quinta-feira, 17 de abril de 2008

MUFFINS DE DUPLO CHOCOLATE E NOZES ou MUFFINS DE BROWNIE ou MUFFINS TIREM-MOS DAQUI SENÃO EU COMO-OS TODOS PORQUE SÃO REALMENTE DELICIOSOS

Os muffins associam-se aos EUA, no entanto foram criados em Inglaterra e só depois levados pelos colonos para o Novo Mundo. São semelhantes aos cupcakes, mas menos doces, menos exuberantes na cobertura e mais grosseiros (no bom sentido da palavra).

Um muffin e uma chávena de chá é tipicamente inglês (os scones também). São individuais (e provavelmente também intransmissíveis) sendo que os muffins ingleses são mais pequenos que os americanos.

Receitas de muffins há a dar com um pau, dos doces aos salgados, dos recheados aos cobertos ou simplesmente polvilhados.

A tradição ensina que se devem misturar os ingredientes secos em separado dos líquidos e depois misturados rapidamente, sem bater em demasia e assá-los sem espera. São por isso rápidos de fazer, lol.

Os brownies são um dos doces mais famosos e internacionalizados dos EUA. Para os amantes de chocolate é a perdição total. Tradicionalmente o brownie é feito em tabuleiro que depois de assado e arrefecido é cortado em tiras e depois em quadrados ou rectângulos.

Quem não se lembra dos brownies do MacDonalds? A minha sobremesa predilecta, o MacCafé - brownie e um café, até que desapareceram desta cadeia em Portugal. Com eles desapareceram também os muffins de mirtilos (estes ficam para outro post).

Os brownies são de massa de chocolate com frutos secos (geralmente nozes das pecãs) e pepitas de chocolate. A sua massa é algo compacta e substancial porque leva mais chocolate que farinha :) Podem ser servidos simples ou acompanhados com uma bola de gelado e/ou chantily (já estamos a ver a origem da obesidade EUA). As inúmeras receitas que já vi, que tenho e fiz são muito gordurosas, esta aqui não se pode considerar uma receita de brownie porque não é feita em tabuleiro, mas a diferença vai estar na forma e não no sabor.

Aqui fica uma homenagem a todos os que simultaneamente são "muffiníacos" e "browníacos".

Receita adaptada do livro "Muffins, brownies, bagels, doughnuts e cia." da Naumann e Gobel.

Fiz assim...

MUFFINS DE DUPLO CHOCOLATE E NOZES ou MUFFINS DE BROWNIE ou MUFFINS TIREM-MOS DAQUI SENÃO EU COMO-OS TODOS PORQUE SÃO REALMENTE DELICIOSOS


INGREDIENTES
300g de farinha de trigo T65
1 colher (sopa) de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio
75g de açúcar
40g de cacau em pó
200g de chocolate de leite
4 colheres (sopa) de óleo alimentar ou manteiga
2dl de leite
1 iogurte natural
1 ovo
100g de chocolate de leite partido em pequenos pedaços
100 g de miolo de noz partida


PREPARAÇÃO
Como a massa não pode esperar, pré-aquece-se o forno no máximo e untam-se as forminhas ou o tabuleiro de muffins (usei desmoldante) ou colocam-se dentro destas, formas plissadas de papel.
Numa tigela misturam-se os ingredientes secos: farinha, fermento, açúcar e cacau.
Noutra tigela derrete-se 200g de chocolate de leite com o óleo e um pouco do leite. Junta-se ao chocolate o ovo, o iogurte, restante leite e o chocolate partido e as nozes.
Verte-se esta mistura na tigela dos secos e mistura-se rapidamente sem bater.
Enchem-se as forminhas mas não até cima, embora não cresçam muito.

Vai ao forno 180ºC durante 15min ou até o palito sair seco. Não assar demasiado.
Retiram-se, desenformam-se e deixam-se arrefecer num grelha. Polvilham-se com açúcar em pó.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Esta massa aceita variações, em vez de chocolate de leite podem ser colocados pedaços de chocolate branco; em vez de nozes pode-se colocar amêndoa. Pode-se enriquecer com 1 ou 2 colheres de coco ralado, ou melhor ainda, tiras de coco fresco feitas com o pelador de cenouras, ou mesmo alperces secos picados;
- Se não se gostar de cacau pode-se substituir por chocolate em pó, mas ficará mais doce (reduz-se no açúcar) e não fará contraste com as pepitas de chocolate (a não ser que estas sejam de chocolate preto).

15 comentários:

  1. Nem vou comentar... :P

    Mas que têm bom aspecto, têm.... para quem gosta de chocolate têm bom aspecto e devem saber ainda melhor!!! :)

    Acho q devia começar a ficar nervoso, com o meu proximo Post!!!
    ehehehehe

    Beijinhos com pimenta

    ResponderEliminar
  2. Irresistíveis! É verdade que até apetece lamber o monitor!!! ;-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. eu tenho a dizer que o teu blog devia ser banido da internet!!!! é demasiado apetitoso para poder estar online!!

    =)

    sabes explicar me a diferença entre a farinha tipo 55 e a 65? presumo que uma seja mais fina que outra, mas n sei qual...

    outra coisa: onde poderei comprar farinha integral (trigo/centeio) sem ser em secção de produtos dietéticos e biologicos e tal? sabes?

    beijoka

    ResponderEliminar
  4. Tudo de bom...nem precisa de comentário. Ótimos para acompanhar para um cafezinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá, a farinha T55 é mais fina que a T65, quanto maior o n.º mais grosseira é, por isso maior o conteúdo em gérmen e farelo. A T55 é mais refinada, desprovida de fibras, é boa para pastelaria mas a T65 é mais indicada para panificação. As semi-integrais são T90 e as integrais são T150. A de centeio que uso é T80.
    Costumo comprar a T65 em sacos de 5kg no Intermarché, a da marca deles (1.69 euros); a integral ou em ervanária ou na Makro, em sacos de 0,5kg marca Pitorro; a de centeio compro numa loja de farinhas em Coimbra em sacos de 5kg; o farelo, o gérmen, o glúten, as sementes, sémola de trigo e a farinha de alfarroba numa loja de produtos naturais/dietética/ervanária ou na seccção dos mesmo produtos no Continente. Os flocos de aveia no LIDL.
    Espero ter ajudado, mantém-te em contacto.

    Xau

    ResponderEliminar
  6. Olá!! Vim aqui retribuir a visita ao meu cantinho e o simpático comentário. Devo dizer que ainda não conhecia aqui o seu delicioso blog mas adorei conhecer, vou já pôr o link lá para voltar sempre :)

    Bem estes muffins parecem mesmo deliciosos, que bom aspecto têm!

    Em relação ao xarope eu comprei numa ervanária, mais propriamente no Celeiro, não sei se por aí há, mas penso que deve haver... A que comprei foi realmente muito cara (26€) e agora estou à espera que me enviem algumas do canadá pois lá com o dinheiro que gastei dá para comprar pelo menos quatro latas/garrafas...
    A tarte é realmente fabulosa, se por acaso encontrar o xarope, faça-a pois vai adorar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Ai que para mim olhar para isto sem poder tocar é pura tortura.

    :-)

    ResponderEliminar
  8. A foto está incrivel... É o delirio!!!

    ResponderEliminar
  9. Que deliciosos devem ser, parabéns pelo blog só agora o vi tb tenho o manjar de ideias doces :)

    ResponderEliminar
  10. Esta é a primeira vez que visito o teu blog, e estou encantada! Esses muffins devem ser maravilhosos; quando prepará-los, já vou sair distribuindo, senão o ponteiro da balança sobe... ;) Bjs

    ResponderEliminar
  11. Renato, você tinha razão, achei o seu título realmente perfeito! :oD Eu sempre omito as nozes (e pecãs) de meus bolos porque não gosto, mas como o brownie tradicional leva nozes, os seus estão impecáveis!
    Vou adicionar seu link aos Cinara's Place, OK?
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  12. Estes muffins deixaram-me literalmente sem palavras, nem sei como é que teve imaginação para um título tão grande ;-)

    ResponderEliminar
  13. Não sei se os faça... gulosa como sou, nem pedia para os tirarem da minha frente, acho que os escondia só para mim! :D

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!