quinta-feira, 17 de julho de 2008

PLÁTANO OU BANANA-PÃO FRITO

A banana-pão é uma variedade de banana não muito comum por cá. É originária da América do Sul onde é consumida como alimento principal por muitas tribos e não só. Também é muito usada em África, enfim, em países tropicais.

Esta sugestão eu aprendi num desenho animado há muitos anos (isto não quer dizer que deixei de ver desenhos animados, lol!) acho que foi no Artur, e já não me recordo se é uma sugestão Cubana ou Dominicana.

É uma banana mais comprida. de casca verde, é usada em culinária ao invés de ser comida como fruta. Assada, cozida, frita, são algumas das formas de a fazer.

Não tem o sabor doce da banana, tem uma aroma mais disfarçado por isso acompanha muito bem carne grelhada na brasa ou mesmo um caril.

Deve ser escolhida verde e nesta sugestão nunca deve ser usada madura, pois depois de frita ficará muito mole e ensopará de óleo. Esta é mesmo a única dificuldade da receita, a escolha das bananas-pão. Muito verdes custam a descascar, dará por isso, e não terão nenhum aroma especial, muito maduras ensoparão de óleo, embora o aroma seja bem melhor. Há que ter o meio termo.


Fiz assim...

INGREDIENTES
banana-pão
óleo para fritar

PREPARAÇÃO
Descascar as bananas e retirar toda a casca que ficar agarrada. Cortar em rodelas com 2cm de espessura e fritar em óleo abundante, como se fossem batatas fritas.
Retirar assim que começarem a ganhar uma cor mais amarelada e escorrer em papel absorvente. Fazer isto a todas as rodelas.
Cada rodela frita será agora esmagada com a ajuda da base plana de um copo largo, por exemplo, ou outra coisa.
Fritar novamente as rodelas de banana esmagadas no mesmo óleo até ficarem douradas. Retirar e escorrer em papel absorvente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se as bananas estiverem muito maduras ficarão depois de fritas uma papa de óleo, não as usar para esta sugestão, eu já experimentei, lol.

5 comentários:

  1. Adoro bananas, especialmente as fritas! Não conheço essa variedade chamada "banana-pão", mas costumo fritar bananas-da-terra e comê-las com açúcar e canela polvilhados por cima... Ficam uma delícia!
    Adorei o blog!

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar muito na banana pão. Particularmente no programa "Na roça com os tachos" o apresentador usava muito este tipo de banana. Eu acho que nunca vi por cá à venda. Ficam com aspecto de florzinhas :) Deve ser bom
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado, fez-me agora lembrar um amigo da República Dominicana que viveu cá.
    Sempre que íamos jantar lá a casa dele um dos acompanhamentos era banana-pão frita.
    Ele fazia exactamente assim :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela, esta receita eu já não me lembro se é da República Dominicana ou Cuba ou ali por perto, eu vi há muitos anos num desenho animado, acho que era o Artur, que ia visitar a família de um amigo e mostravam-lhe os costumes do país. Pode ser muito bem da R. Dominicana.

    ResponderEliminar
  5. A O doce de banana pão é delicioso fica com textura de musse!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!