quinta-feira, 12 de março de 2009

LEMON CURD

Lemon curd! De sabor cítrico e doce, de textura cremosa e gelatinosa, de cor amarela e linda.
Para fãs e para os menos fãs.
É um doce tipicamente inglês. Há variações da receita, só com gemas, sem a raspa, algumas comerciais feitas com laranja, maracujá, manga, pêssego, amoras ou framboesas (contém também muita pectina), preparadas em banho-maria ou não.

É multifacetado, a barrar uns English muffins, Scones ou uma simples bolacha Cream Cracker, a rechear uma tarte, uma torta ou uns profiteroles, a cobrir um bolo, em camada num pavê, misturado no iogurte, ou à colherada... é sempre muito bom.
Uma das tartes mais famosas, onde o Lemon Curd é aplicado, é na Tarte de Limão Merengada. É um recheio diferente do tradicional que aplicamos nestas tartes geralmente feito com farinha ou maizena, ou mesmo com leite condensado.

Por tradição encho sempre o frasco de Lemon Curd que trouxe do Harrods, o rótulo já está ligeiramente enrugado das lavagens, lol
Não há segredos, corre sempre bem, por isso é uma sugestão a ser testada.

Fiz assim...

LEMON CURD


INGREDIENTES
100ml de sumo de limão
200g de açúcar
100g de manteiga
raspa de 2 limões
1-2 gotas de corante alimentar amarelo (opcional)
3 ovos

PREPARAÇÃO
Numa caçarola levar ao lume o sumo de limão, a raspa, o açúcar, a manteiga e o corante (opcional), até derreter o açúcar e iniciar a fervura. Desligar.
Bater, à parte, os ovos e juntar lentamente, através de um passador fino, à mistura anterior ligeiramente arrefecida.
Mexer bem, levar novamente ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhar durante uns 5min. ou até que o creme se agarre às costas da colher de pau, isto é, ganhe ponto.

Encher frascos esterilizados, e guardar no frigorífico.

Rende 500ml.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O uso do corante é opcional. Se os ovos forem caseiros é quanto baste;
- Se se quiser obter um creme sem as raspas de limão, pode juntar-se a casca de limão (cortando com uma faca, bem fina, como se fosse para uma calda), em vez da raspa, levar ao lume com a manteiga e retirar antes de adicionar os ovos;
- Para uma mistura mais homogénea, no fim de adicionar os ovos batidos, triturar com a varinha mágica, fazendo desaparecer também a maioria das raspas;
- Conserva-se no frigorífico mais de 15dias;
- Usar uma colherzinha de pau, plástico ou cerâmica para o retirar do frasco, durante o uso.

17 comentários:

  1. Deve ser mesmo bom. Eu gosto muito do sabor do limão. Diz-me uma coisa, conserva-se bem, ou tem prazo curto para se usar?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Hummm é um género de doce de limão... desconhecia o nome: Lemon Curd.

    É uma pena levar ovos. Acho que vou tentar uma receita alternativa, menos proteica.

    Beijinhos. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Já vi várias variantes desta receita e confesso que ando tentada a experimentar...

    ResponderEliminar
  4. Qur côr maravilhosa...ficou perfeito...adoro o sabor

    ResponderEliminar
  5. Adoro lemon curd!

    Ainda me lembro da primeira vez que o comi, fiquei fascinada!!!

    E agora tenho a receita!

    Muito obrigada pela partilha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lemon curd é óptimo! E esse ficou com a consistência perfeita!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Ando para fazer há séculos, com uns limões biológicos que me deram. Vão-se acabar os limões e eu sem lemon curd! Acho que vou tentar fazer este fim de semana :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de curd...principalmente de limão, mas o de maracujá não fica muito atrás :)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro lemon curd, e esse parece perfeito! Uso tb nos iogurtes e faço a tarte merengada, mas sem o merengue, somente lemon curd e raspas de chocolate. Huuum. :)

    ResponderEliminar
  10. Com esse aspecto tão delicioso é para exprimentar sem falta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito e costumo fazer para bolos e iogurtes.
    Esta receita parece-me melhor ,pois tem menos ovos.

    ResponderEliminar
  12. Raspas - Desculpa só agora responder, juntei a resposta ao post e esqueci de deixar aqui comentário. No frigorífico aguenta mais 15 dias, a manteiga e o açúcar conservam o doce, mas não sei o seu prazo máximo. A verdade é que nunca se estragou nenhum, mesmo ficando mais tempo, porque tem muitas aplicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz à uns meses atrás e ficou muito bom. Para experimentar, guardei uma pequena porção no congelador e agora fui provar. Está ótimo!

      Eliminar
    2. Ainda bem que informas. No frigorífico experimentei conservar mais de 1 mês e pareceu-me igual. Nunca congelei, mas é uma boa sugestão para aproveitar a época dos limões ;)

      Eliminar
  13. Fiz este Lemon Curd para um recheio que hei-de deixar no blog, fica delicioso! Mas tenho lá um doce de limão, parecido mas com uma textura diferente e que em frascos dura... dura.. dura... fica excelente. Está aqui se quiser ver: http://se7epecados.blogs.sapo.pt/1499.html. Gourmet mesmo...acho que é a experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Olá Renato!
    Sei que ando "silenciosa" mas jamais ausente. Pelo contrário, continuo assídua espectadora do seu blog, o qual continua sendo o meu favorito!!!
    Há anos que não fazia lemon curd. Há tantos que já havia perdido a receita e foi óptimo reencontrá-la (ainda que tenha a sensaão de que a minha fosse ligeiramente diferente - só não consigo me lembrar do quê).
    Mas fiz a sua receita e fiocu muito boa. Retirei 20% na manteiga e, ao duplicar a receita, reduzi um ovo. Ficou excelente também!
    Mais uma vez, sinceros parabéns!!!
    Aproveito apenas para esclarecer com você uma dúvida quanto aos corantes alimentares (e não especificamente a esta receita): sabe que há "contra-indicações" quanto a utilizá-los em cozinhados a alta temperatura, tais como cremes que vão ao lume ou bolos, etc..?
    Obrigada e bjnhs

    ResponderEliminar
  15. Carla - Olá. Obrigado pela preferência.
    Quanto ao corantes, uso algumas gotas geralmente a frio. Mas no pão doce adiciono à massa que depois vai a cozer. Neste curd, não usei, mas pode ser adicionada 1 gota apenas no fim. São produtos artificiais e têm sempre contra-indicações. Se fazemos as coisas em casa o mais caseiro possível, então também os podemos evitar, mas às vezes...

    Obrigado

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!