quarta-feira, 30 de julho de 2008

FRANCESINHA

Contam algumas histórias que as, nossas amadas, francesinhas foram re-inventadas no Porto por um emigrante francês a partir de um snack francês Croque-monsieur. Este snack francês tem algo em comum com a francesinha: pão, fiambre, queijo (suíço), um molho de cerveja e ir ao forno antes de servir. [servidas com um ovo estrelado em cima chamam-se Croque-madame]
As nossas francesinhas foram bem re-inventadas, pois são mais substanciais.

Típicas do Porto mas já se comem um pouco por todo o lado.
Há tantas variações como tantos os que as fazem. Comum a todas é o molho. O molho é o que torna especial a francesinha. De porco, vaca, frango ou mesmo vegetarianas, o molho...

Já experimentei molhos prontos em frasco, mas não me convenceram.
Este molho que aqui fica hoje é um dos melhores que fiz, pode não ser o perfeito, mas é melhor que os de compra e melhor que alguns que já comi em restaurantes.
Já experimentei adicionar whisky ao molho, mas não me agradou, pode ser que outra bebida fique melhor, com vinho do porto fica mais suave. E como a francesinha é do Porto, vamos pôr vinho do Porto.
A ideia da publicação deste molho é ser um ponto de partida para obter O molho. Quem faz ensaios deste molho é favor comentar e deixar sugestões.

Para mim as francesinhas, e podem não ser as verdadeiras, têm pão, um bife fino de vaca, linguiça grelhada, salsicha fresca grelhada, fiambre, queijo, molho e ovo estrelado (opcional).

O pão de forma é bom, de preferência caseiro, se for tipo Panrico ou Bimbo prefiro o Bimbo para torradas, de fatias largas, de hotelaria.

Fiz assim...

FRANCESINHA


INGREDIENTES
Para o molho (dá para 3 francesinhas):
1 colher de manteiga ou margarina
1 cerveja de 33cl
1 colher (sopa) de vinho do porto
1dl de leite
1 colher (sopa) de maizena
2 tomates pelados previamente triturados
1 cubo de caldo de carne
1 folha de louro
1 malagueta
pimenta-preta q.b.

Por francesinha:
2 fatias de pão levemente torrado
2 fatias de fiambre com 2-3mm de espessura
4 fatias de queijo
1 bife fino de vaca
1 salsicha fresca grelhada aberta a meio
1 linguiça grelhada em fatias longitudinais

PREPARAÇÃO
Numa caçarola derreter a manteiga, juntar a cerveja e o vinho do porto. Dissolver a maizena no leite e juntar na caçarola. Triturar o tomate co o cubo de carne e juntar na caçarola. Adicionar o louro, a malagueta e a pimenta. Levar ao lume até engrossar. Retirar o louro e a malagueta. Se for necessário a varinha mágica, reirar primeiro o louro e a malagueta.

Num prato que possa ir ao forno colocar um pouco de molho ao centro, uma fatia de pão, uma fatia de queijo e uma de fiambre. Acrescentar o bife, a linguiça e a salsicha. Cobrir com mais uma fatia de fiambre, de queijo e de pão. Por cima do pão dispor as duas fatias de queijo de modo a cobrir o pão e parte dos lados. Regar com o molho e se for preciso ajudar com uma colher a cobrir de lado. Levar ao forno, no grill, para derreter o queijo.

Servir com batatas fritas em palitos, à volta da francesinha e no próprio molho.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se a salsicha fresca se desmanchar muito é preferível grelha-la inteira e só depois a cortar longitudinalmente. Já a linguiça pode ser logo aberta para grelhar;
- Se a montagem for feita com os ingredientes já frios, levar ao forno ou ao microondas, antes do grill para aquecer a sandes.

16 comentários:

  1. Ai o que eu adoro esta maravilha... a tua ficou linda linda.
    Olha qt à KitchenAid é a melhor batedeira que há no mundo disso não há dúvida, funciona bem com massas muito espessas mas pode mexer-se temos que a vigiar nessas alturas. E é tão linda não é ?

    ResponderEliminar
  2. Olá Renato!
    Que belo aspecto que tem esta francesinha!!!
    Eu posso também dizer que sou da mesma opinião: a francesinha para mim distingue-se pelo molho!!! Já experimentei fazer uma vez o ano passado e não correu bem:(....e não voltei a expermentar...mas talvez volte a fazer com esta sugestão. A ideia que tenho é que o "molho" leva mais bebidas alcoólicas. A mãe de uma amiga minha faz um molho que é para mim "aquele"...tenho de voltar a insistir para partilhar a receita...
    Voltarei quando tiver novidades...
    Maria.

    ResponderEliminar
  3. E eu tão perto do Porto e nem me lembro de comer uma boa francesinha... São maravilhosos. O segredo é sempre o molho. Não gosto do de frasco... yeck!

    ResponderEliminar
  4. este é simplesmente um dos meus petiscos favoritos.
    adoro uma boa francesinha.
    nunca experimentei com molho de compra, pois acho que o molho caseiro deve ser muito melhor.
    a tua francesinha ficou apetitosa.

    ResponderEliminar
  5. Maria, vê se consegues a receite do "tal" molho da mãe da tua amiga, vamos melhorar.

    ResponderEliminar
  6. Vai falar o Porto:)

    Falar em francesinhas aqui em casa resulta sempre com a mãe na cozinha.... tirando as francesinhas do Capa Negra (café sobejamente conhecido no Porto) as ca de casa também fazem maravilhas.

    Em forma de gratidão pela simpatia que o Renato teve comigo é sem ter palavras para o descrever vou enviar-lhe penso eu .... ser melhor receita para o molho das francesinhas passada por um mestre cozinheiro do Porto.

    Esta receita esta guardada religiosamente e nunca saiu das nossas portas há mais de 20 anos.

    Foi a forma de lhe agradecer, espero que tenha tanto sucesso consigo como tem aqui.


    Abreijos
    Linda

    ResponderEliminar
  7. Adoro! mas já n como há seculos! nhami nhami!

    Ps - é impressão minha, ou esqueceste-te de por nos ingredientes o bife??

    ResponderEliminar
  8. Este molho é tudo. Gosto de preparar pratos assim para os lanches ajantarados.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo seu blog e por esta receita, vou testá-la aqui em casa.
    Obrigada por ter visitado o meu blog.
    Vou adicionar o seu blog ao meu, ok?
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
  10. Olá Renato,
    Está combinado!!
    Mas parece que entretanto já lhe facultaram uma!!! Queremos saber o resultado;)
    AH!!E onde podem comer a maravilha de que eu falei:
    GREEN STONE
    PR.PEDRA VERDE,4-8
    4100 - 385 PORTO
    Telf.: 226189876
    Fax: 226189876
    Muito bom mesmo!!!
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Oi Renato, passenado pelo teu blog vi as francesinhas. As do Requinte em Matosinhos são divinas. Também quero o molho alias a receita. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Já vi a receita do seu molho. parece-me bem, mas como estamos em época de crise, temos que poupar, e nesse aspecto, eu faço-o constantemente.
    Eu costumo fazer várias vezes francesinhas em casa. muitas delas às vezes são mais tostas mistas com salsicha e/ou chouriço.
    Para o molho costumo fazer um molho muito simples, rápido, muito aromático e versátil no que diz respeito ao picante, pois em casa a minha mulher gosta pouco de picante e os meus filhos nem pensar, pois são pequenos.
    Aqui vai o molho que é feito sempre a olho.
    Numa pequena panela coloco água, um ou dois caldos de galinha (tipo Knorr), um dente de alho esmagado e uma folha de louro. Junto também uma colher de sopa rasa de pimentão doce em pó. Deixo levantar fervura e reduzo a temperatura para ir cozinhando. Quando sinto que os sabores já começam a saír da panela acrescento um pouco de vinho do Porto. Deixo cozinhar mais um pouco para os sabores se misturarem. A seguir é só engrossar com farinha maizena (amido de milho) e já está. Eu costumo 2 ou 3 minutos antes de servir acrescentar mais um pouco de vinho do Porto para ficar mais aromática. Na mesa quem quiser picante coloca na hora, Tabasco ou outro molho picante que tenha.
    Experimentem e comentem. Acho que vão ficar contentes.

    ResponderEliminar
  13. António - Obrigado pelo comentário. O seu molho parece-me bom e rápido. Um dos meus primeiros molhos de francesinha até foi semelhante, apenas acrescentei cerveja no início para ir evaporando.
    Realmente o picante tem de ser a gosto, pois não queremos estragar o paladar de quem come, e com crianças...
    Irei experimentar o seu molho num destes dias.
    Obrigado uma vez mais.

    ResponderEliminar
  14. no molho so te falta pimento vermelho,e vinho branco de resto ta ok xau bjs

    ResponderEliminar
  15. Deco confessar que sou MUITO ciumenta com o 'meu molho', mas tenho aprendido aqui a partilhar as receitas, posto isto, eu coloco tb uma cebola generosa pq amacia e aveluda o molho e maizena disolvida em leite, e não uso mt bebidas como muitas pessoas usam até pq se pensarmos na época das «verdadeiras» francesinhas...
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  16. Estados de Alma - Obrigado pela partilha, é mesmo para isso que aqui estamos não é. Reconheço que algumas receitas nós gostamos de as manter connosco, mas também sabe bem que outros façam as nossas e lhes corra bem.
    Quanto à maizena também a uso dissolvida no leite, usa em maior quantidades? a cebola, pois, essa não a usava, boa ideia. Quanto às bebidas, sem elas ficam bom, ou precisa de pelo menos um cheirinho de alguma? cerveja?
    :) (se eu estiver à abusar, nem responda, lol)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!