quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ENTRECOSTO COM MOLHO BARBECUE (SLOW COOKER)

O molho barbecue é levemente adocicado, para os que não apreciam este contraste com a carne, basta eliminar ou reduzir a colher de açúcar mascavado usada.

Este entrecosto pode ser cozinhado no forno, no fogão ou na panela de cozimento lento, desde que seja obviamente muito lentamente.
Ao ser cozinhado a baixa temperatura e lentamente a carne solta-se do osso, fica extremamente macia. Pelas fotos percebe-se que ao retirar a carne da panela alguns dos ossos ficaram no fundo, no molho!
Este entrecosto fica um misto entre o assado e o estufado, mas muiiiiito macio.

A panela de cozimento lento (em Portugal), panela elétrica (no Brasil), slow cooker (nome inglês não associado a nenhuma marca) ou com a designação Crock-Pot, modelo original da marca Rival, é de funcionamento muito simples. Há de várias marcas.
É composta por uma taça amovível em cerâmica embutida num suporte com resistência elétrica. Geralmente têm apenas 2 temperaturas, baixa e alta e algumas mantém quente após terminar o tempo de cozinhar. A temperatura máxima atingida é a mesma nas duas potências, apenas o tempo de atingir essa temperatura é diferente.
Podem ter de vários tamanhos, para 1 pessoa ou até 5-6 pessoas. Podem ser redondas ou ovais. Apenas com um botão analógico ou com ecrã digital. As não programáveis/digitais são mais baratas e permitem acoplar na tomada um temporizador controlando o tempo de funcionamento. Algumas têm o exterior do corpo de suporte da taça esmaltado, inox, plástico ou mesmo com decoração personalizável ou vintage.

A primeira panela que vi deste género foi quando a Cris - From our home to yours, publicou este post, e antevi as potencialidades da panela.

Embora a panela possa cozinhar outros alimentos, a carne é um dos melhores sucessos, peixe, alguns legumes e ervas frescas perdem cor, textura e sabor pelo cozimento muito longo. Dependendo da imaginação podem ser cozinhadas entradas, sopas, pratos principais e sobremesas.
Há mesmo grupos de amigos e de fãs deste tipo de panela que se reúnem e onde cada elemento leva a sua panela com um cozinhado para partilha.

Uma das grandes vantagens desta panela é cozinhar enquanto estamos ausentes. Já se imaginou chegar de casa depois de um dia cansativo de trabalho, sentir o cheiro de comida fresca e não ter que fazer o jantar? Durante a sua ausência o jantar esteve a ser cozinhado.
O conceito desta panela slow cooker surgiu nos Estados Unidos há várias décadas atrás quando as mulheres começaram a trabalhar fora de casa. Hoje continua atual já que o tempo que sobra é muito reduzido.
As aplicações são várias, as panelas de tamanho pequeno permitem um fondue de chocolate, por exemplo, as de tamanho médio permitem cozinhar no trabalho, num quarto sem cozinha ou no campismo, para apenas 1-2 pessoas, e as de tamanho grande, familiar, permitem preparar um jantar para toda a família enquanto prepara os acompanhamentos.

Outra vantagem, e grande, do cozimento lento é poder cozinhar carnes menos macias, menos nobres, mais baratas, mas muito mais saborosas, que muitas vezes são desprezadas. Cozinhado lentamente o colagénio (a gelatina) dalgumas carnes desfaz-se, enriquece o molho e torna a carne mais húmida.

Os dias em que a Crock-pot é usada é sinónimo de relax, o chegar a casa e fazer jantar é tudo menos uma obrigação. Não a uso apenas no outono e inverno, embora as comidas onde todos os ingredientes se colocam juntos, de uma panela só, sejam reconfortantes, uso-a também para dias de verão, para poder aproveitar a praia até aos últimos minutos e chegar a casa e ter o jantar feito.
Realmente falo sempre em jantar, pois o único almoço que costumo preparar nela é, por vezes, o de domingo.

Fiz assim...

ENTRECOSTO COM MOLHO BARBECUE (SLOW COOKER)


INGREDIENTES
1,5kg de entrecosto
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
100ml de vinho tinto
1 colher (sopa) de açúcar mascavado
1 colher (sopa) de whisky
1 colher (sopa) de molho inglês (Worcestershire sauce)
1 folha de louro
3 dentes de alho
sal
pimenta
malagueta cortada
1 colher (sopa) de farinha de trigo

PREPARAÇÃO
Cortar com o cutelo (ou pedir no talho para o fazer) a tira de entrecosto em 3 tiras longitudinais.
Cortar o entrecosto em pedaços de 3-4 ossos cada.

Colocar o entrecosto na panela de cerâmica da slow cooker e temperar com os restantes ingredientes, excepto a farinha, ou misturar à parte os ingredientes numa taça e depois untar toda a carne.

Deixar cozinhar por 6h na temperatura alta ou 8h na temperatura baixa.
Se houver oportunidade a meio da cozedura virar a carne e cobrir com o molho.

No fim de cozinhado, retirar para uma travessa e coar o molho para uma caçarola.
Levar a caçarola ao lume com a farinha e mexer com a vara de arames, até engrossar um pouco.

Servir o entrecosto com o molho, acompanhado de polenta, polenta frita, puré de batata, arroz ou batatas fritas, com salada.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Podem ser usadas ervas secas para criar novos sabores: tomilho, alecrim, orégãos...
- O cozimento lento intensifica alguns sabores pelo que não convém exagerar no alho e no picante.

13 comentários:

  1. Que maravilha de sugestão!!!
    Adoro entrecosto e este molho está mesmo apetitoso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Já se comia! Está com um aspecto delicioso!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Por aqui na américa é normal usar a Crokpot, todos os lares têm 1 ou 2 panelas, uma maior e outra mais pequena. Muito prática. O porco desfiado é muito bom.

    ResponderEliminar
  4. Stacy Breites, obrigado pelo comentário, a Crock-pot é realmente muito prática. Quanto ao pulled pork, aparecerá aqui, costumo fazer também para aniversários.

    ResponderEliminar
  5. Que delicia de refeição.
    Ainda nem o pequeno almoço tomei e já almoçava. ahahah
    Uma delicia.
    Vim fazer-lhe uma visita e fico já por cá. Já sou seguidora. :)
    Aguardo a sua visita no meu cantinho de Receitas de Sedução. ;)
    Boa semana.

    Beijinhos;

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  6. Se eu fizer no forno a que temperatura tem de estar e quanto tempo?

    ResponderEliminar
  7. ainnnn....como eu quero uma panela dessa....mas nao consigo entender o tamanho dela...quero comprar uma pelo ebay...mas quero uma grande...alguém pode me ajudar.

    ResponderEliminar
  8. Fabiana a panela é das maiores, tem 5.7 litros, 39 x 30 x 27cm H. (15¼" x 12" x 10¾"). 230W.
    Se precisar de mais ajuda é só dizer.

    ResponderEliminar
  9. Vou comprar uma panela destas, compraste por cá ou na net?

    ResponderEliminar
  10. Mário, comprei na net no UK mas por cá também já as vi, inclusive no Aldi, muito semelhante mas não digital, a 25 euros.

    ResponderEliminar
  11. Colocou vinho. Li algumas recomendações que referiam não se poder colocar álcool pq não evapora bem e a carne não ficava tão boa. Qual a sua experiência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, sim coloquei os 100 ml e o whisky. Quando uso vinho, cerveja ou outro álcool na Crock-pot e cozinho por longo tempo não noto no fim o álcool, apenas levemente o sabor da bebida já cozinhada como se fosse na panela ou forno.
      A quantidade de álcool usado é mesmo pequena.

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!