As nossas francesinhas foram bem re-inventadas, pois são mais substanciais.
Típicas do Porto mas já se comem um pouco por todo o lado.
Há tantas variações como tantos os que as fazem. Comum a todas é o molho. O molho é o que torna especial a francesinha. De porco, vaca, frango ou mesmo vegetarianas, o molho...
Já experimentei molhos prontos em frasco, mas não me convenceram.
Este molho que aqui fica hoje é um dos melhores que fiz, pode não ser o perfeito, mas é melhor que os de compra e melhor que alguns que já comi em restaurantes.
Já experimentei adicionar whisky ao molho, mas não me agradou, pode ser que outra bebida fique melhor, com vinho do porto fica mais suave. E como a francesinha é do Porto, vamos pôr vinho do Porto.
A ideia da publicação deste molho é ser um ponto de partida para obter O molho. Quem faz ensaios deste molho é favor comentar e deixar sugestões.
Para mim as francesinhas, e podem não ser as verdadeiras, têm pão, um bife fino de vaca, linguiça grelhada, salsicha fresca grelhada, fiambre, queijo, molho e ovo estrelado (opcional).
O pão de forma é bom, de preferência caseiro, se for tipo Panrico ou Bimbo prefiro o Bimbo para torradas, de fatias largas, de hotelaria.
Fiz assim...
FRANCESINHA
INGREDIENTES
Para o molho (dá para 3 francesinhas):
1 colher de manteiga ou margarina
1 cerveja de 33cl
1 colher (sopa) de vinho do porto
1dl de leite
1 colher (sopa) de maizena
2 tomates pelados previamente triturados
1 cubo de caldo de carne
1 folha de louro
1 malagueta
pimenta-preta q.b.
Por francesinha:
2 fatias de pão levemente torrado
2 fatias de fiambre com 2-3mm de espessura
4 fatias de queijo
1 bife fino de vaca
1 salsicha fresca grelhada aberta a meio
1 linguiça grelhada em fatias longitudinais
PREPARAÇÃO
Numa caçarola derreter a manteiga, juntar a cerveja e o vinho do porto. Dissolver a maizena no leite e juntar na caçarola. Triturar o tomate co o cubo de carne e juntar na caçarola. Adicionar o louro, a malagueta e a pimenta. Levar ao lume até engrossar. Retirar o louro e a malagueta. Se for necessário a varinha mágica, reirar primeiro o louro e a malagueta.
Num prato que possa ir ao forno colocar um pouco de molho ao centro, uma fatia de pão, uma fatia de queijo e uma de fiambre. Acrescentar o bife, a linguiça e a salsicha. Cobrir com mais uma fatia de fiambre, de queijo e de pão. Por cima do pão dispor as duas fatias de queijo de modo a cobrir o pão e parte dos lados. Regar com o molho e se for preciso ajudar com uma colher a cobrir de lado. Levar ao forno, no grill, para derreter o queijo.
Servir com batatas fritas em palitos, à volta da francesinha e no próprio molho.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se a salsicha fresca se desmanchar muito é preferível grelha-la inteira e só depois a cortar longitudinalmente. Já a linguiça pode ser logo aberta para grelhar;
- Se a montagem for feita com os ingredientes já frios, levar ao forno ou ao microondas, antes do grill para aquecer a sandes.