- Os cereias podem-se apresentar em 3 formas: moídas em farinha (ver Dicas 2), esmagados em flocos ou inteiros na forma de semente.
- Os flocos e as sementes devem ser misturadas na massa, durante o 2.º amassar (quando já passou 1h), para não interferirem na formação da rede do glúten durante o amassar e descanso da massa. Mas se programarmos a MFP e esta não possuir um sistema de distribuição das sementes, colocam-se logo de início, também não irá fazer muito mal.
- Uso as seguintes sementes: linhaça dourada, linhaça castanha (mais barata que a dourada e sobressai mais no pão), sésamo branco, sésamo preto, girassol, abóbora, papoila e luzerna/alfafa.
- Quanto aos flocos uso: aveia, trigo, centeio, ou mistura muesli.
- Nunca usei os flocos de arroz, mas já estão na prateleira para ver o que fazer com eles. Acho que os tenho de hidratar ou cozer antes, não sei.
- Para 600g de farinhas uso 150g de sementes e flocos.
- Quando a massa está a levedar, pode-se, rapidamente, colocar sementes húmidas em cima da massa, para que o pão fique mais bonito e quando servido se identifique do que é. Para mais coberturas ver Dicas 6).
estas tuas postagens sobre a máquina do pão e os ingredientes a utilizar na sua confecção têm sido de grande utilidade.
ResponderEliminarestás de parabéns.
Oi!
ResponderEliminarAs dicas têm sido ótimas até para mim, que não tenho MFP! Adoro fazer pão manualmente, pois é muito relaxante!
Bjs
Andrea
Como sempre com óptimas dicas e dessa vez com os cereais, gostei, ;)
ResponderEliminarbom comeco
ResponderEliminar