quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DOCE DE PIMENTO VERMELHO

Encapsular o verão num frasco é possível?
Este doce de pimento é perfeito para quem acha que pimentos assados são fundamentais numa sardinhada ou noutro repasto de verão. Traduz na perfeição os aromas do verão para degustar num dia de outono.

De cor rubi e muito brilhante o doce de pimento pode fazer parte do prato principal como num lombo assado ou em carnes grelhadas... como aperitivo ou entrada servido sobre queijo fresco, requeijão ou queijo de cabra, ou para dipar com uns snacks num momento de descontração mais mexicano, acompanhando com uma margarita!

Usei tortillas chips ou nachos para acompanhar o doce de pimento, dispostos num prato de nachos.
É uma boa combinação de sabores e texturas, o doce e o salgado, o aroma do pimento e o sabor do milho.

Se o doce for bem acondicionado aguenta-se por muitos meses, até porque é usado açúcar e vinagre, bons preservantes.

Pode ser feito também com pimentos verdes, mas a cor final é muito menos atraente e o sabor um pouco diferente. Os pimentos vermelhos como já estão maduros adquirem um sabor e odor mais adocicado, já os verdes como ainda estão... verdes, não amadurecidos tendem a ter uma sabor mais cru.

Fiz assim...

DOCE DE PIMENTO VERMELHO


INGREDIENTES
250g de pimento vermelho limpos
200g de açúcar
50ml de vinagre de sidra

tortillas chips ou nachos

PREPARAÇÃO
No fim de lavar e retirar o pedúnculo, sementes e veios brancos internos do pimento, cortar em cubos e colocar num copo para varinha mágica, liquidificador ou bimby.
Triturar sem transformar completamente em puré.

Juntar os restantes ingredientes e levar ao lume até abrir ponto de estrada fraco. O tempo de elaboração depende da quantidade de água que os pimentos tiverem.

Esterilizar os frascos e tampas (ver Dicas) e encher.
Fechar bem cada frasco e virar ao contrário até arrefecer.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Na bimby colocar os pimentos limpos, como se indica, o açúcar e o vinagre. Picar alguns segundos na vel. 9. Baixar o que ficar nas laterais e cozinhar sem usar o copo 45min./100ºC/vel. colher;
- Este doce pode ter a versão de chutney se ao ser elaborado outros ingredientes como cebola, maçã... e especiarias forem adicionados, cozendo lentamente;
- Esta é uma boa sugestão para fazer com os pimentos que compramos verdes e que esperamos que amadureçam e por vezes ficam com a pele engelhada e por isso com pior aspeto para uma salada.

7 comentários:

  1. Ohhhh que lindo y la combinación es perfecta y usarla en los aperitivos también untados con nachos está super,abrazos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o aspeto do doce e o prato para nachos é muito colorido e prático. Gosto dos nachos ligeiramente aquecidos, o prato permite ir ao microondas ou forno aquecido?

    ResponderEliminar
  3. Alexandra, sim pode: "Dishwasher, fridge, freezer and microwave safe
    Oven safe up to 220°C / 428°F".

    ResponderEliminar
  4. Dê uma olhada! Uma delícia!
    http://www.chezmalu.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Já fiz e foi sucesso com uns amigos. Usei com queijo de cabra derretido.

    Obrigada pela sugestão e tão boas explicações.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!