Cake pops são pequenos bolos, esféricos, cobertos e decorados, num pauzinho estilo chupa-chupa, que atraem, não só, os pequenotes.
O bolo interior pode ser feito de duas maneiras: esfarelando um bolo já pronto, amassando-o com um pouco de manteiga, um creme ou doce e moldando-o em pequenas bolas; ou assando pequenas bolinhas de massa no forno em formas próprias duplas com concavidades que também lhe servem de tampa, metálicas antiaderentes ou em silicone ou assando em máquinas - cake pops maker, bem ao estilo das de waffles ou de donuts, que foi este o caso.
A massa a usar, teoricamente, pode ser qualquer uma, como a do nosso bolo preferido: de chocolate, limão, laranja, cenoura, iogurte...
Desta vez apresento uma massa simples, de baunilha, também para sobressair o sabor a chocolate da cobertura.
Estes cake pops podem ter recheio: uma avelã, amêndoa, amendoim ou até um Maltesers, enterrando-os na massa ainda crua.
As coberturas também podem ser as preferidas, usei apenas chocolate de leite e chocolate branco e decoração de drageias de açúcar coloridas e com diferentes formas, coco ralado, chocolate granulado e amendoins e amêndoas falhadas.
Alegra qualquer mesa de aniversário.
Ate podem ser usados como alternativa a um bolo de aniversário para o infantário, tal como as pirâmides de cupcakes decorados. Já se sabe que os garotos comem pouco bolo, assim, cada um fica com cake pop, parece mais divertido. O aniversariante fica com o cake pop do centro, o mais alto e o leva a vela e nem faca e necessária para cortar o "bolo".
Fiz assim...
CAKE POPS DE BAUNILHA
INGREDIENTES
Para a massa de bolo:
125g de manteiga
225g de açúcar
2 ovos1 colher (sopa) de essência de baunilha
100g de farinha de trigo
100g de maizena (amido de milho)
1 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de sal fino
225ml de leite
Para a decoração:
chocolate de leite
chocolate branco
decorações variadas
frutos secos
coco ralado
pauzinho de chupa-chupa de papel enrolado ou plástico
PREPARAÇÃO
Colocar a manteiga e o açúcar na taça da batedeira e bater até obter um creme fofo e leve.
Adicionar os ovos e a baunilha e misturar bem.
Em seguida, adicionar a farinha, o fermento, o sal e o leite.
Misturar bem com a batedeira.
Pré-aquecer a máquina de cake pops e untar com um papel de cozinha embebido em óleo ou pulverizar com spray desmoldante.
Colocar a massa num frasco-bismaga de plástico e encher cada molde.
Fechar a tampa e deixar cozinhar as esferas de bolo entre 4 e 5 minutos.
Verificar, numa primeira vez, com um palito, se os bolos estão assados.
Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Derreter o chocolate numa taça com um pouco de leite.
Molhar a ponta de cada um dos pauzinhos e espetar nos bolinhos até meio. Deixar endurecer o chocolate para fixar, cerca de 30min..
Enquanto se espera que o chocolate endureça, preparar várias taças com as decorações desejadas.
Voltar a derreter o chocolate da taça e cobrir cada um dos bolos, mergulhando-os ou ajudando com uma colher.
Decorar de imediato antes do chocolate endurecer.
Deixar repousar.
Rende mais de 60 cake pops.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para deixar repousar os cake pops no fim de decorados usar as proteções de esferovite que vêm nas embalagens de eletrodomésticos, furando-as previamente;
- Para encher as cavidades da máquina (tal como na dos donuts) pode optar-se por uma colher mas aconselho usar um frasco-bisnaga para encher porque é bastante mais rápido. Permite que todas os bolinhos assem durante o mesmo tempo. Com a colher os primeiro bolos vão assar quase 1min. a mais e o fermento irá atuar e a massa sairá da forma. Para escolher este frasco-bisnaga ou reutiliza alguma embalagem ou se comprar escolha um de plástico flexível para ser apertado, de boca larga para se encher facilmente, de bico plástico que possa ser cortado para aumentar a saída da massa, de tampa de rosca comprida para que ao apertar a tampa não saia e a massa derrame;
- Podem ser usadas outras coberturas: chocolate branco corado de rosa, amarelo, azul; glacê corado; brigadeiro; massapão; pasta de açúcar coradas onde se pode dar asas à imaginação na criação de animais, flores, personagens...;
- Para decoração pode ser usado também: coco ralado corado de verde, vermelho, amarelo; pequenas criações em pasta de açúcar; ou apenas marcadores alimentares para desenhar olhos e bocas, ou escrever o nome dos convidados ou do aniversariante ou a sua idade, sobre um fundo claro de chocolate branco corada ou não, completamente endurecido;
- Para suporte dos cake pops na mesa usei uma placa de esferovite, com 4cm de altura, que recortei em disco do diâmetro de um prato de bolo grande, forrado com papel de alumínio e rodeado com uma fita colorida. Fiz os furos para espetar os paus com uma chave de estrela média, usando como guia para os círculos pratos com diferentes diâmetros, controlando os espaços no mesmo círculo e deste para os adjacentes, de forma a que os cake pops não se tocassem. Em vez de um único disco podem-se recortar mais 1 ou 2 discos de diâmetros inferiores e sobrepor cada um deles depois de forrados formando andares.
Uau, deixa qq mesa de aniversário especial.
ResponderEliminarTambém já fiz pop cakes e na altura achei bem divertido :D Esses ficaram com um óptimo aspecto :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de Domingo! :D
Lindos e tão apetitosos. Ficaram uma delícia os teus cake pops.
ResponderEliminarBjnhos e um final de domingo fabuloso.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Quis fazer para os anos da minha filha, mas desisti porque me disseram que dava imenso trabalho.
ResponderEliminarMas gosto tanto!!
Muito divertidos! Realmente perfeitos para uma festa infantil! Acho que também faria sucesso entre adultos com uma massa salgada, como aperitivo. Aqui encontrei uma forma para assá-los em forma de picolés.
ResponderEliminarBjs
Vou experimentar. Tenho as formas de cake-pops que fazem um lindos bolinhos,doces e salgados, mas ainda não me atrevi a passar por chocolate!!! A ideia da bisnaga é excelente!!! Obrigada pela partilha
ResponderEliminarOla!
ResponderEliminarComprei uma máquina de pop Cakes e apenas utilizo a receita base que lá vem. No entanto gostaria de fazer com novos sabores. Poderia enviar-me algumas receitas? Ou colocar no site?
Obrigada
Rafaela
Olá Rafaela, o tempo não tem sido muito mas assim que puder aparecerão por aqui outras.
ResponderEliminarMuitas vezes uso a receita de bolos normais, como o de bolo de cenoura.
Boa tarde.
ResponderEliminarEsta massa pode usar-se nos molde de cakepop para forno?
Obrigada
Cátia
Cátia, sim, pode ser usada também nas formas de silicone para o forno.
ResponderEliminarÉ possível rechear esses bolinhos de maquina?
ResponderEliminarGoretti, para rechear tem duas formas, ou coloca na máquina apenas metade da massa, seguido do recheio (podendo ser uma pequena colher de geleia, um cubo de chocolate, frutos secos, marshmallow, cereja...) e da restante porção de massa por cima ou no fim de prontos os bolinhos, com uma seringa injeta algum creme ou corta uma tampa e recheia voltando a tapar. Para rechear com uma seringa é bom que a massa seja macia e porosa, se for uma massa muito densa não vai levar muito recheio.
Eliminar