quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CARNE DE PORCO DE S. MARTINHO

À semelhança do Bolo-rei, que não pode faltar na mesa de Natal (mesmo que não seja comido, com tantas outras iguarias de deixar os olhos regalados), no dia de S. Martinho não podem faltar castanhas.

Os miúdos trouxeram da escola os tradicionais cartuchos de castanhas assadas, ao jantar Carne de porco com castanhas.

E porque o dia de S. Martinho é um dia de Outono, juntei nesta sugestão as castanhas e a abóbora, ficando a romã esquecida.

O contraste da carne crocante, a textura massuda e seca das castanhas e ainda do cremoso puré de abóbora adocicado, surpreendeu-me bastante.

E não se esqueçam, sejam o cavaleiro Martinho na vida de alguém.
Fiquem-se com esta adivinha:

Se me rio... de mim sai uma donzela.
Mais donzela do que eu,
Ela vai com quem a leva.
Eu fico com quem me deu.

Fiz assim...

CARNE DE PORCO DE S. MARTINHO


INGREDIENTES
Para a carne:
300g de carne de porco (podem ser febras)
1 colher (sopa) de margarina ou banha de porco
1 fio de óleo
1 colher (chá) de Massa de Tempero
400g de castanhas peladas (podem ser congeladas)

Para o puré:
6 batatas grandes
4 cubos médios de abóbora (pode ser congelada)
sal q.b.
pitada de pimenta
noz moscada moída

PREPARAÇÃO
Aquecer uma frigideira anti-aderente e juntar a margarina e o óleo. Diluir a massa de tempero na gordura. Fritar a carne de porco cortada em tirinhas finas, mexendo sempre. Assim que estiver loura juntar as castanhas. Fritar na gordura da carne, mexer, desligar e tapar.

Entretanto cozer as batatas e a abóbora (pode ser no microondas) com água e sal. Escorrer (reservar parte da água quente) e fazer puré, usando peneira, passe-vite, ou esmagador. Acrescentar leite quente e/ou água da cozedura. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Mexer bem.

Servir o puré com a carne e castanhas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa de tempero pode ser substituída pelos ingredientes da sua confecção.

11 comentários:

  1. Mt apetitosa esta receita....
    Mas... e a solução para a adivinha??
    Posso dizer qual é, posso, posso?

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei conhecer sua cozinha e essa sua carne de porco pude sentir o perfume daqui!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de carne de porco, com castanhas. Mas ontem nem as vi. Terça é dia de ginásio e quem faz o jantar é o maridão. Optou por uns bifinhos, que sempre dá menos que fazer. Bjc

    ResponderEliminar
  4. Essa carne ficou perfeita...e a foto linda...um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. O aspecto é óptimo, mas confesso que castanhas só assadas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que giro, nunca tinha comido puré de abóbora :)
    Eu não poso ser o cavaleiro Martinho na vida de ninguém, mas posso ser a donzela...já que é o meu apelido heheheh
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sei!!!
    Gostei desse puré e das castanhas... lambuzava-me toda e até me esquecia da carne ;)

    ResponderEliminar
  8. Vou desvendar o mistério: Ouriço!

    Gostei desse puré, vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  9. Pimenta - agora já podes, mas a Manuela já acertou! É sim o ouriço (das castanhas).
    Parabéns, mas Pimenta eu sei que sabias, quisesgte foi dar oportunidade para pensar a outros.

    ResponderEliminar
  10. Manuela - o prémio é poder fazer esta carne de porco e saborea-la como vencedora, :) lol

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!