quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SALADA DE VERDES COM FÍGADO, BETERRABA E NOZES

Depois de um bolinho vem uma salada.
É verdade, as saladas são fáceis de preparar. Uma base de folhas de vegetais, alface, agrião, rúcula, chicória... alguma proteína, algo com textura mais crocante, um elemento mais salgado ou adocicado e um molho ou tempero.

Desta vez uma salada menos convencional, para alguns será a combinação perfeita para estragar uma única refeição :)
Consumimos cada vez menos vísceras, por mim falo. Fígado e rim que para mim ainda são as mais "normais", coração e túbaros (testículos), dobrada (bucho ou estômago), tripas (intestino)... São produtos menosprezados de alto valor proteico e com boas gorduras, que são substituídos na nossa dieta por carnes "nobres", mais limpas (músculo), a maior parte das vezes, peito de aves ou lombos. Espinhas, ossos e gordurinhas atrapalham o olhar dos mais novos e de outros também!

A beterraba é outro ingrediente pouco usado, habituamo-nos a gostar, inicialmente estranha-se o sabor a terra mas depois torna-se viciante. Consumo beterrabas de várias formas, ver notas no final.

Esta salada é um shot de ferro. Inclui alimentos ricos em ferro como o fígado, a beterraba, os agriões (que foram adicionados depois das fotos), as nozes e ainda o molho usado inclui sumo de laranja, vitamina C, que ajuda na absorção do ferro. Os bifes de fígado foram cozinhados em frigideira de ferro fundido o que poderá contribuir com mais alguns iões :)

Fiz assim...

SALADA DE VERDES COM FÍGADO, BETERRABA E NOZES


INGREDIENTES
1 bife de fígado de vaca finos
1 fio de azeite
3 dentes de alho
4 folhas de louro
sal grosso q.b.
pimenta preta moída q.b.
vinho branco
sumo de limão ou de laranja

1 beterraba cozida
alface
agrião
tomate
pimento vermelho
nozes

PREPARAÇÃO
Deixar marinar os bifes de fígado em vinho, alho, louro e sal, de um dia para o outro ou em alternativa alguns minutos ou mesmo cozinhar diretamente na frigideira sem a marinada.
Numa frigideira aquecer o azeite, juntar os bifes de fígado e temperar com sal, pimenta, louro e alhos cortados. Deixar cozinhar 2-3 minutos em lume médio-alto.
Virar os bifes, deixar cozinhar 1 minuto para alourar e juntar um pouco de vinho para refrescar, soltar as gorduras caramelizadas da frigideira e formar molho.
Reservar.

Lavar as folhas de alface e agrião e cortar um pouco ou ripar e dispor num prato de servir.
Lavar o tomate e eliminar as sementes. Cortar em meias luas.
Cortar a beterraba em cubos e o pimento em tiras.
Fatiar os bifes de fígado de viés.

Compor a salada juntando todos os componentes.
Dispor as nozes grosseiramente partidas.

Ao molho que ficou na frigideira (se estiver completamente frio voltar a aquecer ligeiramente) adicionar um pouco de sumo de limão ou laranja. Emulsionar.
Verter sobre a salada ainda morno.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Formas comuns de cozinhar beterrabas: inteiras com casca, inteiras sem casca e descascadas em pedaços. Prefiro inteiras com casca pois retém mais a cor, nutrientes e suja menos. Podem ser cozidas em água, ao vapor, assadas no forno ou fritas em rodelas como se faz com a batata-doce. Aqui é mais habitual cozer inteira com casca em água, a casca depois sai facilmente, mas assadas no forno (em papelote ou não) é a forma mais saudável de as cozinhar;
- Também as consumo cruas. Antes ralava-as como se fossem cenouras, mas dá mais trabalho e se forem mais sumarentas (o que é bom) sujam-se mais as mãos, ultimamente descasco-as e corto-as em rodelas de 1/2 cm ou menos, mesmo sem mandolina, e no prato vou cortando em pedaços;
- Uma dica para aumentar a absorção do ferro é incluir alimentos ricos em vitamina C (como as frutas, ou sumo natural de citrinos, pimentos...) quando se comem alimentos que naturalmente possuem ferro (como as carnes vermelhas, vegetais verdes escuros, frutos secos...) não bebendo café ou chá nessa refeição.

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!