domingo, 16 de novembro de 2008

GELEIA DE MARMELO

Depois da Marmelada vem a Geleia de marmelo.

Gosto de fazer a marmelada com a casca dos marmelos por várias razões: menos trabalho pois não se descascam, maior rendimento, mas sobretudo acho que fica com uma textura mais grosseira de que aprecio.
Acontece que como não sobram as cascas, apenas tenho o interior com as sementes para fazer a geleia, mas é o suficiente.

A geleia para além de poder ser consumida em tostas ou outros, pode ser usada para pincelar tartes de fruta, conferindo-lhes um aspecto brilhante de pastelaria.
Tem uma textura totalmente diferente da marmelada, daí o seu nome, tem textura de gel, é translúcida e aromática. Esta textura é devida à pectina.

A pectina é um glícido (polissacarídeo) que existe em determinados frutos, os marmelos têm-no, as maçãs, bem como os critrinos e os frutos vermelhos. A pectina existe junto com as sementes e é removida fervendo estes "caroços" em água. Esta solução é coada e ferve-se com açúcar.
Para que a geleia leve menos açúcar, ferva menos tempo, seja coada mais rapidamente (na geleia tradicional a fruta fervida fica a coar num pano de malha média, pendurado de um dia para o outro) e por isso conserve mais sabor, usa-se pectina natural (de maçã) para gelificar estes sucos, formando geleia.

Há pectina em pó, líquida e misturada com açúcar... (ver post sobre compotas, doces e geleias brevemente).

Fiz assim...

GELEIA DE MARMELO


INGREDIENTES

cascas e sementes de marmelos
água para cobrir as cascas
açúcar em igual peso ao volume ao filtrado
pectina em pó (1 saqueta de para 1l de filtrado)

PREPARAÇÃO
Leva-se a ferver cerca de 30min. (15min. na panela de pressão) as cascas e as sementes dos marmelos, em água suficiente para as cobrir.
Retira-se e coa-se num passador de rede metálica, fazendo pressão com a colher de pau para extrair todo o suco gelatinoso das cascas.
Mede-se o volume obtido e mistura-se com o peso equivalente em açúcar e a pectina necessária (seguir as instruções da embalagem).
Ferve 4-5min. e coloca-se em frascos esterilizados com tampas metálicas. Tapam-se de imediato e viram-se com a tampa para baixo.

Quando frios, podem-se voltar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os frascos podem ser esterilizados na panela de pressão, fervendo-os numa panela normal, no forno ou microondas (bastante mais prático - no entanto as tampas metálicas não podem ir, mas fervem-se à parte).

4 comentários:

  1. Por acaso nunca fiz geleia, mas gosto muito.
    Ainda rendeu muitos frascos! :)

    ResponderEliminar
  2. Este ano não fiz nem marmelada nem geleia. Mas gosto muito. Lembro-me de em miúda por esta altura, levar para a escola pão com geleia, feita pela minha mãe. Sabia tão bem... Bj

    ResponderEliminar
  3. Pois depois da marmelada vem a geleia ...combinação sempre vencedora...ficou excelente para não variar...beijinho

    ResponderEliminar
  4. Linda a sua geléia! Gostei da dica e da próxima vez que encontrar marmelos, vou seguir o seu conselho e usar só as cascas para a geléia!
    Bjs

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!