quarta-feira, 23 de julho de 2008

POLENTA GRELHADA

A polenta é uma especialidade italiana, mas que foi adoptada por outros países para onde italianos imigraram, se radicaram e transmitiram a sua cultura, neste caso, gastonómica, como o Brasil e a Argentina.
Inicialmente era um prato de pobres, servia até de pão, hoje é servida como iguaria nos finos restaurantes italianos.

É feita de milho amarelo, geralmente sémola de milho mas também pode ser feita de farinha de milho. Pode ser servida quente ou fria, caldosa, mole ou dura (seca), simples, frita ou grelhada.
Pode ser recheada com variadíssimos ingredientes, como queijo, cogumelos, vegetais...
Geralmente é servida como acompanhamento, desde pratos com molho a carnes grelhadas, ou simplesmente com molho à bolonhesa ou um bom molho de tomate enriquecido em manjericão.
Acabada de fazer pode-se polvilhar com queijo parmesão ou mozzarela, hummm!

Na Madeira serve-se Milho Frito, que é uma polenta cortada em palitos grossos que depois são fritos, delicioso. Acompanha carnes grelhadas, de óptima qualidade, como é a carne açoriana, ou os famosos bifes de atum.
No Algarve temos também o Xarém que é feito de forma semelhante embora tenha outros ingredientes e servido de outra forma.

Adoro a polenta frita, mas para ser mais prático, rápido e mais saudável optei pela polenta grelhada. Quer frita quer grelhada fica com uma superfície crocante. Quanto mais finas forem as fatias mais crocantes ficam, mas mais difíceis de virar se tornam. Fritas corto com 1cm de espessura e grelhadas com 0,5cm de espessura.

A polenta feita com sémola de milho amarelo deverá ferver em água (na proporção de 4x o volume de sémola) durante 30-40min. sempre a mexer.
A polenta instantânea é feita com sémola de milho amarelo pré-cozida, logo em 3min. está pronta. Algumas polentas instantâneas (como a Polentina) já contém sal, por isso este não deve ser adicionado.


Fiz assim...

INGREDIENTES
125g de polenta pré-cozida
0,5l de água
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta
1 fio de azeite

PREPARAÇÃO
Numa caçarola colocar todos os ingredientes, levar a lume médio e cozinhar 3min. mexendo sempre com uma colher de pau. Cuidado com as bolhas que se podem criar e saltar.
Colocar num pirex ou tabuleiro.
Deixar arrefecer.
Cortar em fatias com 0,5cm e grelhar numa frigideira anti-aderente pesada bem quente, ou numa grelha de carne.
Deixar dourar dos dois lados.

Servir quente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Esta polenta pode se enriquecida com queijo mozzarela ralado no final da cozedura;
- Se não encontrar a polenta pré-cozida (eu comprei no Jumbo da marca Ferrero - made in Italy) pode usar a sémola de milho amarelo seguindo o método tradicional.

11 comentários:

  1. olá!!! Ando a fazer uma pesquisa para fazer licores para oferecer com compotas no Natal... ajuda-me... sou tão novata nisto .. não percebo nada ... tem de se estirilizar os frascos antes e depois... o licor tem de se filtrar... please :)
    obrigada
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro polenta. Há tempos comprei uma pré-preparada, que bastava ir ao microondas (deve ser da mesma que compraste) que ficou deliciosa.
    Assim desta forma deve ficar melhor ainda

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudinha, quanto às compotas, doces e geleias há que esterilizar os frascos e tampas antes de colocar lá o doce. Pode ser esterilizado na panela de pressão, por uns minutos ou há quem o faça no microondas, a seco ou colocando um dedo de água nos frascos (cuidado depois ao tirar porque a água pode ferver mas está parada e quando se mexe no frasco ela entra em ebulição). No microondas não podem ir tampas metálicas.
    O doce põe-se nos frasco mal acaba de ser feito, ainda bem quente e enche-se o frasco (evita-se criar espaço para proliferação de fungos) e tapa-se. Podem ser usados frascos de compotas aqueles que têm uma borracha laranja e a tampa fecha-se com arame, sabes?
    Os frascos podem ficar assim para serem guardados ou depois do doce lá dentro, coloca-se na panela de pressão com um pouco de água e deixa-se levantar fervura, desliga-se e deixa-se tirar a pressão. Assim ficam mais esterilizados.
    Para que estes doces não se estraguem devem ter alto teor de açúcar, nada de doces lights.

    Os licores precisam só de garrafas esterilizadas, fervidas no panela ou microondas. Deixa-se macerar num frasco de boca larga durante o tempo necessário, com os frutos, açúcar e aguardente, ou álcool 96º mas não aquele das feridas porque esse já tem cetrimida acrescentado. Depende da receita, pode-se macerar sem açúcar e depois acrescenta-se a calda de açúcar.
    Não voltam a ser esterilizados, porque o álcool que têm é um ambiente estéril para os fungos e bactérias comuns. (daí colocarmos nas marmeladas uma rodela de papel vegetal embebido em álcool).

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. È a 2ª receita de polenta que vejo hoje, está a tornar-se dificil de resistir.

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi....
    Não faço ideia se é bom ou não...

    :(

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro essa polenta e no sul chamamos de polenta brustolada. tenta colocar uma fatia de queijo em cima, e verás entao que o queijo comeca a derreter,... fica muito bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. è uma óptima sugestão para a polenta....bjs

    ResponderEliminar
  8. Ainda não provei polenta. Comprei um pacote de farinha de milho para fazer... mas não sei como fica o resiltado.

    ResponderEliminar
  9. O milho frito é da Madeira. :)

    Quero experimentar polenta frita. Será que da para na Bimby e fritar na Actifry?

    ResponderEliminar
  10. Ana, tem toda a razão, lapso meu. Já está corrigido.

    Nunca fiz na bimby mas tirando a parte de ter de rapar à volta da lâmina, acho que dará certo. Pode ser que demore mais 1-2min..
    Não tenho actifry e aqui tenho dúvidas pois pode acontecer que quando começar a aquecer a polenta fique um pouco mais mole e depois com o movimento da pá, se desfaça um pouco. Mas como digo, não tenho experiência na actifry.
    Se experimentar depois diga como correu.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!