quinta-feira, 29 de maio de 2008

BOMBONS DE LARANJA

Já não é novidade para ninguém que adoro a combinação chocolate e laranja. Não perco uma novidade com esta dupla.

Estes bombons de laranja surgiram desta minha atracção. Pensei em fazer uns bombons, no início seria para terem um recheio de leite condensado e coco, mas rapidamente disse, naaaaaaa, chocolate e laranja. Assim aproveitei para usar a couvette de gelo em forma de gomos de laranja, que tinha comprado à pouco tempo, não para fazer gelo, mas já com a ideia de bombons em vista.
Ainda tinha num frasco laranja açucarada igual à que fiz na outra semana, mais antiga, triturei-a, mas sem a tornar em pó e adicionei-a ao chocolate já temperado (ver Dicas 2).
Usei chocolate meio-amargo para contrastar com o açúcar das laranjas, estas ficaram como pequenos cristais crocantes no chocolate.

Ficaram simples e óptimos. Fiz 24, 6 desses não tiveram tempo de ser fotografados, ficaram estes 18. O Rê bem os preferiu aos kinders dele, a Pê sorrateiramente fazia-os desaparecer (mesmo tendo ficado em cima do frigorífico). Sorte teve o FO, que em boa hora passou por aqui e os experimentou.

Fiz assim...

BOMBONS DE LARANJA


INGREDIENTES
300g de chocolate meio-amargo de qualidade (usei 70% cacau)
5 colheres (sopa) de Laranja açucarada triturada

PREPARAÇÃO
Derreter o chocolate seguindo as indicações de temperagem das Dicas 2 de Chocolate. Isto é, aquecer em banho-maria até 45ºC, arrefecer até 27ºC e reaquecer até 31ºC.
Adicionar a laranja triturada ao chocolate. Verter para as formas de bombons e levar ao frigorífico para solidificar, no mínimo 20min..

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se acrescentar 1 colher (sopa) de licor de laranja para um aroma mais requintado;
- Em vez de laranja podem ser acrescentados simplesmente frutos secos: nozes, amêndoas ou avelãs torradas e trituradas ou os mesmo caramelizados, fazendo um praliné que se parte e tritura.

5 comentários:

  1. É uma deliciosa combinação a laranja com chocolate, ficaram um primor, ;)

    ResponderEliminar
  2. Isto é para fazer inveja a quem não tem chocolate em casa... e nem que eu tivesse, não chegavam aos calcanhares desses gominhos de laranja ;)

    ResponderEliminar
  3. Que bonitinhos estão os bombons e se são de chocolate e laranja não têm como não ser deliciosos. É uma combinação que gosto muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que lindos bombons! Também adoro a combinação de chocolate com laranja.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!