domingo, 20 de julho de 2008

PANQUECAS INTEGRAIS

Para começar bem o dia, ao fim de semana obviamente, nada como umas panquecas quentes acabadas de fazer. Estas integrais servem para desculpar os recheios nada integrais, mas muito nutritivos.

De manhã não apetece bater claras em castelo, como nas Panquecas com Milho doce, por isso colocar todos os ingredientes num copo e triturar com a varinha mágica. Já está.

Depois o Rê é que decide o que por nas panquecas da mãe e do pai, a minha ficou assim, com uma variedade tipo cesta da Carmen Miranda, lol. Acompanha a panqueca da foto: doce de morango, queijo fundido tipo "vaca que ri", chocolate derretido e queijo fresco.

Fiz assim...

INGREDIENTES
150g de farinha de trigo integral
100g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
50g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
3dl de leite
50g de margarina derretida ou amolecida

PREPARAÇÃO
Colocar todos os ingredientes num copo largo e alto e triturar com a varinha mágica (ou liquidificador).
Aquecer uma frigideira anti-aderente pesada e colocar pequenas porções de massa, 10-15cm de diâmetro. Deixar assar e quando apresentar buraquinhos, virar a panqueca para assar do outro lado.
Retirar da frigideira e colocar a panqueca empilhada num prato para se manterem quentes.
Repetir até se gastar a massa.

Servir barradas com doces, compotas, geleias, chocolate derretido, nutella, queijo fatiado, fresco, fundido ou creme, fiambre, xarope de ácer (maple syrup)...

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para derreter queijo fatiado na panqueca, assim que se virar a panqueca coloca-se a fatia de queijo e deixa-se derreter ao mesmo tempo que assa a panqueca do outro lado.

4 comentários:

  1. Tão bom... eu e os integrais somos inseparáveis. Mas dá-me uma preguiça para fazer panquecas. E adoro comê-las...
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto que dá uma vontade louca de comer..... fiz a receita do paozão, ficou deliciosa deu dois grandes e não sobrou nadinha, ponho um dia desses, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. eu sou apaixonada por panquecas, principalmente para comer no café da manha. Já provei várias mas faltou essa integral.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou fazer um comentario nao só sobre esta receita como tambem outras que tenho visto por aqui!
    Está de Parabens!!
    Pelas receitas saudáveis e "sinceras". É raro encontrar receitas que saiam direitinho sem ter-mos de alterar um ingrediente ou outro, ou pelas quantidades "enganadas". Aqui vejo boas receitas repletas de sinceridade!

    Obrigada :)

    Sara Melo

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!