quarta-feira, 7 de maio de 2008

MFP - DICAS 1 - GENERALIDADES SOBRE A MFP

Fazer pão em casa tornou-se hoje uma tarefa rotineira, tal como se fritam batatas também se faz pão na MFP.

Não se engane ninguém, os pães da MFP não ficam iguais aos comprados na padaria. Primeiro o formato, se for assado na forma da máquina fica rectangular e depois a textura e sabor. As farinhas usadas nas panificadoras são diferentes, são acrescentados melhoradores, de sabor, textura, maciez... gorduras, etc., etc.. A MFP faz pães diferentes, não há nenhum em continuar a comprar pão na padaria, ocasiões diferentes pedem pães diferentes. A vantagem da MFP é podermos fazer o pão em casa, sempre que quisermos e com aquilo que quisermos. Sabemos o que levou, e acima de tudo que foi feito por nós (mesmo que não sai maravilhoso), e isso tem preço?


A MFP - Máquina de Fazer Pão

As MFP podem ser muito diferentes no seu design externo, mas o interior parece clonado e mesmo que sejam diferentes, o funcionamento é igual e os programas também.

Quando se começa com este novo hobbie os primeiros pães são um tijolo que só apetece atirar pela janela (coitado daquele que for a passar). Depois passa a novidade e deixa-se de fazer pão. Mas depressa nos apercebemos que o que nos apetece mesmo é fazer pão em casa. Seja pelo simples acto de o fazer, ou ver fazer, misturar, cheirar, vê-lo cozer ou saboreá-lo, acaba por se tornar rotina. Hoje a MFP é um electrodoméstico tão usado e versátil como o jarro eléctrico para a água quente ou o microondas, já ninguém passa sem eles. No início é estranho depois entranha-se.

Quando comecei a fazer pão em casa, ainda não se falava muito nisso, hoje estamos em pleno boom da MFP. O manual de instruções da minha máquina é horrível as sugestões de receitas são pavorosas, por isso os primeiros pães foram um Deus nos ajude. Não quer dizer que hoje saiam todos muito bem, se mantiver a receita sim, mas quem é que quer MFP para fazer sempre o mesmo pão, e mesmo que isso fosse possível, acabaríamos por reinventar a receita habitué.

Para quem começa nestas lides panificadoras há que ter em atenção alguns aspectos. As dicas que aqui deixarei serão pontos de partida para um novo conhecimento, serão aprofundadas pela experiência e gosto de cada um.


Programas da MFP

A MFP possui vários programas, que convém que sejam experimentados com a mesma massa, para se ver a diferença final.
Nalguns programas pode-se regular: a cor da côdea (clara, média e escura) e a quantidade de massa (pães pequenos ou grandes).

- programas "rápido" e "ultrarápido" servem para fazer pães que levam fermentos químicos (tipo royal, bicarbonato de sódio, cremor tártaro...), já que não levedam a massa.

- programa "sandes", que eu uso muito, é semelhante ao normal mas deixa a côdea mais fina (tipo pão de forma de compra).

- programa de "pão francês" ou "pão branco" deixa a crosta mais estaladiça. Para obter pão mais semelhante ao francês - como as baguetes / cacete, é preferível amassar e levedar na máquina e assar no forno bem quente, pulverizando o forno com água.

- programa "amassar" ou "massa" ou "dough" é muito útil, podemos fazer a mistura de qualquer massa, de pizza, focaccia, bôla... ou de pão, ou de outra coisa qualquer que necessite de ser amassado e levedado ou não, retirar no final do programa de 1h30min., moldar essa massa e prosseguir com a receita. Poupa tempo no amassar e temos a garantia que sai levedada, pois a MFP aquece até 37ºC para que as leveduras façam o seu trabalho. Assim, já se pode fazer pães individuais ou com formatos diversificados, assando depois no forno. É importante que depois de tender a massa esta fique a descansar cerca de 30min.-1h, já no tabuleiro de ir ao forno, polvilhada e coberta com um pano limpo, em local que não seja frio. Esta última fermentação é importante para que o pão não fique denso.

- programa "pão doce" faz com que a côdea não fique escura nestas massas que levam mais açúcar.

- programa "doce e geleia" aquece muito e faz doces e geleias sem salpicos no fogão e sem necessidade de se andar a mexer com a colher de pau.

- programa "massa" ou "pasta", é diferente do amassar, embora amasse. Serve para fazer massa para ser cortada em esparguete, raviolis, lasanha... Apenas amassa a farinha e os ovos para depois se esticar. Não leveda e por isso não serve para pão. Apenas algumas MFP têm este programa.

Qualquer que seja o programa onde se cozeu o pão, deve-se retirar o pão de dentro da forma (cuidado que está quente) e deixar arrefecer em grelha. Se ficar dentro da forma a côdea vai ficar molhada e sem graça. Por isso as máquinas no fim do programa, continuam quentes até serem desligadas, porque nem sempre estamos junto a elas quando o programa acaba, e assim evita-se que a côdea fique húmida.

Para fazer pães recheados, dependendo o recheio pode-se acrescentar apenas no soar do bip, pois assim não se esmagam desde o início do amassar.

Para fazer pães entrançados ou recheados, retira-se a massa da máquina depois do 2.º amassar e não se desliga a MFP. Estende-se com o rolo numa superfície enfarinhada, recheia-se, enrola-se e coloca-se novamente na forma.

Aspectos a ter em conta (próximas mensagens):
- farinhas
- fermentos
- cereais/sementes
- líquidos/açúcar/melhorador/gorduras
- acabamento.

17 comentários:

  1. amei estes esclarecimentos sobre a maravilhosa invenção que é a máquina de fazer pão
    eu uso muito a minha e faço muito pão com sementes para mim.
    aliás, desde que tenho a máquina nunca mais comprei pão integral de sementes da padaria.
    vou ficar a aguardar ansiosamente as próximas postagens

    ResponderEliminar
  2. Adorei ver finalmente uma opinião sincera acerca da máquina de fazer pão. Vejo sempre fotos de pães muito bonitos, toda a gente elogia, mas sempre fiquei disconfiada em relação ao seu real sabor e se se poderiam comparar com os de padaria. Agora já sei os prós e os contras. Obrigada pelo esclarecimento :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma máquina e adoro a mesma, mas isso não me fez parar de comprar o idolatrado salve, salve pãozinho frances aqui em casa, volta e meia eu compro o tal pãozinho. hehehe Muito bom seu post!

    ResponderEliminar
  4. Achei muito interessante toda esta informação sobre farinhas. Muitas vezes um conhecimento mais profundo da"mat´ria prima ajuda na confecção da mesma.
    Amélia
    Docestemperos

    ResponderEliminar
  5. E pronto, lá me rendi e também comprei uma MFP :)

    Já fiz 2 pães. Como seria de prever o 2º ficou melhor do que o 1º. Acho que daqui para a frente vai ser sempre abrir ihih

    Vou voltar aqui depois com mais tempo para ler as DICAS todas. É que a máquina faz tudo mas convém perceber um bocadinho da química do pão :)

    Já agora: Já fez geleia ou doces na MFP? Que tal?

    Mais uma vez parabéns por este blog fantástico!

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela, bem vinda ao clube da MFP, a sua vida agora é: antes da MFP e depois da MFP, nada voltará a ser igual.
    Durante uns tempos vai explorar a MFP e fazer mtas coisas, depois vai colocá-la a um canto esquecida e depois voltará a encontrá-la e aí sim, nunca mais parará.

    Já fiz doce de morango e de ananás, tenho as indicações na etiqueta "Doces e Compotas". Resultam bem, mas só se deve usar as quantidades recomendadas, nada de duplicar receitas, senão sairá por fora e é uma grande porcaria (falo por experiência). Tirando isso, acabou de andar sempre a mexer o doce na panela.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Estas receitas são realmente maravilhosas. No entanto, eu gostava de comprar uma MPF mas não sei qual é a mais indicada, nomeadamente para estas receitas. Alguém me pode ajudar?
    obrigada
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Olá (anónimo), as MFP são todas semelhantes, mudam as marcas mudam os preços. A minha é uma Clatronic, comprei há uns 6 anos na Worten, mas continuam-se a vender iguais, brancas. A única coisa que deve escolher é se quer fazer pães muito grandes, se assim for aconselho a que faça pães até 1200g, se quer normais ou pequenos, as que fazem até 900g/1kg servem perfeitamente. Se precisa de fazer 2 pães ao mesmo tempo, o que ás vezes dá jeito, mas é só muito às vezes, aconselho MFP com duas formas, dupla, mas fica bem mais cara. por isso a minha decisão recai na mais barata que faça pães até 900g/1kg, a marca não interessa porque há clones, já vi Clatronic=Britânia=Alaska=Mondial.

    Espero ter ajudado e se tiver mais dúvidas não hesite.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde. Eu tenho 1 MPF da Delonghi e queira fazer pãezinhos. Selecciono o programa "amassar" e ao fim de 1,30h retiro a massa? Já fiz isso e eles não cresceram. Outra vez resolvi deixar 30m dentro da máquina depois do programa acabar mas também não ficaram bons. Como devo fazer? Agradeço ajuda

    ResponderEliminar
  10. Helena - Para fazer pãezinhos deverá fazer a massa no programa "Amassar" ou "Massa" em que os ingredientes são misturados, amassados e levedados, por isso demora 1,30h. Depois retira-se a massa, divide-se em pedaços, tende-se o pãozinho e deixa-se levedar mais 20-30min. dependendo do tamanho e tipo de massa. Leva-se a assar em forno quente.

    Há MFP que têm um programa "Massa" ou "Pasta" mas que apenas amassa e não leveda, uma vez que é para fazer massa para esticar com o rolo ou máquina para cortar em esparguete ou outro tipo. Este programa não serve para pão, pois não leveda.

    O que diz o manual da sua MFP?

    Não hesite em perguntar o que achar necessário.
    :)

    ResponderEliminar
  11. boa noite e obg pela sua informação. A minha MFP diz que devo seleccionar o programa 6 "massa para pizza" que é 1,30h e é o que tenho feito mas ainda não resultou. Vou experimentar então quando chegar ao fim, retirar a massa e fazer como me disse. Vamos a ver se consigo fazer bolinhas. Depois digo como ficaram. Mais uma vez obg.

    ResponderEliminar
  12. Olá Renato (certo?)
    Sou seguidora do seu blog, que acho fantástico, há bastante tempo, mas só agora resolvi deixar um comentário.
    Despois de muito tempo a fazer pão à mão, resolvi comprar uma MFP.
    Como não podia deixar de ser, vim espreitar as suas receitas, que são muito mais do que isso. São verdadeiros manuais de experiência.
    Os seus conselhos e dicas, são imperdíveis, sempre escritos de forma clara para que todos possam tirar partido das receitas que aqui deixa.

    Também sou uma apaixonada pela cozinha e por isso consigo perceber a forma "apaixonada" como escreve.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Cristina - Fico contente por gostar das sugestão que por aqui andam :)
    Quanto à MFP dá muito jeito. Mesmo quando não é para fazer pão, apenas para amassar e esticar com o rolo, ou para amassar pão e assar no forno. Com a prática acaba por ter uma utilização frequente. Claro que um dia vai cair em esquecimento, mas algum tempo depois volta à ribalta.

    Obrigado pela partilha.

    PS. sim é mesmo Renato.

    ResponderEliminar
  14. comentários e mais comentários...
    O que a gente pretende é a receita verdadeira de como elaborar um excelente pão, sim do tipo da padaria... para isso precisamos das pessoas mais experimentadas nestes assuntos. Assim sugiro que coloquem POST sobre os ingredientes necessários inclusive as marcas das farinhas e o mais importante o modo de o fazer…. Mt obrigado

    ResponderEliminar
  15. MC - Se pretende receitas de pães então deverá ler posts com receitas de pão. Sugiro a etiqueta Pão no lado direito do blogue, ou aqui.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia,

    Ofereci ontem à minha mãe uma Máquina de Fazer Pão CLATRONIC BBA 2605.
    Experimentámos fazer um pão brioche. coloquei os ingredientes todos na cuba da máquina e escolhemos o programa 5 - pão doce. Durou certa de 2h55m mas apenas ficou a massa! Devo escolher outro programa a seguir para cozer? ou supostamente o programa Pão doce deveria fazer tudo (amassar, levedar e cozer)?

    Aguardo sugestões.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Olá, o programa pão doce deveria amassar, levedar e depois cozer. Parece que a máquina está avariada :(
    Antes de reclamar na loja verifique na tabela de programas que vem no manual de instruções qual a duração do cozimento nesse programa.
    Há programas que apenas amassam e depois levedam, para se assar, por exemplo no forno, mas esses são o de massa lêveda (faz a massa e tendemos como queremos) ou mesmo o de pasta (para se fazer esparguete ou outra massa para cozer em água) mas esse é muito curto apenas mistura os ingredientes e algumas máquinas nem o têm.
    Acho mesmo que está avariada :((

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!