Com a massa da receita base do Artisan Bread (oh não, outra vez, lol) no frigorífico, assim que é precisa... a massa não precisa de descansar no fim de sair do frigorífico (pag. 173).

Eu gosto de servir este pão como entrada molhando-o aos pedaços numa tigela com azeite levemente aquecido com dentes de alho cortados.

Fiz assim...

PÃO NAAN NA FRIGIDEIRA - ARTISAN BREAD


INGREDIENTES

massa da receita base do Artisan Bread
sementes de papoila, sésamo e cebola
manteiga

PREPARAÇÃO
Retirar uma porção de massa do frigorífico, equivalente a laranja pequena.
Na pedra enfarinhada tender uma bola.

Pré-aquecer uma frigideira anti-aderente pesada, ou de ferro fundido ou placa equivalente.

Com o rolo da massa esticar cada bola de massa, usando a farinha estritamente necessária e espalhando a mistura das sementes, em forma de gota, com 0,5cm de espessura.
Levar a assar, agora em calor médio, durante 5min.. Virar o pão e deixar assar mais 5min..

Retirar, empilhar e cobrir com um pano para manter a côdea macia.
Servir de imediato untado com manteiga.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A espessura da massa condiciona o tempo de cozedura.

13 comentários:

  1. Isto é que são variações com a mesma massa :) Bem fixe!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Pão,Bolos e Cia será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderEliminar
  3. Já fiz várias vezes o NO-KNEAD BREAD, mas esta ultima vez não saiu lá muito bem(ficou muito massudo).
    A única coisa diferente é que agora esta mais calor.
    Onde costumam guardar a massa durante ás 14-18 horas?É aconselhável tapar a massa com um pano húmido durante o tempo de repouso?

    ResponderEliminar
  4. Nuno - Não costumo guardar no frigorífico, apenas num lugar fresco, que pode ser dentro de um armário (o dos pratos p.e. que onde ponho), coberto com um pano ou película aderente. Usar água fria.
    O Artisan Bread guarda-se no frigorífico e as leveduras, mesmo assim fermentam a massa. Nunca experimentei o No-knead no frigorífico, mas a próxima vez irei fazê-lo.

    ResponderEliminar
  5. Que lindo pão.
    ainda não fiz esta delicia de pão mas está para breve!!


    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ai meu deus... como este pãozinho todo....
    Alguem têm ai um prato de gambas malai?? ou um Chicken Tikka Masala... ai, ai...

    Maravilha de pão...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não aguento mais... É hoje que eu vou preparar essa massa! :)

    ResponderEliminar
  8. LM
    情趣用品

    提供上千種成人商品線上購物服務--專營情趣商品、男女自慰用品、性感睡衣、情趣用品批發、自慰套、SM商品、逼真情趣娃娃、跳蛋、按摩棒、同志用品、TENGA飛機杯..,可線上刷卡及貨到付款。 ... 收到的東西會有情趣用品的字樣嗎? 轉帳之後,如何通知這筆款項是我付的
    導航

    ResponderEliminar
  9. Finalmente! vou fazer um comentário!!!!!depois da inauguração da máquina no laboratório de biologia(para deleite de quem passava no corredor!)com o pão com chouriço fiz ontem à noite o primeiro pão e agora que cheguei a casa já está outro "no forno"! Obrigado amigo! desculpa tantos telefonemas pra esclarecer dúvidas patetas!!! (cada vez mais MJ da MFP :-))) Abraços M.Diogo

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto com este(a) senhor(a) chinesa! as tuas receitas são sempre fantásticas!! então quando já as levas feitas pra provarmos é o máximo!!! Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Concordo em absoluto com este(a) senhor(a) chinesa! as tuas receitas são sempre fantásticas!! então quando já as levas feitas pra provarmos é o máximo!!! Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Pimenta - não tenho o pratinho de gambas, mas eu faço o pão e tu trazes o camarão, lol

    Diogo - Agora é pão fresco a toda a hora. Eu sei que o entusiasmo vai passar, e depois a MFP fica a um canto, mas depois é novamente recuperada e passa a ser normal fazer pão ou uma simples massa para pizza, bôla ou qualquer outra coisa. Bem-vindo ao club!

    ResponderEliminar
  13. Alô! Pois! espero que não passe o entusiasmo! a massa de pizza vai ser a próxima experiência! talvez já amanhã! Abraço!
    P.S. Beijos Paula!! M.Diogo.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!