domingo, 11 de maio de 2008

MFP - DICAS 3 - GENERALIDADES SOBRE FERMENTOS

FERMENTOS
- Há pão sem fermento mas esses são especiais, não crescem, o normal, o nosso tradicional tem fermento.

- Os fermentos podem ser biológicos ou químicos.

- Os fermentos biológicos podem ser frescos (o fermento padeiro) ou secos, e estes podem ser granulados (Fermipan, Ramazotti, Vahiné - não gosto deste!...) ou mais finos, os superactivos ou instantanêos.
- O fresco deve ser dissolvido, previamente, em água - morna de preferência - antes de juntar à farinha, por isso é indicado para a MFP apenas quando não programámos a máquina.
- Os secos são adicionados à farinha sem precisar de dissolução prévia. São por isso muito utilizados na MFP quando se programa para esta começar algumas horas depois, ou não.
- O superactivo é mais concentrado, é necessário em menor quantidade de fermento.

- Os fermentos biológicos, quer fresco ou seco, são constituídos por leveduras (fungos microscópicos, do grupo dos cogumelos e bolores, sem os serem), são por isso entidades vivas. Como tal, têm um limite de condições de sobrevivência, reproduzem-se entre os 35-37ºC, por isso não podemos usar água quente para o dissolver, se não as leveduras morrem. As leveduras gostam deste ambiente quente, assim, colocamos as massas a levedar em locais quentes, ou com uma manta por cima, sem correntes de ar.
As leveduras usam a glicose (açúcar) que é produzida a partir do amido da farinha, para obterem energia. Isto é, consomem glicose e produzem energia para a sua reprodução, bem como etanol (álcool etílico) e CO2 ou em condições arejadas (com oxigénio - este processo é desiganado por respiração aeróbia ao invés de fermentação), apenas CO2 (nestas condições a taxa de reprodução é bastante superior). Em qualquer dos casos parte da energia da glicose é desperdiçada em calor, o que aquece a massa.



- Uma massa leveda em resultado deste processo de fermentação (ou respiração) porque é produzido o gás CO2 que fica retido na massa, se a farinha usada contiver glúten - ver Dicas 2, o que torna a massa elástica e não quebradiça. Se o fermento for químico, também se forma CO2, da reacção dos seus ingredientes com a água que a massa leva. Se a massa for amassada depois de levedada, o CO2 é libertado e a massa abate. É necessário deixar levedar novamente a massa depois de tender os pães. A massa depois de assada não abate e apresenta poros (formados pelo CO2) porque o glúten é uma proteína que distende ao levedar e depois de cozida não encolhe.

- Não há que preocupar, depois da massa levedada e cozida, ninguém fica embriagado pelo álcool, este evapora no cozimento e as leveduras morrem (coitadas!).

- É fácil de perceber que se uma massa levar algum açúcar, esta leveda mais e mais depressa, pois existe glicose disponível desde o início (não é necessário estar à espera que o amido se quebre em glicoses).
- O sal, por outro lado, faz diminuir a fermentação.

- Quando se faz pão, há diferentes factores que afectam o processo de levedar: quantidade de fermento, quantidade de açúcar, quantidade de sal, quantidade de glúten da farinha usada, temperatura em que a massa é colocada e quantidade de água.
- Na MFP depois de amassar não se deve abrir a tampa para que se mantenha a temperatura e humidade no interior e a massa levede e asse sem contratempos.

- Se a massa levedou bem e até bateu no vidro da tampa e depois de cozer o pão abateu e fica com uma cratera no centro, provavelmente a massa tinha: água a mais (deveria ter sido corrigido quando esta estava a amassar - ver Dicas 2), fermento a mais (provavelmente o pão saberá a fermento, para a próxima reduz-se a quantidade), açúcar a mais (reduzir a quantidade), sal a menos (aumentar o sal ou diminuir o fermento), abriu-se a tampa da MFP e a temperatura baixou.
Se nenhum destas soluções serve, então muda-se de marca de farinha, provavelmente é pobre em glúten, e se é, pode-se sempre acrescentar à farinha uma colher (sopa) de glúten.

- O clima e o tempo influencia a fermentação.

- Quando me iniciei na MFP usava sempre o fermento biológico seco. Depois comecei a usar o fresco, gosto mais, é mais barato (300% mais barato que o seco), o pão fica diferente e para além disso gosto do cheiro do fermento padeiro e de o desfazer com os dedos para dentro de água.


- O fermento padeiro conserva-se no frigorífico durante 1 semana, num saco, na porta. Pode-se congelar durante meses. Compro 0.5kg de fermento de cada vez (foto anterior), coloco-o num saco plástico, parto-o em 5-6 bocados grandes e congelo. Uma vez por semana retiro um desses cubos e fica no frigorífico para ser gasto durante a semana.

- 11g de fermento biológico seco (1 saqueta) equivale a 40g do fermento fresco. Geralmente para uma receita que leve 600g de farinhas e peça 1 e 1/2 de fermento seco, uso a equivalência de 15-20g de fermento fresco.

- O fermento químico pode ser usado em conjunto com o padeiro, poe exemplo, no programa ultra-rápido. É fundamental nas receitas de bolos, no programa de bolos.

25 comentários:

  1. São sempre utéis esse tipo de informações, passa no meu blog e no indície premios vê lá o q deixei para ti ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei de saber estas coisas todas sobre os fermentos.
    Faço pão na máquina mas uso sempre o fermento seco mas vou experimentar com o fresco .

    ResponderEliminar
  3. olá,
    Adorei o seu blog.
    Queria esclarecer uma duvisa de me puder ajudar. como se faz a equivalência do fermento seco, para o fermento de padeiro.
    Por exemplo uma colher de café de fermento seco equivale a quanto do fresco? Muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá Tânia.
    Tenho em mente que 11g (1 saqueta) de fermento biológico seco equivale a 40g do fresco.
    Nas receitas que levam 600g de farinhas, uso 15-20g de fermento fresco, ou 1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Muito Boa tarde.
    Agradeço o esclarecimento. Vou experimentar o meu primeiro pão com fermento fresco. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. olá, aqui onde eu vivo não existe fermento padeiro fresco, só existe "royal" e levedura instantanea "anchor", para fazer pão qual a quantidade de "anchor" q devo usar? Obrigada, agradeço a sua atenção. G. Costa

    ResponderEliminar
  7. Olá, para fazer pão o fermento royal não serve. Apenas é bom para pães rápidos tipo scones e outros para além dos bolos, claro.
    Não conheço o Anchor, mas se for fermento seco, ou seja levedura desidratada em grânulos, como o Fermipan ou o brasileiro Fleishman também serve. 11g desse fermento = 40g do fresco. Geralmente para uma pão de 600g de farinhas uso 20g do fresco, logo 5-6g do seco, deve ser 1 colher e 1/2 das de chá.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  8. Olá, onde eu estou só há mesmo esse tipo de fermentos, por isso vou seguir os seus conselhos e tentar! África é assim mesmo! Há q improvisar!! Obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Procure numa padaria. Provavelmente vão-lhe dispensar um pouco do fermento que usam.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente, nem nas padarias existe... só existe mesmo "Anchor". É com este fermento q trabalham! Mesmo assim obrigada...

    ResponderEliminar
  11. Olá! Tenho uma questão: Se fizer uma programação não é aconselhável o fermento fresco pois não? Terá que ser o seco tipo Vahiné não é?

    ResponderEliminar
  12. Pelo que percebi já tens a MFP, parabéns!
    Na teoria para programar deverias usar fermento biológico seco, mas eu já fiz várias experiências e deu certo com o fresco, mesmo sem o dissolver em água. Coloquei-o por cima da massa, muito partido e enterrado na farinha.
    Quanto ao Vahiné, eu quando usava o fermento seco, gostava mais do fermipan ou ramazotti do que o vahiné que é superactivo e coloca-se uma quantidade menor que nos outros.

    ResponderEliminar
  13. Pois é Renato, comprei hoje na Worten. Rendi-me à da worten porque afinal tenho uma Worten relativamente perto da minha cidade :) E agora quero experimentar mas não queria falhar. E o fermento está a fazer-me confusão. O de padeiro fica-me muito mais em conta, por isso perguntei-te se podia ser. Acho que vou experimentar. Quanto ao fermento seco só consigo encontrar Vahiné mesmo. Qunado diz para colocar uma saqueta, com o Vahiné terá que ser muito menos provavelmente, certo?
    Obrigada pela atenção :) E bom Domingo.

    ResponderEliminar
  14. Desde já agradeço as informações que tem no seu blog acerca da MFP, que são bastante utéis para quem se está a iniciar nestas andanças.
    Já tenho feito pão e normalmente fica bom, mas o problema tem haver com a conservação, é bom no dia, mas depois fica muito ressequido. Estava a pensar que o uso de melhorador talvez ajudasse, mas não conheço marcas, nem onde se o posso adquirir. Pode dar-me alguma sugestão? Obrigada e continue o bom trabalho no blog.

    ResponderEliminar
  15. Cristina - Sei que com o uso de melhoradores o pão fica mais macio durante mais tempo sem esfarelar. No entanto nunca os usei. Aconselho por exemplo a usar 1 colher (sopa) de sumo de limão para ver a diferença. Como algumas farinhas são pobres em glúten pode ajudar acrescentar à farinha 1-2 colheres (sopa) de glúten de trigo.
    Outra dica é juntar um pouco mais de água à massa, comece com mais 1-2 colheres (sopa), pois a massa seca esfarela depois de assada. a massa deve formar uma bola quando amassada na MFP, despegar das paredes da forma mas quando tocada com os dedos vir ligeiramente agarrada e sujá-los.
    Experimente estas dicas para ver se melhora.

    ResponderEliminar
  16. Olá a todos. A minha dúvida é onde compra o meio quilo de fermento? e quanto custa? Isto porque numa paastelaria pão quente perto de minha casa um bocadinho de fermemto custa logo 1€.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia. Obr pelas considerações acerca do fernento fresco. Segue mais uma: Eu retiro da massa acabada de fazer uma porção, mais ou menos 40g, sim, que deixo no frigorífico devidamente tapada até itilizar como fermento da próxima vez. Faço o nosso pão na Bimby.
    CRISCA

    ResponderEliminar
  18. comprei ontem 2 embalagens de 25g cada de fermento fresco, cheguei a casa meti no frigorifico. hoje abri para fazer pizza e tinha um bocado de bolor dos lados? que devo fazer? deitar tudo fora?

    Porque sera que tinha bolor?

    ResponderEliminar
  19. Susana - É estranho ter bolor, logo nas 2 embalagens. Eu reclamaria na loja. Provavelmente apanharam calor ou estiveram fora do frigorífico durante muito tempo na loja.
    O fermento é constituído por leveduras que são fungos, provavelmente algumas aproveitaram para se desenvolver mais que outras.
    Eu não aproveitaria e reclamaria, mesmo que a parte centrar possa estar boa para consumo. Apenas usaria a parte centrar se precisasse muito do fermento e não tivesse outro.

    ResponderEliminar
  20. deitei fora e usei fermento em pó da ramazzoti, pelo que li pela net, ja aconteceu a muita gente, eles não devem ter o cuidado devido e colocarem logo no frio nos hipermecados.

    è preciso azar.

    Quando for novamente as compras irei falar disto, por acaso so foi 0.55€ mas mesmo assim deitei farinha e tudo fora rsrsrs


    Pouca sorte

    ResponderEliminar
  21. posso fazer bolo com fermento biologico ou so roial.

    ResponderEliminar
  22. Natália, terá de usar o fermento que a receita pedir. O fermento royal é bom para bolos e alguns tipos de pães que não levedam, mexe-se a massa e vai logo ao forno.
    Para massas que precisam de levedar terá de usar o fermento biológico, ou o fresco - fermento padeiro (vendido ao kg ou em cubos de 25g), ou o seco, desidratado, vendido em saquetas.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  23. Onde posso comprar em portugal o fermento de padeiro seco em latas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, em latas não tenho encontrado por cá, mas em sacos de 500g em vácuo sim. Nalgumas empresas de revenda para padaria e pastelaria têm.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelo exclarecimento! :)

      http://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!