terça-feira, 29 de julho de 2008

MOLHO DE MOSTARDA DE DIJON

Uma sugestão de um molho para salada.

É habitué temperarmos as saladas com o molho simples e famoso vinaigrette: 3 partes de azeite e 1 parte vinagre (ou sumo de citrino), temperado com sal e ainda com a opção de especiarias (pimenta moída, a mais usada) e ervas frescas picadas. Bate-se muito bem o azeite com o vinagre até se obter uma mistura espessa e opaca e rega-se a salada de imediato.

O vinagre pode ser o de sidra, vinho, geralmente branco, mas pode ser usado o aromatizado (de framboesa, por exemplo) ou o balsâmico de Modena.

A emulsificação (nome dado ao processo de separação das gorduras) pode ser feita num shaker próprio ou batendo a mistura com um garfo, dentro duma taça.

A mostarda é um condimento que pode ser usado em pó, em grão ou em pasta (molho pré-feito). As sementes de mostarda podem ser castanhas ou escuras (estas são mais picantes). A mostarda de Dijon é um molho tipicamente francês, elaborada com mistura de mostardas, vinho branco, vinagre, entre outros.

Fazer um molho vinaigrette com azeite, vinagre e mostarda Dijon dará um sabor diferente à salada, que combina muito bem com carnes grelhadas e evita adicionarmos sal.

Fiz assim…

MOLHO DE MOSTARDA DE DIJON


INGREDIENTES
3 partes de azeite
1 parte de mostarda de Dijon

PREPARAÇÃO
Num shaker colocar os ingredientes bater bem até a mistura ficar cremosa.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode usar-se 3 partes de azeite + 0.5 parte de vinagre + 0.5 parte de mostarda Dijon, para um sabor menos acentuado a mostarda;
- Outra sugestão de que gosto é adicionar coentros picados a esta vinaigrette de azeite e Dijon.

4 comentários:

  1. Vou contar uma historinha:
    Quando comprei um frasco de mostarda que se dizia de Dijon no Lidl fiquei desconfiada. O preço era muito baixo em comparação com a "de Dijon" que eu conhecia. Mas trouxe, afinal tem que se experimentar para saber. Abri e tudo muito bem... nada de especial, era mostarda. Ao segundo dia já tinha azedado, cheirava mal e foi para o lixo.
    Serviu de aprendizagem! Só tenho pena de não conseguir encontrar a mostarda em pó ou em grão...
    Adoro estes temperos nas saladas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ameixa, curioso, costumava comprar no LIDL o copo da mostarda, mas agora desapareceu de lá. Comprei sempre e nunca azedou. Agora comprei no continente e escolhi o copo igual (vê aqui) ao que já tinha do LIDL assim fica para fazer conjunto, é igual, mas no LIDL era mais barata.
    No continente há mostarda em pó da Colman's, vê aqui.
    Em grão não se encontra facilmente, mas eu já comprei e tenho em casa a negra e a amarela/castanha.

    ResponderEliminar
  3. Eu não falava dessa mostarda que é mesmo de Dijon... No Lidl há um frasco que diz mostarda de dijon mas muito mais barato e o logotipo não é nada parecido com a original :) Eu é que comprei para experimentar e lixei-me. Aqui não tenho continente ao pé... vai mesmo mostarda de frasco :)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Simples e delicioso faz a salada ficar mais apetitosa.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!