quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SALMÃO MARINADO COM BACON CROCANTE

A cor, o sabor, o aroma... o salmão tem tudo isto, e de forma muito agradável. Pela cor, conseguimos atrair os mais pequenos para o consumo de peixe, e não fosse a cor laranja a cor preferida do Rê, assim como a da prima AA, como ele diz.

Os lombos de salmão, frescos ou congelados, são uma boa ideia para uma refeição rápida mas muito saborosa e gourmet. Um must have a ter sempre no congelador, já cortado em lombinhos com 2 dedos de espessura.
Salmão combina muito bem com sumo de limão e ervas frescas, sobretudo com a rama ramificada e delicada do funcho. Nesta sugestão usei alecrim fresco e não deixou ficar nada mal.

O salmão é marinado com algum tempo de antecedência. Este tempo é relativo, pode ser de 1 dia para o outro (ficando no frigorífico tapado com película aderente) ou algumas horas, ou mesmo alguns minutos antes, como foi o caso. Tudo depende da programação e do tempo disponível.


Acompanhei o salmão com puré de batata, rodelas de tomate sem tempero (usa-se depois o molho do salmão) e fatias de bacon crocante cozinhado no microondas.

Fiz assim...

INGREDIENTES
lombo de salmão fatiado em lobinhos de 2 dedos de espessura
sumo de 1 limão grande
3 dentes de alho
1 pequeno ramo de alecrim
sal q.b.
pimenta moída q.b.
1 toco de manteiga
1 fio pequeno de azeite
fatias finas de bacon (toucinho fumado)

PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar o salmão (descongelado) e temperar com o sumo de limão, sal, pimenta, os dentes de alho esborrachados com a lâmina da faca, e o alecrim. Reservar o tempo necessário.
Numa frigideira anti-aderente colocar a manteiga e o azeite (pouco, apenas para não deixar queimar a manteiga). Levar ao lume e quando derretida a manteiga colocar os lombinhos de salmão escorridos. Reservar a marinada.
Dourar o salmão dos dois lados.
Depois, adicionar a marinada e tapar a frigideira. Deixar cozinhar uns minutos.
Entretanto colocar num prato as fatias de bacon, sem sobreposição. Levar ao microondas, tapado com a tampa própria, na potência máxima, 2-3min..
Servir o salmão, sobre o bacon, acompanhado com puré de batata e rodelas de tomate, regando tudo com o molho "alimonado" do salmão.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se o bacon não estiver ainda crocante aumentar um pouco o tempo, abrindo o microondas para verificar o ponto. O tempo depende da potência do microondas e da humidade do bacon. Usar sempre a tampa no microondas, para evitar salpicos indesejáveis mas inevitáveis;
- Para que o bacon fique fácil de cortar, retirar o fio coirato, com faca ou tesoura, antes de levar ao microondas. 

7 comentários:

  1. O salmão já foi... Lembro-me que quando era pequena, só se comprava em dias de festa pois naquela altura ainda era selvagem... e caro. Sim, esse é bom. O salmão que encontramos hoje em dia à venda - de viveiro - não se parece nada com esse. Geralmente, acho-o muito gordo e pouco saboroso. Claro, também é muito mais barato, mas não satisfaz. Apesar de tudo, compro de vez em quando pois é bom para a saúde.

    Essa é uma bela maneira de lhe dar um toque do "chic" que esse peixe já há muito perdeu, sem dúvida. Magnífica receita, como sempre.

    ResponderEliminar
  2. Salmão... a maneira que mais gosto é CRU!!

    Mas este prato agrada-me bastante!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. salmão é dos peixes que mais apreciamos lá em casa.
    e esse toque do bacon crocante dá-lhe um ar muito requintado.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de salmão... da cor, do cheiro, do sabor ;) E o bacon crocante e o puré ficam a matar!

    ResponderEliminar
  5. Esse salmão deve ter ficado óptimo com bacon, adoro esses dois ingredientes!! Que maravilha de foto! Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta receita e leva salmão que adoro.Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Dediquei-te um prémio!!

    http://sitiodosol.blogspot.com/2008/09/prmio-blog-de-ouro-2008.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!