segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

BOLA RÁPIDA DE FIAMBRE, CHOURIÇÃO E PAIO

Chamo-lhe Bola rápida porque é de preparação rápida. O fermento usado é o químico pelo que não é necessário esperar que levede, como na sempre elogiada e habitual em festas de aniversário e afins, Bola de fiambre e salpicão. Para além disso a massa não precisa de ser esticada como no Pan de Jamón ou no Pãozão e as carnes são envolvidas na massa. Tudo razões para se tornar rápida e uma ótima aliada.

Esta bola rápida tem uma massa leve e arejada, conferida em parte pelo fermento mas também pelo azeite. Resulta numa massa mais parecida com um bolo do que com a tradicional bola com fermento biológico (padeiro) e fica igualmente saborosa, tal como na sugestão salgada Bolo de azeitonas, bacon e cebola.
Ainda quente, esta massa lembra a dos scones.

Quando o tempo é tudo, então é esta a bola que sai do forno.
Prepara-se e assa em 1 hora, perfeita para um lanche de domingo chuvoso, como foi o caso. Ótima também para levar para um piquenique e como é rápida, pode se preparada durante a manhã em vez do dia anterior.

O recheio usado pode varia pelo gosto ou disponibilidade, fiambre de perú ou frango conferem um sabor mais neutro, bacon e presunto uma densidade e sabor superior. Para agradar aos mais pequenos optei por sabores simples e produtos sem grandes gorduras, como o fiambre de porco e o paio york, tendo juntado algum chourição para aromatizar.

Fiz assim...

BOLA RÁPIDA DE FIAMBRE, CHOURIÇÃO E PAIO


INGREDIENTES
Para a massa num tabuleiro 21x25cm:
100ml de azeite
200ml de leite
3 colheres (sopa) de açúcar (opcional)
4 ovos pitada de sal
400g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio:
1 fatia de fiambre com 0,5cm
3 fatias de chourição com 0,5cm
3 fatias de paio york (ou do lombo) com 0,5cm

azeite para pincelar

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar, na tábua, o fiambre, chourição e paio em juliana de 0,5cm e depois em em porções de 1cm, de forma a não obter cubos. Reservar.

Na taça da batedeira colocar e bater com a pinha, o azeite, o leite, o açúcar e os ovos.
Juntar a farinha e o fermento e bater um pouco até ficar homogéneo.
Envolver nas carnes cortadas.
Verter a massa num tabuleiro untado e levar ao forno 40-45min. a 180ºC.

Retirar do forno e pincelar (ou embeber uma folha de papel cozinha) com azeite toda a superfície. Deixar repousar 5min. antes de desenformar.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O tempo no forno pode variar um pouco, pelo que o teste do palito pode ser útil. Como as carnes estão em pedaços em vez de fatias, demoram um pouco mais a perder a humidade para a massa, pelo que 5min. a mais serão uma vantagem;
- Já fiz com e sem as colheres de açúcar e fica boa. As fotos são da última vez que fiz e esqueci-me do açúcar. Com o açúcar a massa assemelha-se a pão de leite, não fica doce, mas para alguns a combinação agridoce não é perfeita... não sabem o que perdem.

4 comentários:

  1. Adoro bolas. São excelentes para um lanche, para um picnic... Essa está mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  2. Está linda! A massa parece muito boa, nada pesada. Boa para levar na marmita para o trabalho para comer a meio da tarde.

    Rute

    ResponderEliminar
  3. Que delícia.

    P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  4. Eu fiz esta boula e ficou 5 estrelas muito boa.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!