domingo, 5 de outubro de 2008

DICAS - SUBSTITUIÇÕES

- Esta lista vai sendo actualizada sempre que for necessário -

Para evitar repetir os mesmos esclarecimentos em várias receitas, optei por publicar opções de substituição de alguns ingredientes que não estão sempre disponíveis no supermercado.

LEITE EVAPORADO -
Sendo o leite evaporado um leite concentrado, com pouca água, este pode ser feito, em caso de não se encontrado à venda, a partir de leite em pó: misturar 54g de leite em pó com 270ml de água, levar ao frigorífico 12h e depois bater na batedeira até espumar.

BUTTERMILK
(leite coalhado / leitelho) - É leite fermentado por bactérias lácticas e por isso com presença de ácido láctico. É leite magro que resultou da fabricação de manteiga. Pode ser substituído juntando a cada chávena de leite (250ml) 1 colher (sopa) de sumo de limão ou vinagre, ou 1 e 3/4 colher (chá) de cremor tártaro ou em igual parte iogurte natural e leite. Antes de usar deve repousar cerca de 10min.. Pode ainda usar-se a mesma quantidade em kefyr. Pode ser consumido ao invés do leite normal, quem tem problemas de digestão do leite, com o buttermilk realiza uma absorção melhor e mais rápida.

MAPPLE SYRUP (xarope de ácer) - É um xarope da seiva de ácer/plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus). Esta árvore não corresponde aos nossos plátanos, é semelhante, no entanto é muitas vezes designada como tal, fazendo a sua folha parte da bandeira canadiana, símbolo nacional. Resulta de processos que desidratam a seiva aumentando a sua concentração de açúcar. Pode ser substituído na sua consistência e doçura por xarope dourado (golden syrup), mel, xarope de milho, xarope de mandioca, xarope de arroz... no entanto em termos de sabor são todos diferentes. É produzido essencialmente no Canadá e usado como topping em panquecas, waffles, tostas francesas, gelados ou na elaboração de cremes, doces e gelados, pois evita o açucaramento. Encontra-se à venda nas lojas de produtos de dieta, naturais e biológicos em garrafinhas largas e achatadas com uma pequena argola junto do gargalo.

SOURCREAM (natas azedas) - Pode ser substituído por natas e sumo de limão, na proporção de 200ml de natas e 2 colheres (sopa) de sumo de limão, que deverá ser mexido até engrossar.Pode-se substituir também por crème fraîche, iogurte grego ou iogurte natural escorrido com um pano de um dia para o outro no frigorífico.

5 comentários:

  1. Informações certissímas e muito úteis..beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nossa, será mto útil! Adorei...
    Obrigada! Anotarei com certeza!

    Bjos, Glau

    ResponderEliminar
  3. Dicas de grande utilidade. Eu vejo-me aflita para encontras esses ingredientes :)

    ResponderEliminar
  4. Estas informações valem ouro para quem gosta de cozinhar e não tem acesso a certo tipo de ingredientes!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!