No dia do Pai houve Fondue de Queijo.
O Fondue (fondiu) é um termo francês, que significa fundido, embora a origem desta especialidade seja suíça. Os originais seriam de leite espesso e cremoso, depois a adição do queijo aumentou ainda mais o seu sabor e cremosidade. Hoje aplicamos o termo a várias preparações, como as de óleo ou azeite para carnes (acompanhadas pelos mais variados molhos) ou de caldo para peixes, ou o inconfundível, super-maravilhoso e desconcertante, fondue de chocolate para frutas, onde se inclui o morango, claro.
Usei os queijos típicos para fondue: gruyère e emmental, ou não fossem estes suíços. Mas podem ser usados outros, que não sejam muito duros e que possam derreter. O francês comté (gruyère de Comté) pode substituir em parte o gruyère. Uma parte de mozzarela também. É bom que um destes queijos tenha um sabor ligeiramente forte. O nossa da Ilha combina bem, numa pequena porção.
Sempre que como Fondue de Queijo que história me vem à memória? Astérix e os Helvéticos. Não sei se é o fondue que me lembra o Astérix ou se foi o Astérix e os Helvéticos que me levou a comer e gostar de fondue de queijo. "Oh! Perdi o meu bocadinho de pão..."
E para os desastrados que perdem o pão no "caldeirão" há castigo. Tradicionalmente, e se estivéssemos na Suíça, o castigado daria uma volta à cabana, na neve, descalço; poderia ter que dar um beijo na bochecha do seu companheiro da direita. Mais prático, seria ele que lavaria a loiça, arrumaria a mesa... Ou então, tal como na fava do Bolo Rei, que tem de comprar o Bolo no ano seguinte, aqui teria de organizar o próximo fondue. É mais um prazer que um castigo...
Permite um convívio muito animado.
O pão, esse, deve ser variado, e a MFP dá um jeitaço. Com sementes, sem semente, de trigo, milho, centeio, girassol... são inúmeras as hipóteses e sabores.
Usei Pão de àgua de Mistura - No-knead Bread e tostas, mini-tostas.
Fiz assim...
FONDUE DE QUEIJO
INGREDIENTES
200g de queijo emmental
150g queijo gruyère
100ml de vinho branco de qualidade
125ml de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
2 dentes de alho
sal fino
pimenta moída
noz moscada moída
1 colher (sopa) de kirsch (aguardente de cereja) ou conhaque (opcional)
PREPARAÇÃO
Numa caçarola levar a ferver metade do leite com o dente de alho. Assim que ferver, desligar e rejeitar o alho.
Juntar ao leite o vinho branco e ao lume acrescentar os queijos bem partidos ou ralados. Mexer bem, para não pegar no fundo.
Dissolver no restante leite o amido e juntar à mistura assim que os queijos estiverem derretidos.
Temperar de sal, pimenta e noz moscada. Se se optar pelo kirsch, adicioná-lo agora.
Deixar fervinhar e transferir para a caçarola do fondue que previamente foi untada com o dente de alho partido.
Acender a lamparina e deixar aquecer lentamente.
Mergulhar os pedaços de pão, espetados num garfo comprido de fondue.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O amido de milho pode ser dissolvido no vinho ou no leite,
- Adicionar o sal apenas no fim de provar o fondue, pois os queijos podem ser salgados;
- As quantidades dos ingredientes pode variar dependendo do grau de fusão dos queijos.
Eu adoro Fondue de carne, de chocolate, mas confesso que de queijo nunca fiz, e sou eu fã de queijos rsrsrs... Renato, deixei um selo no meu blog para si porque acho que é um Super Cozinheiro! Gourmet, diria mesmo! Obrigada.
ResponderEliminaro de queijo é sempre o meu preferido!!!!
ResponderEliminare para para não ficar só no pãozinho, sirvo também acompanhado de cubos de batatas (cozidas al dente!)
beijos!
Não é dos que mais gosto, e por acaso vou fazer de carne no week-end. Mas para quem gosta, sabe sempre bem. Bj
ResponderEliminarQue delícia! Adoro! É isto e a raclette :) Mas há tempos que não como!
ResponderEliminarJá fiz fondue de carne e chocolate e adorei, agora de queijo nunca experimentei, porque não sei até que ponto não se tornará muito enjoativo! :S
ResponderEliminarMas quem sabe, qualquer dia sou capaz de experimentar! :)
Bjcas.
Adoro fondue de chocolate e de queijos. Gostei muito dos ingredientes deste fondue de queijo, vou ter de fazer um dia destes. Agora explica-me que fondue é esse de caldo para peixes? É que nunca ouvi falar.
ResponderEliminarO queijo é a minha perdição... Uma receita destas vem mesmo a calhar!
ResponderEliminarEu gosto tanto de queijo, ou melhor, quijos, mas o colestrol é uma maldição!
ResponderEliminarMas este fundue stá uma tentação.
Manuela - Geralmente fritam-se as carnes em óleo também aromatizado com alho, e os peixes são cozidos (na caçarola do fondue) em caldo de peixe aromatizado com cheiro verde. Nos dois casos depois serve-se com diferentes molhos.
ResponderEliminarSou mais carnívoro, mas cubos de diferentes peixes frescos acabam por saber bem também.
Hummm Dear God!!! e depois a maldita sou eu...por acaso no fim-de-semana vou fazer mas de carne...mas adoro o de queijo...adoro...e adorei as dicas
ResponderEliminarJá provei uma vez, há bastantes anos, na Suiça, mas confesso que não gostei muito. Mas perante tantos elogios tenho de voltar a exerimentar.
ResponderEliminarBeijinhos
Sei que estou sempre a falar do que não gosto, mas tenho que confessar, que a ideia de juntar leite e alho me deu volta ao estomago a ponto de ficar mal disposta!! :(
ResponderEliminarQuanto ao fondue, adoro o de carne... faço resmas de vezes, de queijo já comi (n tinha alho) mas nunca fiz!!
Ainda estou meia agoniada...
Beijinhos
Gosto muito de fondue.De queijo só fiz uma vez mas adorei :)
ResponderEliminarBeijinho
Pimenta - Já tinha pensado em ti. E quando aqui vieres comer o fondue de queijo eu não ponho alho, embora fique a perder. E no final não haverá bolo de chocolate. Se bem que o bolo pudim tinha a virtude de lhe poderes comer uma só parte, lol!
ResponderEliminarIsto para mim é castigo, ver queijo assim derretidinho é tortura! Nem digo mais nada... vou ali amuar um bocadinho :)
ResponderEliminar