quarta-feira, 30 de abril de 2008

OVOS ESCALFADOS EM LINGUINI DE BACALHAU

Refeição simples, rápida e saborosa ou não fosse o bacalhau o ingrediente principal. Bacalhau que é bacalhau nunca nos deixa ficar mal.

Tomate, cenoura, cebola, alho, coentros, bacalhau e ovos encontramos em qualquer frigorífico/arca congeladora. É só combiná-los de 1001 formas e uma delas é esta.

Pode ser servido mais ou menos caldoso, dependendo dos gostos, mas sempre acabado de fazer e bem quente.

O Rê gostou logo que ouviu falar em Linguini. Perguntou: "Vamos comer o Linguini?". Lembrou-se do amigo do roedor Remy, filho de uma ex-namorada de Gusteau (que morre logo no início da história), detestado por Skinner e namorado de Collete, que acaba por abrir o restaurante famoso parisiense Ratatouille. Começou logo a imaginar a trama toda do filme e foi caminho andado para comer o Linguini de bacalhau.


INGREDIENTES
2 postas de bacalhau (eu gosto de posta alta)
azeite
3 cebolinhas novas ou equivalente
2 dentes de alho
3 tomates grandes e maduros
1 cenoura
1 folha de louro
1 malagueta
pimenta moída
ovos
coentros picados
300g de linguini (pode ser esparguete)
1 fio de óleo (para cozer a massa)

PREPARAÇÃO
Coze-se o bacalhau, não muito cozido. Retira-se o bacalhau, mas reserva-se a água, retiram-se as peles e espinhas e desfia-se em lascas grossas. Reserva-se.

Coze-se a massa, um pouco mais dura que al dente (irá acabar de cozer depois), em água abundante, sem sal e com um fio de óleo. Escorre-se e reserva-se.

Corta-se a cebola em meias luas finas e o alho. Leva-se um tacho a lume brando com algum azeite, o louro, a cebola e os alhos e deixa-se que a cebola solte o suco. Acrescentam-se os tomates já pelados (escaldam-se alguns segundos e retira-se a pele) e cortados. Retira-se a folha de louro e a malagueta (ou não, se gostarmos de mais picante), acrescenta-se um pouco da água de cozer o bacalhau e tritura-se com a farinha mágica fazendo um puré.
Acrescenta-se a cenoura fatiada finamente (não ralada) e as lascas do bacalhau. Deixa-se engrossar um pouco o puré. Ainda com o puré meio líquido acrescenta-se a massa de forma a que acabe de cozer al dente. Verifica-se de sal, acrescenta-se um pouco de pimenta e mexe-se uma última vez e reduz-se o lume. Com a colher de pau fazem-se umas covas na superfície da massa e colocam-se os ovos abertos sem que se toquem. Tapa-se e 1-2min. está pronto.
Serve-se de imediato salpicado com coentros picados.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE
- Não é necessário cozer a massa com sal porque vamos usar a água do bacalhau que pode estar levemente salgada;
- É importante que a massa não coza completamente em água para depois cozer no tomate com o bacalhau, ganhando gosto e engrossando também o caldo;
- A quantidade de água de cozer o bacalhau que se acrecenta é variável dependente do volume de tomate triturado e que dê para cozer a massa e escalfar os ovos; coloca-se no início um pouco e depois acrescenta-se quando necessário;
- Junto com a cebola pode-se acrescentar uma tira de pimento vermelho.

6 comentários:

  1. Gosto muito de massa com bacalhau mas nunca me tinha lembrado de colocar o ovo por cima, bela sugestão pois deve ficar realmente muito bom. Vou experimentar assim.

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Sou fã, muito fã mesmo, sou fã ao ponto de não comprar esparguete... só compro linguini!!! só não percebo o pq de custar o Dobro do esparguete! enfim!!

    Quanto à receita.... a minha mãe faz mtas vezes... mas faz caldoso. E põe pão torrado e batata à portuguesa esmagada! tb é bom!

    Beijocas

    ps - e a receita dos croquetes de vitela??

    ResponderEliminar
  3. Tb adoro massa com bacalhau e tb nunca me tinha lembrado de colocar um ovo...

    ResponderEliminar
  4. deve ficar delicioso. e embora já tenha visto muitos pratos de bacalhau, nunca tinha visto nenhum como este.
    é uma receita bem original.

    ResponderEliminar
  5. Este prato para além de delicioso é diferente do habitual. Obrigado por partilhar.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!