sexta-feira, 11 de abril de 2008

CARIL DE TAMBORIL

Uso esta mesma receita (as dicas são do Jamie) para fazer caril não só de tamboril como de outro peixe qualquer e sobretudo de frango, o meu preferido.

A cada ingrediente que se adiciona o aroma vai mudando, há que ficar embriagado com estes aromas, já tão intensos e tão naturais ao mesmo tempo. O uso da garam masala é importante, é uma mistura de muitas especiarias moídas (ver notas), o seu aroma é uma explosão.

Quanto às especiarias, podem ser usadas em grão ou móidas num almofariz na hora, ficando mais aromáticas.


INGREDIENTES
tamboril (em postas ou lombos)

azeite q. b.
1 colher (de sobremesa) de sementes de mostarda negra
1 mão cheia de folhas de caril (curry leaves)
1 folha de louro
1 malagueta

1 cebola picada
1 colher (de sobremesa) de garam masala
1 colher (de sobremesa) de caril (indiano de preferência)
1 colher (de chá) de pimentão doce
1 colher (de chá) de coentros em pó
1 colher (de chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (de café) de açafrão das índias
1 pitada de açafrão
1 pitada de cravinho em pó
sal q. b.
400ml de leite de côco
1 colher (de sopa) de açúcar
ananás aos cubos

côco ralado
sementes de sésamo branco ou preto

arroz basmati
côco ralado

PREPARAÇÃO
Começa-se por cozer o peixe e reservar a água. Retira-se o peixe e limpa-se.

Aquece-se uma pequena caçarola e coloca-se o azeite. Assim que estiver quente juntam-se as sementes de mostarda e fritam-se mexendo sempre (elas estalam). Juntam-se as folhas de caril e frita-se um pouco mais até o azeite ficar aromatizado. Com um coador com rede metálica coa-se eliminando as folhas.

O azeite anterior coloca-se num tacho ou caçarola grande. Junta-se a cebola, deixa-se fritar um pouco. Acrescentam-se as especiarias e o sal. Obtem-se uma massa escura. Acrescenta-se algum caldo do peixe e o leite de côco. Deixa-se ferver até engrossar um pouco e acescenta-se o açúcar.

No final junta-se o ananás e o peixe em cubos.

Coze-se o arroz basmati em água abundante e com uma "boneca" de côco ralado. Cuidado não cozer em demasia, quer-se o grão inteiro, solto e cozido, não espapaçado. Passa-se por água fria, para parar a cozedura e escorre-se num passador ou chinês. Mantém-se o arroz fechado para não arrefecer.

Na altura de servir, coloca-se o arroz em anel, no prato, no centro o caril, e salpica-se com côco ralado e sementes de sésamo.
Serve-se bem quente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As folhas de caril são muito aromáticas, de preferência frescas.
- Não costumo usar alho e tomate, mas podem ser acrecentados picados ao mesmo tempo da cebola;
- Garam masala é fundamental, mas pode ser substituída por 1 pitada de canela e por um aumento nas outras especiarias já que ela própria é uma mistura de: canela, cominhos, cravinho, noz moscada, cardomono preto e verde, piri-piri, alho, gengibre, sésamo, mostarda, açafrão, coentros, louro, aniz estrelado, funcho e mais qualquer coisa;
- O sabor agridoce da fruta é óptimo, em vez do ananás, pode ser feito com banana, maçã ou manga. No caso da manga pode-se adicionar como o ananás, na maçã e banana apenas antes de ir à mesa;
- Para acrescentar esse agridoce uso a colher de açúcar, se usarem ananás de lata (o natural fica melhor) podem usar 4-5 colheres (sopa) da calda ao invés do açúcar;
- Gosto de caril de frango, basta substituir o peixe por peitos de frango cortados em cubos (mais pequenos do que carne para alentejana) e a água da cozedura por caldo de carne.

1 comentário:

  1. Bem, o que posso dizer. Reuni todos os ingredientes, segui à risca as suas indicações e foi divinal. Nem no restaurante indiano o aroma é tão bom.
    Muito obrigada pela partilha.


    Até hoje ainda não fiquei desiludida com nenhuma das receitas que fiz daqui.
    Parabéns.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!