quinta-feira, 6 de junho de 2019

BOLO DE CENOURA, LARANJA E AMÊNDOA COM RECHEIO DE CHEESECAKE DE FRUTOS SILVESTRES

Um bolo para a comemoração da Profissão do Fé do BP (não o Baden-Powell, mas até que podia ser, o BP daqui de casa também é escuteiro :D).

Embora com uma cobertura e decoração mais formal, a massa e o recheio são mais despretensiosos. A receita é do Bolo de cenoura para rechear e foi já a que usei, entre outras situações, no Bolo da Primeira Comunhão, na altura com recheio de doce de ovos.

Alterações que fiz à receita original incluem a redução de um pouco do açúcar e a inclusão de amêndoa, laranja e cacau. Resultou num bolo consistente, sempre importante quando se quer decorar com massa de açúcar.

O recheio, sabor de cheesecake, uma simples mistura de queijo fresco batido com compota de frutos vermelhos e gelatina, aromático e mas não muito doce. Para além da compota não foi introduzido outro açúcar.

Fiz assim...

BOLO DE CENOURA, LARANJA E AMÊNDOA COM RECHEIO DE CHEESECAKE DE FRUTOS SILVESTRES


INGREDIENTES
Para o bolo (2 formas de 22 cm Ø):
250 g de cenoura
4 ovos
125 ml de óleo
50 ml de sumo de laranja
200 g de açúcar (original 250 g)
100 g de amêndoa com pele moída
1 colher (sopa) de cacau em pó
raspa de laranja
250 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio:
400 g de queijo fresco batido
200 g de compota ou doce de frutos silvestres
1 colher (sopa) de sumo de limão
2-3 gotas de corante alimentar vermelho
4 folhas de gelatina incolor

Para a cobertura e decoração:
geleia de alperce
pasta de açúcar branca
pasta de açúcar azul
amido de milho q.b.

PREPARAÇÃO
Descascar as cenouras e ralar. Reservar.
Picar as amêndoas. Reservar.

Numa tigela bater os ovos.
Juntar o óleo, o sumo de laranja e o açúcar e bater.
Acrescentar a cenoura ralada, a raspa de laranja e a amêndoa moída e mexer.
Envolver na mistura a farinha, o cacau e o fermento.

Verter a massa em duas formas de 22 cm de diâmetro untadas e com o fundo forrado com papel vegetal.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C cerca de 30 min. ou fazendo o teste do palito.

Deixar repousar 5 minutos antes de desenformar e retirar o papel.

Para o cheesecake demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Numa taça colocar o queijo batido e mexer um pouco.
Numa outra taça aquecer, no microondas, o doce de frutos silvestres e dissolver nele as folhas de gelatina escorridas na mão.
Juntar o sumo de limão.
Mexer bem a mistura do doce para homogeneizar a gelatina.
Misturar o doce com o queijo fresco batido e as as gotas de corante.

No fim dos bolos frios colocar um deles sobre um disco ou no prato de servir.
Colocar um aro ajustável em volta do bolo e rechear com o cheesecake.
Cobrir com a outra camada de bolo, calcando ligeiramente para nivelar.
Levar ao frigorífico, por 3 horas, para que a gelatina solidifique.

Retirar o aro e pincelar a superfície e os lados do bolo com a geleia de alperce aquecida no microondas.

Numa superfície de bancada polvilhar com amido de milho e esticar, com o rolo da massa liso, a pasta de açúcar, com espessura de 3 mm.
Esticar com o rolo de padrões.
Enrolar a pasta no rolo, para transferir, e cobrir o bolo. Com as mãos, ajeitar os lados, não esticando em demasia a pasta.
Retirar o excesso de pasta cortando com uma faca afiada.

Decorar como desejado, esticando a pasta de açúcar corada/branca com a ajuda de amido de milho e usando cortadores ou moldes de silicone.

Versão Bimby:
Colocar a cenoura e a casca de laranja no copo e picar 15seg/vel 9, juntar a amêndoa e picar 10seg/vel 8.
Adicionar os ovos, o óleo, o açúcar e programar 1min/vel 6.
Juntar a farinha, o cacau, o fermento e envolver 10seg/vel 3.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei cacau na massa, não para que o sabor sobressaísse, mas para escurecer a massa, ficando da cor da amêndoa moída com pele, criando a ilusão de que foi usada uma quantidade maior que a real;
- Gosto de não picar em demasia a amêndoa para criar uma textura diferente, mas mais moída também fica bem;
- Para que os andares do bolo ficassem iguais e mais planos preferi assar a massa dividida por duas formas iguais, pesando a massa em cada uma. Noutras situações assei numa única forma, cortando-o ao meio. O assar em duas formas tem vantagem, assando também em menos tempo;
- Em vez de corante alimentar vermelho, para acentuar a cor do recheio, podem ser usadas folhas vermelhas de gelatina;
- O doce de frutos silvestres pode ser de compra ou cozinhando frutos frescos ou congelados com um pouco de açúcar como na cobertura do Cheesecake de frutos vermelhos (dispensado neste caso a folha de gelatina adicional);
- Não tendo aro ajustável para dispor o recheio pode optar-se por forrar com papel vegetal o fundo da forma onde foi assado o bolo (desde que esta seja alta), forrar as laterais também com uma tira de papel vegetal e depois recolocar o bolo na forma;
- Numa das fotos vê-se o recheio com um pouco de doce e queijo fresco batido por cima, o objetivo era com uma colher marmorear o recheio, mas não ficou visível depois no corte, não valeu a pena a tentativa. Consegue-se esse efeito marmoreado ao misturar o doce com o queijo fresco batido, mas é necessário que se dissolva parte da gelatina (numa colher de água quente) e se misture ao queijo, para que as parte mais brancas também solidifiquem no final;
- Para a decoração da placa escrita, cortar um retângulo de massa de açúcar esticada, enrolar um pouco as pontas, como se fosse um papel envelhecido, e deixar secar 2h para que endureça antes de escrever com um marcador próprio, de feltro, de corante alimentar;
- Para as flores, no fim de as cortar deixar secar sobre uma folha de papel dobrada, dispondo-as sobre o vinco, para que fiquem em relevo, ou voltadas ao contrário sobre superfícies curvas. Para as colar ao bolo passar o dedo levemente humedecido em água sobre a base da flor e dispor no bolo. Para a barra de decoração não deixar secar o açúcar pois partir+á mais facilmente ao aplicar;
- Obtêm-se vários tons de uma cor, como a azul, misturando a pasta de açúcar corada com um pouco de pasta branca ou adicionando corante (gel) à pasta. Assim evita-se comprar pastas de vários tons, já que a quantidade aplicada é reduzida;
- Houve um percalço com a pasta de açúcar nas laterais do bolo já decorado, pelo que tive de a cortar e recolocar uma nova tira branca e depois a fita decorada.

4 comentários:

  1. Que tal aprender algo novo e mudar de vida? Você pode começar agora aprendendo a fazer Incríveis Bolos Caseiros da Vovó no curso realizado por Marrara Bortoloti, lá você vai ter acesso a receitas deliciosas e sobre como precificar seu produto Clique e veja :)!!

    ResponderEliminar
  2. 1. Bảng hiệu chữ nổi inox.
    Chất liệu chính được làm bằng họ kim với độ bền cực cao trong môi trường vì chất liệu lầ inox nên hay yêu tâm vì không bị oxy hoá trong thời tiết việt Nam đâu ạ. Thiết kế bảng hiệu này cần sự tỉ mĩ và cần thiết chi phí bởi chất liệu inox rất tốt nhưng sẽ cao hơn các chất liệu khác. Ông cha ta có nói " tiền nào của nấy" chi phi có thể mắc hơn chưng chất lượng chỉ dùng 2 từ là " tuyệt hảo". Với loại này khach àng có thể lựa chọn kết hợp thêm chữ nổi mặt inox hông inox hoặc chữ nổi inox để mica.
    2. Bảng hiệu chữ nổi mica.
    Chất liệu chính được dùng là mica là một loại vật liệu tương đối dẻo, bền, có thể dễ dàng uốn nắn trong quá trình gia công, vậy nê chúng ta dễ dàng tạo hình mong muốn để dễ sự dụng hay tăng tính thẩm mỹ cho loại bảng quảng cáo này. Không chỉ có khả năng xuyên suốt ngày và đêm mà chúng ta có thể kết hợp cùng đèn led để tạo sự ấn tượng, kì bí cho khách hàng. Chúng ta có thể kết hợp hay lựa chọn nhiều loại để thích hợp như sau:
    • Chữ nổi mặt mica hông inox.
    • Chữ nổi mặt mica hông mica.
    • Chữ nổi mica hông foam.
    • Chữ nổi mặt mica hông alu
    làm bảng hiệu mica giá rẻ
    làm bảng quảng cáo
    lam bang hieu
    thi cong bang hieu
    lam bang hieu quang cao
    làm bảng hiệu hcm
    II. Các sản phẩm gia công mica.
    1. Gia công mica hút nổi.
    Đây là bảng hiệu đươc sự dụng rất nhiều trong các thương hiệu lớn sự dụng đặc biệt trong nhà hàng, quán ăn, coffe, shop thời trang... Được làm bằng chất liệu mica đun nóng và hút nổi để tạo hình theo một khuôn bằng gỗ được thiết kế riêng. Bên trong của hộp đèn sẽ được gắn một bộ đèn chiếu sáng thông minh và tiết kiệp điện. Sản phẩm này đang rất được ưu chuộng bởi tính độc đáo ẩn tượng và đầy tính thẩm mỹ của nó. Ưu điểm nổi bật của mica hút nổi như sau:
    • Cho ra những sản phẩm hút bằng mica với màu sắc hài hoà tới từng chi tiết.
    2. Gia công mica ép nổi.
    Hiện nay, gia công ép nổi đang được nhiều khách hàng lựa chọn bởi việc ép nổi mica với cách làm nóng mica sau đó dùng máy ép theo khuôn và sản phẩm theo bản thiết kế có sẵn. Đặc điểm nổi bật của gia công ép nổi như sau:
    • Thiết kế đa dạng, mẫu mã đẹp mắt, nhờ đó mà sản phẩm sẽ tạo được nét thu hút riêng, ấn tượng.
    • Chất liệu mica ép nổi có chất lượng tốt, độ trong suốt cao, khả năng chịu nhiệt khá cao thích hợp cả ở ngoài trời lẫn trong nhà
    làm bảng hiệu công ty hcm
    làm bảng hiệu tphcm
    làm bảng hiệu ở hcm
    bang hieu mica
    lam bang hieu mica

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Desculpe-me, mas apenas para lhe dizer que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos em dinheiro a todas as pessoas sérias e honestas para aumentar suas atividades ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% ao ano.
    Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail.

    E-mail: simondurochefort@gmail.com

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!