segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EXTRACTO DE BAUNILHA

Este é um extracto alcoólico de baunilha. Pode ser usado em todas as receitas onde o álcool não seja inconveniente. Combina muito bem com massa que vão ao forno, pois o álcool evapora. Em cremes e doces que apenas vão ao frigorífico deve-se ter atenção ao componente alcoólico, se não for o desejado deve-se usar o extracto industrializado.

Com as baunilhas que comprei, para além do açúcar baunilhado, preparei também este extracto de baunilha. De início já apresenta uma cor dourada palha, mas com o tempo a infusão escurecerá adquirindo um dourado escuro a castanho claro.


O princípio é simples, é uma infusão de vagens de baunilha em álccol. O aroma e sabor passam por difusão do interior da aromática vagem para o meio alcoólico. É a preparação de um licor, neste caso de abunilha. No fim não lhe acrescento açúcar nem nenhuma calda, mas se o fizesse seria um autêntico licor. Irei preparar um semelhante mas com o destino de licor.

Pode ser usado qualquer bedida alcoólica: aguardente, brandy, whisky, absinto, vodka, ou mesmo álcool etílico (desde que não possua nenhuma substância dissolvida como a cetrimidina). É de privilegiar uma bebida que tenha sabor neutro e que não tenha álcool excessivo, para não desvirtuar o prato com que é aromatizado. Escolhi vodka.

Fiz assim...

EXTRACTO (ALCOÓLICO) DE BAUNILHA

Extracto de Baunilha com 4 dias de infusão

Extracto de Baunilha com 25 dias de infusão


Extracto de Baunilha com 3 meses de infusão


Extracto de Baunilha com 1 ano de infusão

INGREDIENTES
500ml de vodka
4 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar dentro de um frasco alto, estreito e esterilizado o vodka e as vagens de baunilha. Rolhar e deixar em infusão.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei a própria garrafa do vodka de 500ml (comprei no Lidl);
- Guardar em local escuro (armário ou despensa) até adquirir uma cor escura;
- Quando se tiver gasto meia garrafa, perfazer com vodka.

20 comentários:

  1. Estou de olho nessa receita desde que a vi no blog da Cinara. Mas estou a ver se encontro vagens em saldo primeiro hihi

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho sempre um frasco de extracto de baunilha ...mas de compra...este teu deve ser mesmo bom...beijinho

    ResponderEliminar
  3. estou com minhas vagens guardadinhas a um bom tempo, só me falta tempo pra poder fazer esse extrato.
    Brigada pela dica
    boa semana

    ResponderEliminar
  4. Acho q essa vodka é mal enpregadinha em comida.... devia era ser BEBIDA!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou como a Manuela diz tá muito cara a baunilha,mas gostei da ideia, ;)

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto este procedimento... ideia excelente. Hoje vi no Intermerché vagens a 1,72€... até nem estão muito caras.

    ResponderEliminar
  7. Realmente ótima idéia! Uma pergunta: as baunilhas devem ficar inteiras, ou deve-se dar um talho para abri-las e colocar o álcool em contato com a "marca" ou polpa?
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Está com uma côr tão bonita! :)

    Só fiz ainda o açúcar baunilhado.

    Ando à procura duma garrafa pequena para fazer o extracto.

    Vou ver se consigo ir hoje ao correio para completar o tráfico lol

    ResponderEliminar
  9. Nao sei nem se vc vai ler esse comentario, mas deixo assim mesmo. Vc deveria ter aberto as baunilhas ao meio e cortar em pedaços pequenos e o teu extrato em um ano seria tao concentrado que vc nem veria os peaços de banilhas dentro. Refaça e veras a diferença! Palavra de uma farmaceutica.

    ResponderEliminar
  10. Olá, obrigado pelo comentário.
    Quando fiz pensei em abrir as vagens, tal como para o açúcar baunilhado. No entanto, pensei que como a baunilha é mergulhada num líquido e com o tempo, por difusão adquirirá toda a cor, aroma e sabor, sem ter necessidade de ser cortada em pedaços-
    Vou experimentar a sua sugestão.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo excelente blog, graças às suas dicas e receitas é que me comecei a aventurar com sucesso nas lides do pão caseiro - o que lhe agradeço!
    Gostaria de colocar uma questão quanto a este extracto: ao fim de quanto tempo/utilizações é que deveremos substituir as vagens de baunilha?

    Grata desde já,
    Catarina

    ResponderEliminar
  12. Catarina - Fico contente por fazer pão e por gostar de o fazer.
    Quanto à baunilha, enquanto tiver álcool não precisa de mudar as baunilhas. Quando acabar e tiver que encher com mais vodka pode manter as "velhas" e juntar 1 nova, por exemplo. Já agora, experimente a sugestão deixada aqui nos comentários, de abrir a vagem, a não ser que não queira as sementes soltas no extrato.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela resposta célere!
    Neste momento já tenho uma garrafa com as vagens - duas inteiras e duas abertas. Agora é aguardar e utilizar :)

    Grata mais uma vez,
    Catarina

    ResponderEliminar
  14. Ja sigo o seu blog ha algum tempo. Hoje vi a receita dos muffins de aveia que irei experimentear em breve. Tem um aspecto delicioso! Ao ver a receita dos muffins, fui ver a do extrato de baunilha que tambem ja fiz, mas ainda nao experimentei. Depois fui ver o acucar baunilhado, que tambem ja faco mas com vagens recicladas, ou seja, depois de usadas em cremes, lavadas e secas coloco as no recepiente com acucar e resulta na perfeicao. Mas confesso que o que me despertou ainda mais a atencao foi tre conseguido comprar 20 vagens de baunilha a 5 euros. Ora, como muitos seguidores tambem gostava de saber onde as comprou por esse preco?: :-)

    ResponderEliminar
  15. Olá Paula, por cá não consigo esse preço, mas comprando pela net consegue-se, o preço vai variando. Acedendo, por exemplo, ao ebay no UK, podem-se encontrar vindas de Madagáscar (pelo menos assim são anunciadas), onde já comprei, como aqui.
    Também pode ver aqui num site que me indicaram mas onde nunca comprei.
    Se precisar de alguma ajuda diga ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho uma duvida quando é que se deve trocar a vagem?

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma duvida quando é que devemos trocar a vagem

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho uma duvida quando é que devemos trocar a vagem

    ResponderEliminar
  19. A vagem não se troca, pelo menos eu nunca troquei, vou acrescentando novas. É claro se as vagens já têm muitos anos e o extrato já não fica escurecido e o aroma também já não é forte, pode-se começar tudo novamente, com vagens novas.
    Mas duram pelo menos 3 anos.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!