Arroz de polvo, pato, marisco, bacalhau... é fantástico.
Há algumas regras e poucos segredos para fazer um risotto. O arroz terá que ser tipo arbóreo, carnaroli, vialone nano ou outro para risotto, deverá ser frito com a gordura inicial, o vinho é usado logo como o 1.º líquido para que o álcool evapore, o caldo/água a ser usado é colocado aos poucos até ser absorvido pelo arroz para que este fique cremoso, o queijo parmesão ralado e a manteiga ficam para o fim e antes os comensais esperarem pelo risotto que o risotto espere para ser servido.
Claro que há variações possíveis, o arroz a ser usado pode ser o carolino (jamais usar arroz agulha), mas embora seja de grão pequeno e forme goma, não é igual ao arroz para risotto que tem muito amido. Resulta num bom prato de arroz, mas sem a essência de um risotto.
Com estas simples regras, qualquer um é capaz de fazer um belo risotto desde o simples Risotto alla Milanese, apenas com açafrão, ao Risotto de tudo e mais alguma coisa.
Fiz assim...
INGREDIENTES
1 fio de azeite
1 cebola pequena2 dentes de alho
500g de camarão cru descascado100ml de vinho branco seco (martini por exemplo)
1l de caldo de camarão1/4 colher (chá) de pimenta preta moída
1/4 colher (chá) de pimenta de caiena1/4 colher (chá) de açafrão ou açafrão-das-índias (curcuma)
4 colheres (sopa) de coentros ou salsa picadasal
100g de queijo parmesão ralado2 colheres (sopa) de manteiga
PREPARAÇÃO
Num tacho colocar o azeite e levar ao lume. Fritar ligeiramente os alhos bem picados e a cebola picada, sem ganhar nenhuma cor, apenas até ficar transparente.PREPARAÇÃO
Juntar o arroz e deixar fritar ligeiramente.
Refrescar o arroz com o vinho branco e mexer.Acrescentar os camarões crus e fritar um pouco.
Entre os acrescentos de caldo, temperar com as pimentas, o açafrão-das-índias e a salsa/coentros (guardar 1 colher (sopa) para enfeitar).
Acrescentar mais caldo quando o arroz começar a pegar ao fundo do tacho.
Assim que o arroz estiver cozido (ao provar não se encontra o interior duro), mas inteiro, ao fim de 15-20min. juntar um pouco mais de caldo, a manteiga e o queijo (guardar 1 colher (sopa) por pessoa). Mexer.
Servir de imediato polvilhando com o restante queijo e salsa/coentros picados em cada prato.
Rende para 4 pessoas.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O caldo de camarão pode ser obtido triturando cabeças de camarões cozidos em água quente e posteriormente coado, ou então dissolvendo no 1l de água a ferver 2-3 colheres (sopa) de sopa de marisco instantânea, conforme o gosto;- O caldo de marisco instantâneo tem sal, por isso deve-se apenas acrescentar o sal no final, para rectificar;
- Se o camarão a ser usado foi cozido, por exemplo para se obter o caldo de camarão com as cabeças, então junta-se ao risotto mais para o fim da preparação. Convém usar camarão que não seja muito pequeno (tamanho 40/60 no mínimo), já que este risotto apenas é de camarão.