domingo, 20 de abril de 2008

LOMBO DE PORCO COM ABÓBORA E CASTANHAS

Comer abóbora e castanhas liberta o que de campestre há em nós. O sabor, o aroma, a cor, a própria textura identifica campo.

Aproveitei a 2.ª abóbora que o MD me trouxe pelo Natal para fazer alguns petiscos, outros ainda virão. Não pesei a abóbora, era grande, estava guardada desde o Natal. Com a outra fiz receitas daquela época e esta ficou de reserva.

Ontem chegou a sua altura. Descascada e partida em cubos, em sacos para congelar, em fatias para assar. Faltam na foto os cubos para o lombo que já estão na panela e os da sopa de legumes que já está pronta. Com parte desta que congelarei farei um creme de abóbora com natas.

A abóbora de Natal teve destino semelhante, mas grande parte dela foi logo cozida e espremida. O puré foi congelado em sacos para as receitas doces. Os cubos na altura serviram para fazer doce de abóbora com nozes, para comer com qualquer coisa incluindo o célebre requeijão.

Fiz assim...

LOMBO DE PORCO COM ABÓBORA E CASTANHAS

INGREDIENTES
lombo de porco
abóbora descascada e em cubos
castanhas descascadas congeladas
5 dentes de alho
1 folha de louro
2 grãos de pimenta vermelha
2 colheres (sopa) de banha de porco ou azeite
colorau (pimentão doce em pó)
sal
1 raminho de alecrim
1 malagueta
1 cravinho da índia
azeite
água quente
vinho branco
pimenta


PREPARAÇÃO
Limpar o lombo de gorduras em excesso.

No almofariz fazer uma pasta com os alhos, a folha de louro (sem a nervura central), a pimenta vermelha, o colorau e algumas folhinhas de alecrim. Para rasgar mais facilmente adicionar o sal e para amaciar a pasta adicionar a banha ou o azeite. Barrar o lombo com esta mistura.

Aquecer azeite na panela de pressão e fritar o lombo de todos os lados. Juntar um pouco de água quente e vinho branco. Adicionar o raminho de alecrim atado à malagueta e ao cravinho. Colocar por cima as castanhas (que por estarem no congelador ficaram esquecidas) e os cubos de abóbora não muito pequenos. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume médio na pressão normal, após levantar fervura, durante 30min.

Retirar toda a pressão.

Retirar o lombo escorrido para uma tábua de cortar. Para uma travessa retirar parte das castanhas e dos cubos de abóbora. Retirar e eliminar o ramo aromático.

Com a varinha mágica triturar alguma abóbora e castanhas no caldo da carne. Se necessário engrossar com uma colher de maizena dissolvida em água ou leite frio. Adicionar pimenta moída na hora e rectificar os restantes temperos.

Fatiar o lombo, colocá-lo na travessa com as castanhas e a abóbora e regar com o molho.

Acompanhar com arroz branco ou com batatinhas novas cozidas com pele.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A pimenta vermelha não é de compra, basta olhar em redor e de Outubro a Janeiro apanhar pequenos cachos de pimenta vermelha das pimenteiras-bastardas que nos presenteiam nos passeios e jardins;
- A abóbora se cozer muito desfaz-se. Convém que ela fique por cima para cozer no vapor e em cubos grandes para não se derreter. É preferível cortar pequenos cubos depois na travessa.
- O molho com algumas castanhas fica mais grosso e com um sabor especial que combina com a carne de porco;
- O tempo de cozedura na panela de pressão é bastante mais reduzido que na panela normal. Para rentabilizar, 5min antes do fim, desligo o calor e deixo cozinhar por mais 15min já desligado.

7 comentários:

  1. está com um ar apetecível, nunca tinha visto semelhante combinação tá óptimo :)

    ResponderEliminar
  2. Maravilha eu adoro Abóbora, até assada no forno é óptima.

    Quanto á Agar - Agar, realemnte quando é utilizada em excesso fica mesmo esbranquiçada.

    Experimenta outra vez e vais ver que gostas, eu uso muito e gosto :)

    Bjo:) e Obg pela tua visitinha tão sim+ática

    ResponderEliminar
  3. Este prato está com um aspecto delicioso. Adorei a combinação dos ingredientes. Gosto bastante de abóbora mas assim junto com carne ainda nunca comi. Óptima sugestão que já está anotada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. eu também gosto muito de abóbora.. ainda há pouco me ofereceram uma enorme.. já cortei parte dela para congelar para sopa e com o resto acho que vou fazer doce.

    ResponderEliminar
  5. Hummm abobora.... gosto do doce, para comer com requeijão de Seia do sr Anastacio; gosto de papas de abrobora com sardinhas assadas.... e gosto de abobora na sopa!

    Assim com carne, nunca comi!! mas parece-me bem!!!

    Então ainda tens "diamantes"?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe acabou de abrir uma abóbora para fazer pudim... talvez a convença a fazer esta receita :D

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!