segunda-feira, 19 de maio de 2008

PÃO BRANCO ULTRA-RÁPIDO (<1h) NA MFP

A ideia é explorar a nossa MFP para conseguirmos adaptar as nossas receitas às suas manhas.
Quantas vezes pensámos, "Deveria ter feito pão para o lanche, mas agora só está pronto para o jantar!". Pois é, os programas normais, misturam, amassam, levedam, amassam, tiram o ar e assam em 3h. No programa ultra-rápido tudo acontece em 58min..
O pão sai macio, cheiroso, quente... na minha opinião falta-lhe a elasticidade e no dia seguinte esfarela um pouco. Mas se pensarmos que demorou menos de 1h, está 5*'s.

É óptimo quando chega alguém a casa e não temos pão. Enquanto se recebem os convidados e se acomodam na sala, vai-se à cozinha, 5min. bastam, e põe-se a MFP a funcionar. Vimos para a sala, conversamos de tudo e mais alguma coisa e 1h depois tem-se pão fresco (aliás quente) para o lanche.

Pode-se substituir a água por leite, acrescentar um ovo, mais açúcar, especiarias, chocolate, banana esmagada...

Como o ciclo demora 1h, tem-se tempo de fazer ainda outro pão diferente, talvez doce, para o mesmo lanche.

Fiz assim...

PÃO BRANCO ULTRA-RÁPIDO (<1h)


INGREDIENTES
340ml de água morna (pode ser leite)
15-20g de fermento padeiro
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de gordura (manteiga, óleo... ver Dicas 5)
2 colheres (chá) de sal fino
600g de farinha

PREPARAÇÃO
Dissolve-se o fermento no líquido morno (não quente) e coloca-se na forma da MFP juntamente com os restantes ingredientes.
Escolhe-se o ciclo ultra-rápido I e a cor desejada (neste foi clara).
Desenforma-se e deixa-se arrefecer numa rede.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode ser convertido num pão maior, usando o ciclo ultra-rápido II;
- À massa pode-se acrescentar 2 colheres (sopa) de leite em pó para o tornar mais macio (costumo usar de vez em quando).

20 comentários:

  1. mais uma receita preciosa para juntar á minha vasta colecção de receitas de pão.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia do pão, do blog e de tudo o que vi aqui. Parbéns e obrigado por andares na blogosfera, o pão de máquima lá de casa melhorou substâncialmente!!!
    Experimentei fazer com farinha integral e ficou fantástico!!!
    Vou passando... adorei.

    Kika

    ResponderEliminar
  3. Muito bom este pãozinho!! Fiz ontem e agradou-me muito: por ser rápido e pelo leve toque adocicado.
    Uma questão: resultará bem se retirar o açucar? (o marido não aprecia tanto o pão adocicado).
    Mais uma vez obrigada!!!
    Beijinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Olá outra vez. O açúcar usado nestes pães é para dar energia rápida às leveduras do fermento. Neste em especial como a fase de levedar é extremamente rápida, as leveduras precisam de glicose rápida e a da farinha demora mais tempo. No entanto experimenta reduzir uma colher. Faço muitas vezes substituindo o açúcar por mel ou xarope de milho, se gostarem do aroma do mel, pois o do milho é muito suave, fica muito bom. Para disfarçar o sabor doce pode-se acrecentar 1 colher levedura de cerveja que é nutritiva ou orégãos... Depois conte como ficou.

    Veja as "Dicas para MFP" lá falo da fermentação e da necessidade do açúcar.

    ResponderEliminar
  5. Olá mais uma vez....
    Pois...eu estive a ler as dicas depois de ter posto a questão....
    Vou experimentar fazer como diz ( ainda não experimentei a levedura de cerveja), pois realmente dá muito jeito fazer este pão numa emergência.
    Obrigada, mais uma vez (acho que vou passar por aqui muitas mais vezes para colocar questões;))
    Beijinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Já testei esta receita 2x e o pão fica 5*.
    A última vez testei com farinha trigo integral (biológica) a 50% com a da receita. E usei sal grosso pois não tinha do fino.
    Ainda a esta hora estou a salivar do pão que comi ao pequeno almoço. :-D
    Muito obrigado pelas receitas espectaculares!

    Ah! Será que substituir o óleo por azeite ficará bem?

    E será que com passas fica bem?

    ResponderEliminar
  7. Olá João, obrigado pelo comentário.
    Já fiz o mesmo pão substituindo 150g da farinha de trigo por centeio e deu certo. Com passa ficará bom de certeza, já acrescentei algumas nozes ou mesmos sementes como a de girassol.
    No início usava azeite, mas achei que ficava com algum aroma, mas podia ter sido daquele que estava a usar, fica igualmente bom. Costumo usar azeite quando faço pão que leve coisas salgadas, como azeitona, ou cebola que é levemente frita já nesse azeite.
    Para usar sal grosso é preciso dissolvê-lo na água, porque este programa é rápido e não dissolve muito bem o sal na farinha.

    Se gostaste deste pão tens de fazer o pão falso integral da casca de banana, fica muito bom e podes acrescentar uma colher de melaço que o torna ainda mais acastanhado tal como fiz no pão ultra-rápido de sementes.
    Vai dando notícias.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pela resposta.
    Vou testar as passas, pois já tenho 'pedidos' para este fds!
    (isto de ter uma MFP, uma pessoa fica logo mto requisitada!)

    Já agora, em Portugal, nomeadamente no Porto, será que poderiam indicar nomes de lojas ou mesmo supermercados onde vendam os produtos menos usuais, tipo:
    - fermento padeiro fresco (ok, este arranjo numa padaria normal)
    - mandioca
    - melaço
    - sementes várias: linhaça , girassol, flocos de trigo
    - etc..

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Olá João, em ervanárias ou lojas de produtos dietéticos tem. no continente no corredor deste produtos de dieta tb tem sementes de linhaça, papoila, sésamo, girassol, farinhas integrais, de soja...
    Mas na loja Celeiro dieta que existe no Dolce Vita Porto e Gaia Shopping encontras tudo isto e tb o melaço, xarope de ácer, xarope de milho...
    Xau

    PS: As passas podem ser previamente demolhadas em água a ferver para hidratarem e não ficarem secas. Também podem ser demolhadas em vinho do porto aquecido para ficarem com aroma diferente.

    ResponderEliminar
  10. Ola,sou a visitante da Belgica.
    Descobri este blog hoje e fiquei encantada com tanta maravilha.
    Fui logo fazer o pao branco ultra rapido que ficou uma delicia!
    Utilizei uma farinha que ja tem leite em po e o pao ficou muito fofo,simplesmente esqueci-me do sal,mas nao foi grave porque todos ca em casa acharam este pao sem sal fantastico!Como fiz com leite faz lembrar o pao de leite.A proxima sera a bola de fiambre e salpicao,pois adoro bolas mas nunca me atrevi a fazer,mas como a tua receita e tentadora vou tentar.Darei novidades.Obrigada e ate sempre!

    ResponderEliminar
  11. olá :)

    Apenas agora me rendi às evidências e decidi comprar uma máquina de fazer pão. Ouvi-a dizer que ficava muito bom mas na realidade não conheço mingúem que tenha uma máquina para me poder tirar dúvidas.

    Ainda não fiz muitos pães mas já tive algumas más experiências, talvez não más mas se não fosse teimosa já tinha desistido.

    Os meus sucessivos fracassos são devidos ao fermento, a minha máquina é uma Tefal e no manual diz para usar fermento desidratado em saquetas, ou seja, não encontro à venda. Por isso tenho que recorrer ao fermento do padeiro fresco. Isso não é problema uma vez que é de fácil compra.

    A questão é que já aprendi que a máquina quase que tem personalidade :) e tem que se respeitar as quantidades. Como não tem quantidade para este fermento ando a fazer experiências.
    Quando é que devo juntar o fermento e como? É que usando a mesma quantidade em dois pães diferentes o resultado nunca é o mesmo. O que tenho feito é dissolver o fermento num pouco de água com uma pitada de açúcar e coloco no fim de todos os ingredientes. Será que estou a fazer bem? :)

    ResponderEliminar
  12. Andreia - Não desanime que vai conseguir.
    O fermento desidratado é o mais indicado para a MFP, também uso o fresco, mas para quem se inicia é melhor o seco. Vende-se nos supermercados, no Continente, p.e., está junto às gelatinas e açúcar em pó. Vem em saquetas, não gosto da marca Vahiné.
    Veja as minhas dicas para MFP na etiqueta do índice "Dicas". Tenho sobre fermentos, farinhas e massas.
    Lá acho que lhe tiro todas as dúvidas, se mesmo assim, não estiver lá a resposta às suas perguntas, não hesite e pergunte.
    Se não vou programar a MFP, aconselho a dissolver o fermento no líquido (leite, água ou sumo, dependendo da receita) morno (apenas morno), logo na forma da MFP e depois juntar os restantes ingredientes. Se é para programar, o fermento deve ficar me cima da farinha, longe dos líquidos.

    ResponderEliminar
  13. Olá mais uma vez :)

    Já imprimi umas dicas e hoje ainda devo experimentar, e quanto ao fermento em saquetas quando for ao continente já vou procurar.

    Muito obrigada, quero mesmo não desanimar por isso lá vou eu tentar outra vez.

    Ontem fiz um pão de leite e estava muito saboroso :) só que devia ter fermento a mais e no centro ficou um pouco abatido :)

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Descobri este blog há uns tempos, e desde então sou visitante assídua. Muito obrigada pelas receitas e pelas dicas!
    Hoje fiz este pão, mas por alguma razão ficou mal cozido. Tive que dar mais 30 minutos de cozedura. Não sei se será defeito da MFP, ainda ando em testes, e nunca tinha experimentado o programa ultra-rápido. De resto ficou muito bom.

    Sara

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo vosso blog inspirador! Esta secção tem sido a minha escolhida e isso tem-se notado nos jantares cá de casa!!! ;)
    Este foi até agora o meu pão de eleição pois permite variar imenso, sp com a mm base.
    Uma delícia!

    ResponderEliminar
  16. Já visito este blog á muito, mas acho que numca comentei. Esta receita parece-me boa, e já está a cozer, a única diferença é k estou a fazer no programa sandes, pois como tinha tempo quero k fique, bem fofinho, vamos lá ver como fica.


    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Voltei para informar k o pao ficou optimo, Hehehe!!! Foi o maior que fiz até agora.


    Obrigadoooooooooo

    ResponderEliminar
  18. Solita - Fico contente por ter corrido bem :)

    ResponderEliminar
  19. Foi o meu primeiro pão! Estava muito bom! Obrigada pelo blog que está magnifico! Vai ser a minha fonte de inspiração!
    Amanhã ao pequeno almoço prevejo pão integral com as farinhas do Lidl hummm

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  20. Olá! Este foi o meu primeiro pão na MFP - comprei recentemente uma Tefal Home Bread OW200130 - depois de ter tentado fazer uma "coisa" (não tem mesmo outro nome) seguindo as instruções da máquina.

    Como sou nova por aqui venho pedir-lhe alguns esclarecimentos. O fermento que usei foi o de padeiro, que se compram nos supermercados em pequenas doses de 25gr, fresco. Qual é o fermento de padeiro seco?

    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!