segunda-feira, 12 de maio de 2008

IOGURTE AÇUCARADO DE BAUNILHA

Fazer iogurtes em casa é de fases. Durante algum tempo faz-se depois cai em esquecimento, depois lembra e fazem-se novamente.
Estamos agora numa fase de os fazer pois passei pelo blog Mesa para 4 e vi-os recentemente.
Geralmente são feitos iogurtes naturais, depois adiciona-se açúcar ou fruta na altura de os comer.
Hoje sugiro que se adicione baunilha e algum açúcar, ficarão diferentes, melhores.
O açúcar dá uma textura mais cremosa, diferente do aspecto floculado do iogurte natural. Quem não gostar desta textura, pode sempre fazer sem açúcar e acrescenta-o, ou não, depois.

É necessário, durante a preparação dos iogurtes, manter a temperatura amena, para que as bactérias e leveduras se reproduzam e coagulem o leite - o iogurte não é mais do que um caldo lácteo de micróbios e dos seus produtos de excreção - adoro iogurtes! A iogurteira é a opção mais prática, mas pode-se usar a panela de pressão (ver notas).

A minha iogurteira é a da minha infância - aqui vem a nostalgia dos anos 80 - antiga, cor de laranja, com quase 3 décadas, tem uma lâmpada no meio que aquece os iogurtes, há outras mais evoluídas que têm uma resistência que faz o aquecimento, cabendo mais um copinho no centro.
Os iogurtes ficam na iogurteira, por tradição e por questões económicas (o gasto eléctrico é quase nulo, mas tenho contador bi-horário) durante a noite (mínimo 8h - desliga-se ao pequeno-almoço).

Ingrediente fundamental é o leite, costumo usar meio-gordo, e as bactérias e leveduras, podendo usar-se como fermento, um iogurte anterior (de compra ou dos caseiros) ou uma mistura destes microrganismos desidratados em saqueta (nunca usei).

Muitos dos copos originais da iogurteira já se partiram, alguns dos que uso agora são reutilizados dos iogurtes de compra.

Acompanho estes iogurtes com flocos muesli ou outros, fruta fresca - maçã, pêra, banana (desta vez foi) ou desidratada ou compotas (desta vez foi a morango).

Fiz assim...

IOGURTE AÇUCARADO DE BAUNILHA



INGREDIENTES
1l de leite meio-gordo
1 iogurte natural (125ml)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (ou equivalente de açúcar baunilhado ou 4 gotas de essência de baunilha)
100g de açúcar

PREPARAÇÃO
Com uma colher mexe-se o iogurte ainda dentro do copo para o homogeneizar.
Aquece-se o leite só até amornar, não é quente! Mistura-se a baunilha e o açúcar de depois o iogurte. Mexe-se bem e verte-se nos copos. Fica na iogurteira no mínimo 8h.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Com leite gordo os iogurtes ficarão mais espessos. Com leite magro, nunca fiz, duvido que dê, a não ser que se junte leite em pó;
- Os iogurtes tornam-se mais densos se for usado também leite em pó, 2-3 colheres (sopa) dissolvidas no leite morno;
- Dependendo do tamanho dos copos a usar, faz-se um ensaio, enchendo todos os copinhos com água e medindo o volume, que deverá ser subtraído em 125ml. Este volume total já sem os 125ml deverá ser a quantidade de leite a usar, para não haver desperdícios - geralmente os copos das iogurteiras têm volume total de 1125ml;
- Para fazer na panela de pressão, coloca-se água na panela, fecha-se e deixa-se levantar pressão durante alguns minutos. Retira-se a pressão com todo o cuidado (coloco debaixo da torneira e faço correr água fria pela tampa), retira-se a água deixando ficar 1 dedo de água no fundo. Colocam-se os copos com o leite, fecha-se a tampa e deixa-se em repouso durante 12h. Depois retiram-se os copos, fecham-se e colocam-se no frigorífico;
- Os copos que uso e que não têm tampa, fecho-os com película aderente. Podem ser usados frascos baixos de boca larga, e fechados com a própria tampa;
- O iogurte pode ser aromatizado com 1-2 colheres (sopa) de caramelo líquído (açúcar queimado) reduzindo a quantidade de açúcar;
- Se for usado açúcar amarelo ou mascavado a cor pode ficar ligeiramente mais dourada;
- Podem ser acrescentados corantes alimentares, 1-2 gotas de corante veremelho, ficarão diferentes para os mais pequenas - mas como a ideia é serem mais saudáveis, o melhor é não acrescentar mesmo nada.

40 comentários:

  1. O iogurte não é mais do que um caldo lácteo de micróbios e dos seus produtos de excreção - adoro iogurtes!

    O professor tinha de levar a conversa para as bactérias e para a excreção, não era?

    Fazendo o balanço: já nunca mais comerei: ovos, enchidos, bolos, pão e agora iogurte.

    -----

    Agora a sério:

    Aqui em casa também estamos na fase de fazer iogurtes (todas as semanas), após termos encontrado uma iogurteira nossa dos anos 80? 90?... vou experimentar pôr-lhes baunilha e açúcar para ver o resultado.

    ResponderEliminar
  2. Ah, outra coisa: hei-de tentar fazê-los na penela de pressão.

    ResponderEliminar
  3. a minha iogurteira levou anos esquecida, mas agora de vez em quando lá sai da parteleira.
    nunca fiz iogurtes com baunilha, mas devem ficar muito saborosos.

    ResponderEliminar
  4. A minha tinha as tampas amarelas!!

    Comi tantos iogurtes feitos naquela coisa redonda com mts frasquinhos lá dentro...

    E nunca percebi qual era a vantagem de comprar 1 iogurte e depois ter q esperar n sei qt tempo para se multiplicarem... quando bastava na altura de comprar 1 comprar mais uns quantos!

    Enfim!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu já fiz iogurte a muitos anos atras mas depois nunca mais fiz. Minha mae tem a iogurteira e sempre faz.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É os iogurtes caseiros estão na "moda" mas eu não tenho iogurteira, mas tenho a bimby que tb dá para fazer iogurtes.Tenho q começar tb a fazer em casa. Agora c a bimby até pão faço em casa, pode uma coisa dessas, pelo menos sei o que como..eh..eh..;)

    ResponderEliminar
  7. Eu nem iogurteira nem bimby... mas adorava experimentar fazer em casa...

    ResponderEliminar
  8. olá,obrigada pela dica, os meus iogurtes sairam mt liquidos o que hei de fazer? o meu filho é alergico à proteina do leite só posso usar soja... alguma dica?
    e pode ficar mais tempo na iogurteira a ver se fica mais sólido?
    obrigada

    Ps- o piratinha piriri tb é de massamá

    ResponderEliminar
  9. Eu recentemente tenho feito muitos iogurtes caseiros também. Eu utilizo sempre leite gordo, os iogurtes ficam muito cremosos (às vezes ainda lhe adiciono 1 ou 2 colheres de leite em pó). Experimente, vai ver que faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  10. Claudinha - nunca fiz com leite de soja, mas se o leite não estava quente de mais (o que mata as bactérias e leveduras) então tente com uma colher de agar-agar ou pectina. Nunca experimentei mas pode ser que resulte.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Manuela - Olá nunca usei leite gordo para os fazer. Aliás o único leite gordo que compro, é o do dia, para os queijos frescos. Mas a próxima experiência é com algum leite em pó, depois será com o leite gordo.

    ResponderEliminar
  12. Adorei conhecer este site, vou lincar.

    Tenho para experimentar Kefir em casa, que fica tipo iogurte, já provou? Que sugestões me pode dar?

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro iogurtes!! Depois de ler este post fiquei com imensa vontade de arranjar uma iogurteira. Lembro-me que a minha tia tinha uma quando eu era uma adolescente mas não sei se ainda a tem.
    Adorei visitar esta cozinha.
    Voltarei!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ao ver a foto deu-me umas saudades de iogurtes caseiros, e eu até tenho uma iogurteira, acho que vou buscá-la à arrecadação e vou pôr maõs à obra. Também gosto de fazer pão, mas ainda não me arrisquei a criar as minhas próprias receitas de pão. Gostei das suas e acho que por agora vou experimentar algumas, com a diferença que eu amasso com mãos ou batedeira e cozo no forno, não há MFP...

    ResponderEliminar
  15. Sabe que já me tinha ocorrido um bolo de iogurte ou um semi-frio que leve queijo ou iogurte?
    Agora coragem para testar é que não :P

    Agradeço as dicas, bem como a do frigorífico.

    ResponderEliminar
  16. ADOREI... e esse acompanhamento mesmo a calhar e obrigada pelas explicações...

    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Já coloquei também a dica da panela de pressão no post dos meus iogurtes.
    :-) Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Aqui em casa experimentámos esta dica e devo dizer que os 8 iogurtes duraram apenas 1 dia! Até a minha vizinha quer comprar uma iogurteira depois de os ter provado... simplesmente divinais! Fez-nos tantas perguntas acerca dos iogurtes que acabei por lhe dar a cópia da receita...

    ResponderEliminar
  19. Olá e Obg pela tua visitinha.

    Gostava de fazer iogurtes com leite de Soja, tenho quem seja intolerante á lactose.

    Já experimentei com receita de agar-agar, infelizmente experiência mal sucedida e não resultou.

    Quero comprar uma iogurteira.


    Bjo

    ResponderEliminar
  20. Ontem fiz iogurtes na minha termomix com mais de 20 anos que comprei na feira da ladra por 600$oo.
    Usei leite gordo pela 1ª vez porque tenho usado sempre leite meio gordo e devo dizer que os iogurtes ficaram muito mais firmes que com o meio-gordo.
    E nunca aqueci o leite, ainda vou experimentar amornar o leite e a dica do leite em pó.
    Óptimo blog, com execelentes dicas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  21. Gostava de comprar uma iogurteira, mas estou indecisa entre a iogurteira que tem vários copinhos de vidro (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03764452&oid=8|31|191|&c=)e a iogurteira que tem um único recipiente de litro ( http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-118-Iogurteira.html)
    Qual a melhor?

    ResponderEliminar
  22. Olá Aié, a vantagem das iogurteiras de copinhos é fazê-los individuais. É prático, pois ao abrir-se um copinho, não se abre todo o iogurte, logo não se estraga tão facilmente. Já vi na net, mas nunca vi ao vivo em conheço ninguém que tenha essa iogurteira unidose, por isso não sei quais as vantagens.
    Outra vantagem dos copinhos é poder fazer com sabores/cores/aromas diferentes de uma vez só.
    Espero ter ajudado, ficaria mais inclinado para a dos copinhos. A minha faz 8 copos. Veja a capacidade de todos os copos somados, é prático que seja para 1,1litro, ou seja 1l de leite mais o iogurte que se adiciona.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado pela opinião. De facto as iogurteiras que têm um único recipiente também só vi na net e numa loja de produtos naturais. As dos copinhos são mais populares e de facto concordo que é mais prático ter já o iogurte feito e dividido em copos sem ter de sujar mais nada. E, provavelmente até poderemos nem colocar todos os copos a fazer iogurte, certo? Qual a marca da sua iorgurteira? Ariete? Moulinex?
    Já agora, o iogurte natural fica bom na iogurteira?

    ResponderEliminar
  24. Aié, a minha iogurteira é Junex, tem 30 anos, era da minha mãe, provavelmente já não se vende, faz 8 iogurtes e tem uma lâmpada ao meio que se vê. As mais recentes não têm esta lâmpada, o aquecimento é feito por uma resistência ao invés da lâmpada.
    De vez em quando faço o natural, fica igual ao de compra.
    Procura em várias lojas ou hipermercados, pois já as vi bem baratas. Acho que no mediamarkt também há.
    E vais colocar todos os copos, não tem vantagem por só alguns, pois os iogurtes depois aguentam-se bem no frigorífico.

    ResponderEliminar
  25. Olá! Desculpa a invasão, mas aproveitei a tua receita dos iogurtes na panela de pressão, para colocar no meu blog http://filhoazul.blogspot.com/ com referêncioa lógicamente ao teu!
    Espero que não fiques abrorrecida...
    Sabes que isto de estar grávida, ás vezes dá cá uns desejos...
    Jokas
    Sandra C.

    ResponderEliminar
  26. Parabéns pelo post. Está muito elucidativo. Fico, contudo, com uma questão. Não é necessário "iogurte vivo"? O iogurte utilizado é um iogurte natural não açucarado normal?

    Depois de feito, quanto tempo podemos conservar o iogurte?

    ResponderEliminar
  27. Tiago - É necessário começar com um iogurte de compra (de preferência natural normal, sem ser diet, light, cremoso, pedaços, mas pode ser de aromas), para fornecer as bactérias e leveduras necessárias ao processo. Pode-se comprar "fermento para iogurtes" que não é mais do que estas bactérias e leveduras que vêm no iogurte, mas em saquetas, desidratadas.
    Depois de se fazer a 1.ª vez, guarda-se um deles para a próxima elaboração. Ao fim de algumas rodadas, convém voltar a comprar outro, isso será necessário, quando a pouco e pouco os iogurtes deixam de ficar sólidos.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  28. Sim, ficou claro. Vou experimentar :)

    já agora, entre o iogurte natural normal e o fermento para iogurte, existe alguma vantagem de um sobre o outro na confecção dos nossos?

    Nunca encontrei à venda o fermento para iogurte (também, nunca procurei). Encontra-se facilmente?

    ResponderEliminar
  29. Tiago - Nunca usei o "fermento de iogurte" mas já vi à venda em ervanárias/lojas de produtos biológicos. A vantagem é estar em saqueta e poder ser usado quando necessário sem precisar de comprar 1 iogurte. Provavelmente outra vantagem é poder acrescentar-se 1 pequena colher de fermentos em determinado momento, quando os iogurtes deixam de estar totalmente sólidos.
    Na altura achei caro, tipo 5euros, por 1 saqueta só, acho, e não sei se seria para a gastar toda da mesma vez.

    Podes acrescentar aos iogurtes, leite em pó, tipo Nido, para lhe dar mais consistência e cremosidade. Mas para começares, podes fazer os mais simples, mesmo sem açúcar, ou com algum.

    Qualquer dúvida, estás á vontade.

    ResponderEliminar
  30. nao sei se ja tinha comentado alguma vez no teu blog, mas venho cá amiude para fanar umas receitas de pão...!!

    desde já agradeço as receitas de põ, pois foi às dicas do teu blog que aprendi a fazê-lo e a perceber o que estava mal na consistência da massa!

    no outro dia andei, mais uma vez a cuscar, e vi a receita dos iogurtes, hoje lembrei-me de a vir buscar para recomeçar a fazer os iogurtes em casa, visto ter 3 filhos que sao umas "enfardadeiras" de iogurtes naturais!!!

    fiz so com açucar, ja estão na iogurteira, também esta com uns 30 anos...

    a próxima "fanadela" vai ser o queijo fresco, porque também herdei uma queijeira!!

    so me falta ir comprar o coalho à farmácia...

    bom fim de semana e obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar
  31. tal como muitos leitores redescobri a iogurteira da minha mãe! já foi há uns anos, mas entretanto esqueci-me dela e este mês voltei a encontrá-la. a minha receita é bem simples: 1l de leite meio gordo, 1 iogurte de aromas e meio copo (dos da iogurteira) de açúcar! tudo mexido e é só esperar uma noite!
    agora há uma coisa que me deixou curiosa, vi em vários sítios para fazer os iogurtes destapados e só os tapar depois de pronto, mas eu faço-os sempre já com a tampa! há alguma explicação?

    ResponderEliminar
  32. Shop13 - Pois sempre os fiz destapados, acho que por 2 razões: 1- para não haver condensação por baixo da tampa de água que pode evaporar e 2- as tampas costumam ser plásticas e ficam próximas da lâmpada (na minha iogurteira) podendo derreter. Acho que será por isso :)

    ResponderEliminar
  33. Quando vi esta receita e os seus comentarios fiquei de boca aberta! Para que é a iogurteira mesmo? Não serve para nada! E a dica da panela de pressão é igualmente desnecessária! Gente, façam esta belíssima receita aquecendo o leite, juntando o iogurte natural a 1l de leite, distribuam por fraquinhos e guardem no vosso forno ebrulhadinho numa mantinha. Ao fim de cerca de 14h vão lá espreitar e gastem os 30 euros da iogurteira em coisas ainda mais úteis. Comigo deu sempre certo!

    ResponderEliminar
  34. É cá em casa se faz iogurte toda semana. E a maneira mais prática que encontramos é essa:
    Mistura-se 1l de leite em temperatura ambiente com um frasco de iogurte natural
    ( copo). Ferve-se, então, mais 1l de leite e junta à mistura anterior.
    Coloca-se numa tigela de louça e aquece-a com uma toalha. Feito o melhor iogurte que já experimentei.
    Não tem erro!
    Aqui usamos o iogurte para todos os fins: pães, bolos, tortas, molhos, cremes...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  35. Já agora, outra variante: em vez de baunilha e açucar, experimente raspa de limão (uma colher de café chega) e duas colheres de sopa de mel ou hidromel. Hummmm

    ResponderEliminar
  36. A sugestão da raspa de limão não experimentei ainda, com mel às vezes faço, mas irei combinar os dois sabores.
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  37. Olá!
    Também tenho uma Junex, mas a minha mãe não se lembra se leva água no fundo ou não, por isso se alguém me puder dizer agradeço.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  38. Olá, não, não leva água no fundo. A lâmpada aquece apenas o ar. No final do tempo a tampa apresenta alguma condensação do vapor libertado.

    ResponderEliminar
  39. também da para fazer com um litro de leite desnatado, só que tem de levar 3 colheres de sopa de leite em pó magro, fás um iogurte para quem quer manter a linha...

    ResponderEliminar
  40. também da para fazer com um litro de leite desnatado, só que tem de levar 3 colheres de sopa de leite em pó magro, fás um iogurte para quem quer manter a linha...

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!