quarta-feira, 14 de maio de 2008

MFP - DICAS 4 - GENERALIDADES SOBRE CEREAIS

CEREAIS
- Os cereias podem-se apresentar em 3 formas: moídas em farinha (ver Dicas 2), esmagados em flocos ou inteiros na forma de semente.

- Os flocos e as sementes devem ser misturadas na massa, durante o 2.º amassar (quando já passou 1h), para não interferirem na formação da rede do glúten durante o amassar e descanso da massa. Mas se programarmos a MFP e esta não possuir um sistema de distribuição das sementes, colocam-se logo de início, também não irá fazer muito mal.

- Uso as seguintes sementes: linhaça dourada, linhaça castanha (mais barata que a dourada e sobressai mais no pão), sésamo branco, sésamo preto, girassol, abóbora, papoila e luzerna/alfafa.

- Quanto aos flocos uso: aveia, trigo, centeio, ou mistura muesli.

- Nunca usei os flocos de arroz, mas já estão na prateleira para ver o que fazer com eles. Acho que os tenho de hidratar ou cozer antes, não sei.

- Para 600g de farinhas uso 150g de sementes e flocos.

- Quando a massa está a levedar, pode-se, rapidamente, colocar sementes húmidas em cima da massa, para que o pão fique mais bonito e quando servido se identifique do que é. Para mais coberturas ver Dicas 6).

4 comentários:

  1. estas tuas postagens sobre a máquina do pão e os ingredientes a utilizar na sua confecção têm sido de grande utilidade.
    estás de parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    As dicas têm sido ótimas até para mim, que não tenho MFP! Adoro fazer pão manualmente, pois é muito relaxante!
    Bjs
    Andrea

    ResponderEliminar
  3. Como sempre com óptimas dicas e dessa vez com os cereais, gostei, ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!